O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carina Mafalda Lisboa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/6937
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
id RCAP_b8c93ec3183ade6c18c32ced89d4a9c9
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagemEducação pré-escolarDesenvolvimento linguísticoDificuldades de aprendizagemEducadores de infânciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013A educação pré-escolar, embora não seja de frequência obrigatória, constitui a primeira etapa de um longo processo educativo e, consequentemente, um marco decisivo no sucesso escolar e social das crianças. Nesta fase, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem são estruturantes para a construção do sujeito, assim como para o seu crescimento social e pessoal. Neste sentido, a ação do educador tem uma grande importância, essencialmente na construção de experiências que promovam a compreensão e a expressão oral da criança. O presente estudo, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar, tem como objetivos principais identificar qual o papel do educador face a uma criança com atraso de linguagem e conhecer a ação conjunta entre educador, família e instituição perante esta mesma situação. Assente numa metodologia qualitativa, que contemplou como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada, teve como participantes a educadora de infância responsável pela sala onde decorreu a prática de ensino supervisionada, a mãe da criança sobre a qual vai ser desenvolvido o estudo e a psicóloga que a acompanhou no percurso do jardim de infância. Os resultados obtidos permitem delinear que a linguagem e a comunicação ocupam um lugar privilegiado na educação pré-escolar; que o educador é um importante agente de socialização da criança, sendo responsável pela deteção precoce de qualquer anomalia ou atraso de desenvolvimento por parte da criança, e que a educação deve ser uma responsabilidade partilhada entre a família, os educadores e a instituição e que o trabalho realizado na educação pré-escolar só fará sentido se as práticas familiares forem coerentes e articuladas com todo o processo.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroHorta, Maria Helena Martins da CruzSapientiaFernandes, Carina Mafalda Lisboa2015-10-26T12:30:21Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/6937TID:201728656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:28.797424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
title O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
spellingShingle O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
Fernandes, Carina Mafalda Lisboa
Educação pré-escolar
Desenvolvimento linguístico
Dificuldades de aprendizagem
Educadores de infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
title_full O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
title_fullStr O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
title_full_unstemmed O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
title_sort O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
author Fernandes, Carina Mafalda Lisboa
author_facet Fernandes, Carina Mafalda Lisboa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro
Horta, Maria Helena Martins da Cruz
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carina Mafalda Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Desenvolvimento linguístico
Dificuldades de aprendizagem
Educadores de infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Desenvolvimento linguístico
Dificuldades de aprendizagem
Educadores de infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-26T12:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/6937
TID:201728656
url http://hdl.handle.net/10400.1/6937
identifier_str_mv TID:201728656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133217940307968