A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1110 |
Resumo: | Nos últimos anos assistimos à introdução de inúmeras mudanças no sistema de avaliação dos professores onde a observação de aulas passou a ter um papel de relevo. Esta investigação teve como objetivos: Interpretar as dinâmicas inerentes à observação de aulas na ação e na reflexão dos professores inseridos no processo de Observação de Aulas; Compreender de que modo é que o processo inerente à observação de aulas se traduz num Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Professor; Perceber de que modo é que a Observação de Aulas leva a um verdadeiro Trabalho Colaborativo entre os professores inseridos no processo de Observação de Aulas. Para operacionalizar esta investigação definimos as seguintes questões de investigação: De que modo é que a Observação de Aulas se traduz no Desenvolvimento de melhores práticas na sala de aula? De que modo é que a Observação de Aulas leva ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional? Que Possibilidades e Constrangimentos decorrem da implementação da Observação de Aulas? No sentido de dar resposta às questões de investigação foi utilizada uma metodologia essencialmente de natureza qualitativa, mais precisamente um Estudo de Caso, dado que nos pareceu a mais adequada para o tratamento dos dados. A recolha dos dados processou-se, não só através do recurso a questionários e a entrevistas mas também através do registo do ciclo de observação de aulas tendo sido posteriormente feita a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, nesta investigação, sugerem que para os professores com aulas observadas a observação de aulas potencia um maior investimento na inovação e no desejo de impressionar o relator, o que induz a um melhor Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Verificámos, ainda, que a implementação do ciclo de observação de aulas, na opinião das docentes participantes nesta investigação, é suscetível de promover a melhoria das práticas e a autosupervisão, dada a possibilidade de questionamento e reflexão sobre os pontos fortes e os pontos passíveis de melhorias. Relativamente ao Trabalho Colaborativo, ele existe e é praticado, mas não como consequência da observação de aulas. Foi, no entanto, referenciado um leque alargado de constrangimentos à prática da observação de aulas onde salientamos o mau ambiente que se cria na escola ao redor das aulas observadas, um colega de tantos anos passar a ser relator com responsabilidade numa nota que irá acompanhar os docentes na sua carreira profissional, a intrusão de um estranho na sala de aula e a falta de tempo. |
id |
RCAP_b88f4e3fffb0febb6adec785c8c86cde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.Observação de aulasTrabalho colaborativoSupervisão pedagógicaProfessor reflexivoDesenvolvimento pessoal e profissional do professorClass observationCollaborative workPedagogical supervisionReflective teacherPersonal and professional development of the teacherNos últimos anos assistimos à introdução de inúmeras mudanças no sistema de avaliação dos professores onde a observação de aulas passou a ter um papel de relevo. Esta investigação teve como objetivos: Interpretar as dinâmicas inerentes à observação de aulas na ação e na reflexão dos professores inseridos no processo de Observação de Aulas; Compreender de que modo é que o processo inerente à observação de aulas se traduz num Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Professor; Perceber de que modo é que a Observação de Aulas leva a um verdadeiro Trabalho Colaborativo entre os professores inseridos no processo de Observação de Aulas. Para operacionalizar esta investigação definimos as seguintes questões de investigação: De que modo é que a Observação de Aulas se traduz no Desenvolvimento de melhores práticas na sala de aula? De que modo é que a Observação de Aulas leva ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional? Que Possibilidades e Constrangimentos decorrem da implementação da Observação de Aulas? No sentido de dar resposta às questões de investigação foi utilizada uma metodologia essencialmente de natureza qualitativa, mais precisamente um Estudo de Caso, dado que nos pareceu a mais adequada para o tratamento dos dados. A recolha dos dados processou-se, não só através do recurso a questionários e a entrevistas mas também através do registo do ciclo de observação de aulas tendo sido posteriormente feita a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, nesta investigação, sugerem que para os professores com aulas observadas a observação de aulas potencia um maior investimento na inovação e no desejo de impressionar o relator, o que induz a um melhor Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Verificámos, ainda, que a implementação do ciclo de observação de aulas, na opinião das docentes participantes nesta investigação, é suscetível de promover a melhoria das práticas e a autosupervisão, dada a possibilidade de questionamento e reflexão sobre os pontos fortes e os pontos passíveis de melhorias. Relativamente ao Trabalho Colaborativo, ele existe e é praticado, mas não como consequência da observação de aulas. Foi, no entanto, referenciado um leque alargado de constrangimentos à prática da observação de aulas onde salientamos o mau ambiente que se cria na escola ao redor das aulas observadas, um colega de tantos anos passar a ser relator com responsabilidade numa nota que irá acompanhar os docentes na sua carreira profissional, a intrusão de um estranho na sala de aula e a falta de tempo.Class Observation as a means of upgrading the Personal and Professional Development of the Teacher In the last few years, we have been witnessing the introduction of endless changes in teaching evaluation, and class observation took on a new role. The aims of this investigation were: to interpret the dynamics related to class observation on the acting and reflection of the teachers involved in the process of class observation; to understand how this process may contribute to the Personal and Professional progress of the teacher; to understand how class observation may lead to a real collaborative work among the teachers involved. To operationalize this investigation we selected the following questions: How does the observation of classes translate into a better class management? In what way can class