O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/6937 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013 |
id |
RCAP_b8c93ec3183ade6c18c32ced89d4a9c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6937 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagemEducação pré-escolarDesenvolvimento linguísticoDificuldades de aprendizagemEducadores de infânciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013A educação pré-escolar, embora não seja de frequência obrigatória, constitui a primeira etapa de um longo processo educativo e, consequentemente, um marco decisivo no sucesso escolar e social das crianças. Nesta fase, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem são estruturantes para a construção do sujeito, assim como para o seu crescimento social e pessoal. Neste sentido, a ação do educador tem uma grande importância, essencialmente na construção de experiências que promovam a compreensão e a expressão oral da criança. O presente estudo, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar, tem como objetivos principais identificar qual o papel do educador face a uma criança com atraso de linguagem e conhecer a ação conjunta entre educador, família e instituição perante esta mesma situação. Assente numa metodologia qualitativa, que contemplou como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada, teve como participantes a educadora de infância responsável pela sala onde decorreu a prática de ensino supervisionada, a mãe da criança sobre a qual vai ser desenvolvido o estudo e a psicóloga que a acompanhou no percurso do jardim de infância. Os resultados obtidos permitem delinear que a linguagem e a comunicação ocupam um lugar privilegiado na educação pré-escolar; que o educador é um importante agente de socialização da criança, sendo responsável pela deteção precoce de qualquer anomalia ou atraso de desenvolvimento por parte da criança, e que a educação deve ser uma responsabilidade partilhada entre a família, os educadores e a instituição e que o trabalho realizado na educação pré-escolar só fará sentido se as práticas familiares forem coerentes e articuladas com todo o processo.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroHorta, Maria Helena Martins da CruzSapientiaFernandes, Carina Mafalda Lisboa2015-10-26T12:30:21Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/6937TID:201728656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:28.797424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem |
title |
O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem |
spellingShingle |
O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem Fernandes, Carina Mafalda Lisboa Educação pré-escolar Desenvolvimento linguístico Dificuldades de aprendizagem Educadores de infância Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem |
title_full |
O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem |
title_fullStr |
O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem |
title_full_unstemmed |
O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem |
title_sort |
O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem |
author |
Fernandes, Carina Mafalda Lisboa |
author_facet |
Fernandes, Carina Mafalda Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro Horta, Maria Helena Martins da Cruz Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Carina Mafalda Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Desenvolvimento linguístico Dificuldades de aprendizagem Educadores de infância Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Desenvolvimento linguístico Dificuldades de aprendizagem Educadores de infância Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013 2013-01-01T00:00:00Z 2015-10-26T12:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/6937 TID:201728656 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/6937 |
identifier_str_mv |
TID:201728656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133217940307968 |