Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreiral, Sílvia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47784
Resumo: A violência em contexto escolar e os problemas a ela associados afectando o desempenho escolar e o relacionamento e integração social, alertam-nos para a necessidade da formação em educação facultar a aquisição e desenvolvimento de competências facilitadoras de ambientes harmoniosos e de sã convivência entre os membros da comunidade educativa. Os profissionais da educação, pela posição privilegiada que ocupam no sistema educativo, devem reflectir e questionar constantemente a realidade social e educativa que constituem, para, assim, melhor se reverem enquanto membros activos de mudança e desenvolvimento.
id RCAP_b8aacdf2d2903e37cb957f701c54c5ee
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativosFormação em educaçãoSociologia do actorViolência escolarBem-estar escolarSentido do trabalho escolarTeacher trainingSociology of the actorSchool violenceSchool well-beingFeeling of school workA violência em contexto escolar e os problemas a ela associados afectando o desempenho escolar e o relacionamento e integração social, alertam-nos para a necessidade da formação em educação facultar a aquisição e desenvolvimento de competências facilitadoras de ambientes harmoniosos e de sã convivência entre os membros da comunidade educativa. Os profissionais da educação, pela posição privilegiada que ocupam no sistema educativo, devem reflectir e questionar constantemente a realidade social e educativa que constituem, para, assim, melhor se reverem enquanto membros activos de mudança e desenvolvimento.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumParreiral, Sílvia2023-11-03T10:28:50Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T02:16:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:58.729754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos
title Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos
spellingShingle Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos
Parreiral, Sílvia
Formação em educação
Sociologia do actor
Violência escolar
Bem-estar escolar
Sentido do trabalho escolar
Teacher training
Sociology of the actor
School violence
School well-being
Feeling of school work
title_short Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos
title_full Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos
title_fullStr Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos
title_full_unstemmed Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos
title_sort Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos
author Parreiral, Sílvia
author_facet Parreiral, Sílvia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Parreiral, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em educação
Sociologia do actor
Violência escolar
Bem-estar escolar
Sentido do trabalho escolar
Teacher training
Sociology of the actor
School violence
School well-being
Feeling of school work
topic Formação em educação
Sociologia do actor
Violência escolar
Bem-estar escolar
Sentido do trabalho escolar
Teacher training
Sociology of the actor
School violence
School well-being
Feeling of school work
description A violência em contexto escolar e os problemas a ela associados afectando o desempenho escolar e o relacionamento e integração social, alertam-nos para a necessidade da formação em educação facultar a aquisição e desenvolvimento de competências facilitadoras de ambientes harmoniosos e de sã convivência entre os membros da comunidade educativa. Os profissionais da educação, pela posição privilegiada que ocupam no sistema educativo, devem reflectir e questionar constantemente a realidade social e educativa que constituem, para, assim, melhor se reverem enquanto membros activos de mudança e desenvolvimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2023-11-03T10:28:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47784
url http://hdl.handle.net/10400.26/47784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134654883692544