observation influence the Personal and Professional Growth of a teacher? What are the possibilities, as well as the drawbacks, that may come out of class observation? In order to address the research questions the methodology used was essentially qualitative, more precisely a Case Study, since it seemed the most appropriate for the data processing. The data collection was processed not only through the use of questionnaires and interviews but also through the register of a classroom observation cycle, followed by the subsequent analysis of the content. The results obtained in this investigation suggest that for the teachers who were observed, this observation contributes to a greater investment in innovation and desire to impress the supervisor, which leads to a better Personal and Professional Development. We also found that the implementation of the cycle of classes to be observed was, in the opinion of the teachers participating in this research, liable to promote improved practices and self-supervision, given the possibility of questioning and reflecting on the strengths and on the points to improve. In respect to collaborative work, it does exist and it is practiced, but not as a consequence of class observation. However, a wide range of constraints was detected as far as the observation of classes is concerned, the most relevant being the way the school faces the observation of classes, the fact that a colleague of so many years becomes responsible for a grade that will accompany the teachers for the whole of their professional careers, the intrusion of a stranger in the classroom and the lack of time.Universidade Portucalense2015-04-27T15:28:32Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1110TID:201169223porCota: TME 532Faria, Nubélia Fortunado Coelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:21ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. |
title |
A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. |
spellingShingle |
A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Faria, Nubélia Fortunado Coelho de Observação de aulas Trabalho colaborativo Supervisão pedagógica Professor reflexivo Desenvolvimento pessoal e profissional do professor Class observation Collaborative work Pedagogical supervision Reflective teacher Personal and professional development of the teacher |
title_short |
A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. |
title_full |
A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. |
title_fullStr |
A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. |
title_full_unstemmed |
A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. |
title_sort |
A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. |
author |
Faria, Nubélia Fortunado Coelho de |
author_facet |
Faria, Nubélia Fortunado Coelho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Nubélia Fortunado Coelho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Observação de aulas Trabalho colaborativo Supervisão pedagógica Professor reflexivo Desenvolvimento pessoal e profissional do professor Class observation Collaborative work Pedagogical supervision Reflective teacher Personal and professional development of the teacher |
topic |
Observação de aulas Trabalho colaborativo Supervisão pedagógica Professor reflexivo Desenvolvimento pessoal e profissional do professor Class observation Collaborative work Pedagogical supervision Reflective teacher Personal and professional development of the teacher |
description |
Nos últimos anos assistimos à introdução de inúmeras mudanças no sistema de avaliação dos professores onde a observação de aulas passou a ter um papel de relevo. Esta investigação teve como objetivos: Interpretar as dinâmicas inerentes à observação de aulas na ação e na reflexão dos professores inseridos no processo de Observação de Aulas; Compreender de que modo é que o processo inerente à observação de aulas se traduz num Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Professor; Perceber de que modo é que a Observação de Aulas leva a um verdadeiro Trabalho Colaborativo entre os professores inseridos no processo de Observação de Aulas. Para operacionalizar esta investigação definimos as seguintes questões de investigação: De que modo é que a Observação de Aulas se traduz no Desenvolvimento de melhores práticas na sala de aula? De que modo é que a Observação de Aulas leva ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional? Que Possibilidades e Constrangimentos decorrem da implementação da Observação de Aulas? No sentido de dar resposta às questões de investigação foi utilizada uma metodologia essencialmente de natureza qualitativa, mais precisamente um Estudo de Caso, dado que nos pareceu a mais adequada para o tratamento dos dados. A recolha dos dados processou-se, não só através do recurso a questionários e a entrevistas mas também através do registo do ciclo de observação de aulas tendo sido posteriormente feita a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, nesta investigação, sugerem que para os professores com aulas observadas a observação de aulas potencia um maior investimento na inovação e no desejo de impressionar o relator, o que induz a um melhor Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Verificámos, ainda, que a implementação do ciclo de observação de aulas, na opinião das docentes participantes nesta investigação, é suscetível de promover a melhoria das práticas e a autosupervisão, dada a possibilidade de questionamento e reflexão sobre os pontos fortes e os pontos passíveis de melhorias. Relativamente ao Trabalho Colaborativo, ele existe e é praticado, mas não como consequência da observação de aulas. Foi, no entanto, referenciado um leque alargado de constrangimentos à prática da observação de aulas onde salientamos o mau ambiente que se cria na escola ao redor das aulas observadas, um colega de tantos anos passar a ser relator com responsabilidade numa nota que irá acompanhar os docentes na sua carreira profissional, a intrusão de um estranho na sala de aula e a falta de tempo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01 2015-04-27T15:28:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1110 TID:201169223 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1110 |
identifier_str_mv |
TID:201169223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302548804272128 |