As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Nicole Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4519
Resumo: Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico
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spelling As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicomeio naturalpráticas pedagógicaspedagogia Waldorfciênciasnatural environmentpedagogical practicesWaldorf pedagogysciencesMestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório encontra-se organizado em duas grandes partes. A primeira parte consiste na descrição e reflexão realizada sobre todas as práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a segunda parte foca-se somente no trabalho investigativo desenvolvido. Este estudo apresenta um carácter qualitativo e teve como objetivo compreender se as práticas pedagógicas empregues na Pedagogia Waldorf potenciam o ensino das Ciências com alunos do 1º e 2º CEB. O estudo envolveu 14 alunos, dos dois ciclos de ensino, bem como os respetivos encarregados de educação e professor titular de turma ou professor de Ciências Naturais, no caso do 2.º CEB. Os dados recolhidos, através de questionários, entrevistas e notas de campo e suportados com análise documental, evidenciam a pertinência da envolvência no meio natural para a aprendizagem e motivação dos alunos na área das Ciências.The present report is organized into two major parts. The first part concerns the description and discussion carried out on all supervised teaching practices in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education (CBE) and the second part focuses only on research work conducted. This study presents a qualitative character and which aimed to understand if the pedagogical practices employed in Waldorf Pedagogy enhance the teaching of Sciences in students of the 1st and 2nd CBE. The study involved 14 students, from the two education levels, as well as the respective guardians and full class teacher or Natural Sciences teacher, in the case of the 2nd CEB. Data collected through questionnaires, interviews and field notes and supported with document analysis, show the relevance of being involved in the natural environment for the learning and motivation of students in the area of Sciences.Correia, MarisaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMarques, Nicole Vieira2023-08-14T16:17:29Z2023-06-152023-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4519TID:203331206por203331206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:07.383364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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