Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12174 |
Resumo: | Este trabalho centra-se nas práticas desenvolvidas durante a PES e pretende, além de caracterizar todo o contexto e indivíduos participantes no processo, aprofundar três temas mais específicos que se evidenciaram ao longo das intervenções, daí o motivo de sua escolha: as rotinas diárias, onde se dá a conhecer as rotinas estabelecidas em ambos os contextos em estudo, articuladas com uma constante reflexão face ao modelo High-Scope que nos acompanha ao longo do documento e ainda uma abordagem à importância do caderno de formação neste âmbito; a interacção com as famílias que por sua vez surge devido ao valor indiscutível que lhe atribuímos, sendo esta verificada na prática como crucial para o desenvolvimento das crianças e por fim a interacção com a comunidade e o meio envolvente, onde se percebe as oportunidades de aprendizagem que as crianças têm ao sair à rua; ### ABSTRACT: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education held by Ana Soudo at the Associação da Creche e Jardim de Infância de Évora This work focuses on the practices developed during the ESP and aims to, beyond characterizing the entire context and individuals involved in the process, three further more specific issues which had emerged over the intervention, hence the reason for his choice: the daily routines, where are explained the established routines in both contexts studied, articulated with a constant reflection over the High-Scope model, which accompanies us throughout the document and also an approach to the importance of using a formation’s notebook in this context, the interaction with families which in turn arises because of the undisputed value attributed to him, which is verified in practice as crucial to the development of children and finally the interaction with the community and environment, where there learning opportunities that children have to go outside. |
id |
RCAP_e651def9a6556598c853fe4ae74da42d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12174 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de ÉvoraCriançasRotina diáriaInteracçãoFamíliaMeioComunidadeChildrenDaily-routineInteractionFamilyEnvironmentCommunityEste trabalho centra-se nas práticas desenvolvidas durante a PES e pretende, além de caracterizar todo o contexto e indivíduos participantes no processo, aprofundar três temas mais específicos que se evidenciaram ao longo das intervenções, daí o motivo de sua escolha: as rotinas diárias, onde se dá a conhecer as rotinas estabelecidas em ambos os contextos em estudo, articuladas com uma constante reflexão face ao modelo High-Scope que nos acompanha ao longo do documento e ainda uma abordagem à importância do caderno de formação neste âmbito; a interacção com as famílias que por sua vez surge devido ao valor indiscutível que lhe atribuímos, sendo esta verificada na prática como crucial para o desenvolvimento das crianças e por fim a interacção com a comunidade e o meio envolvente, onde se percebe as oportunidades de aprendizagem que as crianças têm ao sair à rua; ### ABSTRACT: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education held by Ana Soudo at the Associação da Creche e Jardim de Infância de Évora This work focuses on the practices developed during the ESP and aims to, beyond characterizing the entire context and individuals involved in the process, three further more specific issues which had emerged over the intervention, hence the reason for his choice: the daily routines, where are explained the established routines in both contexts studied, articulated with a constant reflection over the High-Scope model, which accompanies us throughout the document and also an approach to the importance of using a formation’s notebook in this context, the interaction with families which in turn arises because of the undisputed value attributed to him, which is verified in practice as crucial to the development of children and finally the interaction with the community and environment, where there learning opportunities that children have to go outside.Universidade de Évora2014-12-30T16:14:53Z2014-12-302011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12174http://hdl.handle.net/10174/12174porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Soudo, Ana Ricardo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.358908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora |
title |
Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora |
spellingShingle |
Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora Soudo, Ana Ricardo Silva Crianças Rotina diária Interacção Família Meio Comunidade Children Daily-routine Interaction Family Environment Community |
title_short |
Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora |
title_full |
Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora |
title_fullStr |
Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora |
title_full_unstemmed |
Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora |
title_sort |
Relatório final em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Associação da creche e jardim-de-infância de Évora |
author |
Soudo, Ana Ricardo Silva |
author_facet |
Soudo, Ana Ricardo Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soudo, Ana Ricardo Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Rotina diária Interacção Família Meio Comunidade Children Daily-routine Interaction Family Environment Community |
topic |
Crianças Rotina diária Interacção Família Meio Comunidade Children Daily-routine Interaction Family Environment Community |
description |
Este trabalho centra-se nas práticas desenvolvidas durante a PES e pretende, além de caracterizar todo o contexto e indivíduos participantes no processo, aprofundar três temas mais específicos que se evidenciaram ao longo das intervenções, daí o motivo de sua escolha: as rotinas diárias, onde se dá a conhecer as rotinas estabelecidas em ambos os contextos em estudo, articuladas com uma constante reflexão face ao modelo High-Scope que nos acompanha ao longo do documento e ainda uma abordagem à importância do caderno de formação neste âmbito; a interacção com as famílias que por sua vez surge devido ao valor indiscutível que lhe atribuímos, sendo esta verificada na prática como crucial para o desenvolvimento das crianças e por fim a interacção com a comunidade e o meio envolvente, onde se percebe as oportunidades de aprendizagem que as crianças têm ao sair à rua; ### ABSTRACT: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education held by Ana Soudo at the Associação da Creche e Jardim de Infância de Évora This work focuses on the practices developed during the ESP and aims to, beyond characterizing the entire context and individuals involved in the process, three further more specific issues which had emerged over the intervention, hence the reason for his choice: the daily routines, where are explained the established routines in both contexts studied, articulated with a constant reflection over the High-Scope model, which accompanies us throughout the document and also an approach to the importance of using a formation’s notebook in this context, the interaction with families which in turn arises because of the undisputed value attributed to him, which is verified in practice as crucial to the development of children and finally the interaction with the community and environment, where there learning opportunities that children have to go outside. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-12-30T16:14:53Z 2014-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12174 http://hdl.handle.net/10174/12174 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540139454464 |