Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sintra, Cláudia Sofia Niza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24997
Resumo: Nesta dissertação, pretende-se analisar como o regime de ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, afetou a relação aluno-professor, no ano letivo de 2020/21. Para o efeito, foram dirigidos inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas, aos 16 docentes do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo. Para o tratamento e análise dos dados, aplicaram-se métodos mistos, visando as particularidades do caso de estudo. Concluiu-se que a relação simbólica aluno-professor não foi impactada, desde que edificada anteriormente à transição dos regimes de ensino. A nível afetivo, o impacto foi mais consubstancial; tanto os alunos como os docentes reagiram à privação da afetividade com desmotivação, que transportaram para a prática educativa. Para a manutenção das aprendizagens, a intervenção dos pais foi fundamental, é deles que provém a primeira perceção que os alunos fazem dos seus professores e é por eles que os docentes conseguem, à distância, fazer chegar a “lição”. Situações de conflito entre os pais e os professores, ou as dificuldades no acesso às aulas remotas, comprometeram gravemente as aprendizagens.
id RCAP_b90ba62a430a302192b9aa0f4a1841c6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do AlentejoCompetências digitaisCrise -- CrisisEnsino à distânciaRelação aluno-professorDigital skillsDistance learningStudent-teacher relationshipNesta dissertação, pretende-se analisar como o regime de ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, afetou a relação aluno-professor, no ano letivo de 2020/21. Para o efeito, foram dirigidos inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas, aos 16 docentes do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo. Para o tratamento e análise dos dados, aplicaram-se métodos mistos, visando as particularidades do caso de estudo. Concluiu-se que a relação simbólica aluno-professor não foi impactada, desde que edificada anteriormente à transição dos regimes de ensino. A nível afetivo, o impacto foi mais consubstancial; tanto os alunos como os docentes reagiram à privação da afetividade com desmotivação, que transportaram para a prática educativa. Para a manutenção das aprendizagens, a intervenção dos pais foi fundamental, é deles que provém a primeira perceção que os alunos fazem dos seus professores e é por eles que os docentes conseguem, à distância, fazer chegar a “lição”. Situações de conflito entre os pais e os professores, ou as dificuldades no acesso às aulas remotas, comprometeram gravemente as aprendizagens.In this dissertation, it is intended to analyze how the distance learning system, implemented during the health crisis, affected the student-teacher relationship, in the 2020/21 school year. For this purpose, questionnaire surveys and semi-structured interviews were directed to 16 teachers of Elementary Education, from the Ferreira do Alentejo Schools’ Group. For the treatment and analysis of the data, mixed methods were applied, aiming at the particularities of the case study. It was concluded that the symbolic student-teacher relationship was not impacted, as long as it was already built before the transition of teaching systems. At the emotional level, the impact was more consubstantial; both students and teachers reacted to the deprivation of affectivity with demotivation, which they carried over to educational practice. For the maintenance of learning, the intervention of parents was essential; it is from them that the first perception that students have of their teachers comes from, and it is through them that teachers manage from a distance, to deliver “the lesson”. Conflict situations between parents and teachers, or difficulties in accessing remote classes, seriously compromised learning.2022-04-02T15:32:14Z2022-02-17T00:00:00Z2022-02-172021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24997TID:202969002porSintra, Cláudia Sofia Nizainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:31.894133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo
title Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo
spellingShingle Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo
Sintra, Cláudia Sofia Niza
Competências digitais
Crise -- Crisis
Ensino à distância
Relação aluno-professor
Digital skills
Distance learning
Student-teacher relationship
title_short Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo
title_full Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo
title_fullStr Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo
title_full_unstemmed Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo
title_sort Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo
author Sintra, Cláudia Sofia Niza
author_facet Sintra, Cláudia Sofia Niza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sintra, Cláudia Sofia Niza
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais
Crise -- Crisis
Ensino à distância
Relação aluno-professor
Digital skills
Distance learning
Student-teacher relationship
topic Competências digitais
Crise -- Crisis
Ensino à distância
Relação aluno-professor
Digital skills
Distance learning
Student-teacher relationship
description Nesta dissertação, pretende-se analisar como o regime de ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, afetou a relação aluno-professor, no ano letivo de 2020/21. Para o efeito, foram dirigidos inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas, aos 16 docentes do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo. Para o tratamento e análise dos dados, aplicaram-se métodos mistos, visando as particularidades do caso de estudo. Concluiu-se que a relação simbólica aluno-professor não foi impactada, desde que edificada anteriormente à transição dos regimes de ensino. A nível afetivo, o impacto foi mais consubstancial; tanto os alunos como os docentes reagiram à privação da afetividade com desmotivação, que transportaram para a prática educativa. Para a manutenção das aprendizagens, a intervenção dos pais foi fundamental, é deles que provém a primeira perceção que os alunos fazem dos seus professores e é por eles que os docentes conseguem, à distância, fazer chegar a “lição”. Situações de conflito entre os pais e os professores, ou as dificuldades no acesso às aulas remotas, comprometeram gravemente as aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11
2022-04-02T15:32:14Z
2022-02-17T00:00:00Z
2022-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24997
TID:202969002
url http://hdl.handle.net/10071/24997
identifier_str_mv TID:202969002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134797310722048