Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47784 |
Resumo: | A violência em contexto escolar e os problemas a ela associados afectando o desempenho escolar e o relacionamento e integração social, alertam-nos para a necessidade da formação em educação facultar a aquisição e desenvolvimento de competências facilitadoras de ambientes harmoniosos e de sã convivência entre os membros da comunidade educativa. Os profissionais da educação, pela posição privilegiada que ocupam no sistema educativo, devem reflectir e questionar constantemente a realidade social e educativa que constituem, para, assim, melhor se reverem enquanto membros activos de mudança e desenvolvimento. |
id |
RCAP_b8aacdf2d2903e37cb957f701c54c5ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47784 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativosFormação em educaçãoSociologia do actorViolência escolarBem-estar escolarSentido do trabalho escolarTeacher trainingSociology of the actorSchool violenceSchool well-beingFeeling of school workA violência em contexto escolar e os problemas a ela associados afectando o desempenho escolar e o relacionamento e integração social, alertam-nos para a necessidade da formação em educação facultar a aquisição e desenvolvimento de competências facilitadoras de ambientes harmoniosos e de sã convivência entre os membros da comunidade educativa. Os profissionais da educação, pela posição privilegiada que ocupam no sistema educativo, devem reflectir e questionar constantemente a realidade social e educativa que constituem, para, assim, melhor se reverem enquanto membros activos de mudança e desenvolvimento.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumParreiral, Sílvia2023-11-03T10:28:50Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T02:16:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:58.729754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos |
title |
Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos |
spellingShingle |
Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos Parreiral, Sílvia Formação em educação Sociologia do actor Violência escolar Bem-estar escolar Sentido do trabalho escolar Teacher training Sociology of the actor School violence School well-being Feeling of school work |
title_short |
Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos |
title_full |
Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos |
title_fullStr |
Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos |
title_full_unstemmed |
Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos |
title_sort |
Perspectivas de formação e acção dos profissionais da educação para a promoção do bem-estar nos contextos educativos |
author |
Parreiral, Sílvia |
author_facet |
Parreiral, Sílvia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parreiral, Sílvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em educação Sociologia do actor Violência escolar Bem-estar escolar Sentido do trabalho escolar Teacher training Sociology of the actor School violence School well-being Feeling of school work |
topic |
Formação em educação Sociologia do actor Violência escolar Bem-estar escolar Sentido do trabalho escolar Teacher training Sociology of the actor School violence School well-being Feeling of school work |
description |
A violência em contexto escolar e os problemas a ela associados afectando o desempenho escolar e o relacionamento e integração social, alertam-nos para a necessidade da formação em educação facultar a aquisição e desenvolvimento de competências facilitadoras de ambientes harmoniosos e de sã convivência entre os membros da comunidade educativa. Os profissionais da educação, pela posição privilegiada que ocupam no sistema educativo, devem reflectir e questionar constantemente a realidade social e educativa que constituem, para, assim, melhor se reverem enquanto membros activos de mudança e desenvolvimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2023-11-03T10:28:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47784 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134654883692544 |