Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soudo, Ana Ricardo Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12174
Resumo: Este trabalho centra-se nas práticas desenvolvidas durante a PES e pretende, além de caracterizar todo o contexto e indivíduos participantes no processo, aprofundar três temas mais específicos que se evidenciaram ao longo das intervenções, daí o motivo de sua escolha: as rotinas diárias, onde se dá a conhecer as rotinas estabelecidas em ambos os contextos em estudo, articuladas com uma constante reflexão face ao modelo High-Scope que nos acompanha ao longo do documento e ainda uma abordagem à importância do caderno de formação neste âmbito; a interacção com as famílias que por sua vez surge devido ao valor indiscutível que lhe atribuímos, sendo esta verificada na prática como crucial para o desenvolvimento das crianças e por fim a interacção com a comunidade e o meio envolvente, onde se percebe as oportunidades de aprendizagem que as crianças têm ao sair à rua; ### ABSTRACT: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education held by Ana Soudo at the Associação da Creche e Jardim de Infância de Évora This work focuses on the practices developed during the ESP and aims to, beyond characterizing the entire context and individuals involved in the process, three further more specific issues which had emerged over the intervention, hence the reason for his choice: the daily routines, where are explained the established routines in both contexts studied, articulated with a constant reflection over the High-Scope model, which accompanies us throughout the document and also an approach to the importance of using a formation’s notebook in this context, the interaction with families which in turn arises because of the undisputed value attributed to him, which is verified in practice as crucial to the development of children and finally the interaction with the community and environment, where there learning opportunities that children have to go outside.
id RCAP_e651def9a6556598c853fe4ae74da42d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de ÉvoraCriançasRotina diáriaInteracçãoFamíliaMeioComunidadeChildrenDaily-routineInteractionFamilyEnvironmentCommunityEste trabalho centra-se nas práticas desenvolvidas durante a PES e pretende, além de caracterizar todo o contexto e indivíduos participantes no processo, aprofundar três temas mais específicos que se evidenciaram ao longo das intervenções, daí o motivo de sua escolha: as rotinas diárias, onde se dá a conhecer as rotinas estabelecidas em ambos os contextos em estudo, articuladas com uma constante reflexão face ao modelo High-Scope que nos acompanha ao longo do documento e ainda uma abordagem à importância do caderno de formação neste âmbito; a interacção com as famílias que por sua vez surge devido ao valor indiscutível que lhe atribuímos, sendo esta verificada na prática como crucial para o desenvolvimento das crianças e por fim a interacção com a comunidade e o meio envolvente, onde se percebe as oportunidades de aprendizagem que as crianças têm ao sair à rua; ### ABSTRACT: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education held by Ana Soudo at the Associação da Creche e Jardim de Infância de Évora This work focuses on the practices developed during the ESP and aims to, beyond characterizing the entire context and individuals involved in the process, three further more specific issues which had emerged over the intervention, hence the reason for his choice: the daily routines, where are explained the established routines in both contexts studied, articulated with a constant reflection over the High-Scope model, which accompanies us throughout the document and also an approach to the importance of using a formation’s notebook in this context, the interaction with families which in turn arises because of the undisputed value attributed to him, which is verified in practice as crucial to the development of children and finally the interaction with the community and environment, where there learning opportunities that children have to go outside.Universidade de Évora2014-12-30T16:14:53Z2014-12-302011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12174http://hdl.handle.net/10174/12174porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Soudo, Ana Ricardo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.358908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora
title Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora
spellingShingle Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora
Soudo, Ana Ricardo Silva
Crianças
Rotina diária
Interacção
Família
Meio
Comunidade
Children
Daily-routine
Interaction
Family
Environment
Community
title_short Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora
title_full Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora
title_fullStr Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora
title_full_unstemmed Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora
title_sort Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora
author Soudo, Ana Ricardo Silva
author_facet Soudo, Ana Ricardo Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soudo, Ana Ricardo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Rotina diária
Interacção
Família
Meio
Comunidade
Children
Daily-routine
Interaction
Family
Environment
Community
topic Crianças
Rotina diária
Interacção
Família
Meio
Comunidade
Children
Daily-routine
Interaction
Family
Environment
Community
description Este trabalho centra-se nas práticas desenvolvidas durante a PES e pretende, além de caracterizar todo o contexto e indivíduos participantes no processo, aprofundar três temas mais específicos que se evidenciaram ao longo das intervenções, daí o motivo de sua escolha: as rotinas diárias, onde se dá a conhecer as rotinas estabelecidas em ambos os contextos em estudo, articuladas com uma constante reflexão face ao modelo High-Scope que nos acompanha ao longo do documento e ainda uma abordagem à importância do caderno de formação neste âmbito; a interacção com as famílias que por sua vez surge devido ao valor indiscutível que lhe atribuímos, sendo esta verificada na prática como crucial para o desenvolvimento das crianças e por fim a interacção com a comunidade e o meio envolvente, onde se percebe as oportunidades de aprendizagem que as crianças têm ao sair à rua; ### ABSTRACT: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education held by Ana Soudo at the Associação da Creche e Jardim de Infância de Évora This work focuses on the practices developed during the ESP and aims to, beyond characterizing the entire context and individuals involved in the process, three further more specific issues which had emerged over the intervention, hence the reason for his choice: the daily routines, where are explained the established routines in both contexts studied, articulated with a constant reflection over the High-Scope model, which accompanies us throughout the document and also an approach to the importance of using a formation’s notebook in this context, the interaction with families which in turn arises because of the undisputed value attributed to him, which is verified in practice as crucial to the development of children and finally the interaction with the community and environment, where there learning opportunities that children have to go outside.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-30T16:14:53Z
2014-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12174
http://hdl.handle.net/10174/12174
url http://hdl.handle.net/10174/12174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540139454464