Evolução do homem na terra: sugestões e materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cármen Fernanda Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10571
Resumo: O presente estudo de investigação, desenvolvido no âmbito da disciplina de Geologia do 12º ano, pretende ser uma contribuição para o ensino da disciplina, tem como objetivos construir materiais de cariz interdisciplinar sobre a “Evolução do Homem na Terra” e “A Terra conta a sua História” e levar à aquisição de um conjunto de competências após a implementação, na sala de aula, de uma metodologia de ensino em Resolução de problemas, na abordagem interdisciplinar dos assuntos referidos. Este estudo também se enquadra numa metodologia de tipo investigação-ação em que a investigadora é simultaneamente professora em contexto da prática de ensino supervisionada. Após a definição do objeto de estudo, conceberam-se e utilizaram-se materiais didáticos, nomeadamente modelos, entendendo que os mesmos são uma ferramenta fundamental para os processos de ensino e aprendizagem. Considera-se que os modelos constituem uma importante e viável alternativa para auxiliar nestes processos, por favorecerem a construção do conhecimento e o entendimento dos conteúdos. Assim, este estudo consiste na construção e implementação de materiais de cariz interdisciplinar na sala de aula, que abordam o tema “A evolução do Homem” e tem como principal objetivo avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos que trabalham com estes materiais. Os resultados foram obtidos a partir da análise do teste de pré e pós-avaliação formativa e de inquéritos, realizados aos alunos e de um inquérito aos professores. Verificou-se que, perante os materiais aplicados e as atividades desenvolvidas os alunos ampliaram os seus conhecimentos, desenvolvendo competências de carácter conceptual, atitudinal e procedimental relativamente a assuntos da Geologia e das Ciências Naturais.
id RCAP_b931b4754116a038952d9f7c3822681b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução do homem na terra: sugestões e materiaisEnsino das ciências da terraGeologia: Ensino secundárioEvolução da terraEvolução humanaMétodos pedagógicosEstratégias da aprendizagemAprendizagem pela resolução de problemasO presente estudo de investigação, desenvolvido no âmbito da disciplina de Geologia do 12º ano, pretende ser uma contribuição para o ensino da disciplina, tem como objetivos construir materiais de cariz interdisciplinar sobre a “Evolução do Homem na Terra” e “A Terra conta a sua História” e levar à aquisição de um conjunto de competências após a implementação, na sala de aula, de uma metodologia de ensino em Resolução de problemas, na abordagem interdisciplinar dos assuntos referidos. Este estudo também se enquadra numa metodologia de tipo investigação-ação em que a investigadora é simultaneamente professora em contexto da prática de ensino supervisionada. Após a definição do objeto de estudo, conceberam-se e utilizaram-se materiais didáticos, nomeadamente modelos, entendendo que os mesmos são uma ferramenta fundamental para os processos de ensino e aprendizagem. Considera-se que os modelos constituem uma importante e viável alternativa para auxiliar nestes processos, por favorecerem a construção do conhecimento e o entendimento dos conteúdos. Assim, este estudo consiste na construção e implementação de materiais de cariz interdisciplinar na sala de aula, que abordam o tema “A evolução do Homem” e tem como principal objetivo avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos que trabalham com estes materiais. Os resultados foram obtidos a partir da análise do teste de pré e pós-avaliação formativa e de inquéritos, realizados aos alunos e de um inquérito aos professores. Verificou-se que, perante os materiais aplicados e as atividades desenvolvidas os alunos ampliaram os seus conhecimentos, desenvolvendo competências de carácter conceptual, atitudinal e procedimental relativamente a assuntos da Geologia e das Ciências Naturais.This study aims to contribute to the teaching of Geology. Having in mind that learning materials, particularly models, are fundamental tools for the teaching and learning processes, several learning materials were designed and implemented in Geology classes. It is well known that models constitute an important and viable alternative to assist in teaching and learning, by encouraging the students to construct their own knowledge and understanding. This study consists in the design and implementation of interdisciplinary materials in the classroom, addressing the theme "The evolution of man". This research aims at assessing the skills developed by students when using these materials. The results were obtained through the analysis of the formative assessment test and through inquiries to students. An inquiry was also applied to teachers. It was found that, in face of the materials used and the developed activities, students manage to develop conceptual, attitude and procedure competences, in relation to Geology and Natural Sciences subject matters.Universidade de Aveiro2013-06-13T15:33:13Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10571porMoreira, Cármen Fernanda Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:32Zoai:ria.ua.pt:10773/10571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:08.036737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução do homem na terra: sugestões e materiais
title Evolução do homem na terra: sugestões e materiais
spellingShingle Evolução do homem na terra: sugestões e materiais
Moreira, Cármen Fernanda Mendes
Ensino das ciências da terra
Geologia: Ensino secundário
Evolução da terra
Evolução humana
Métodos pedagógicos
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem pela resolução de problemas
title_short Evolução do homem na terra: sugestões e materiais
title_full Evolução do homem na terra: sugestões e materiais
title_fullStr Evolução do homem na terra: sugestões e materiais
title_full_unstemmed Evolução do homem na terra: sugestões e materiais
title_sort Evolução do homem na terra: sugestões e materiais
author Moreira, Cármen Fernanda Mendes
author_facet Moreira, Cármen Fernanda Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cármen Fernanda Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências da terra
Geologia: Ensino secundário
Evolução da terra
Evolução humana
Métodos pedagógicos
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem pela resolução de problemas
topic Ensino das ciências da terra
Geologia: Ensino secundário
Evolução da terra
Evolução humana
Métodos pedagógicos
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem pela resolução de problemas
description O presente estudo de investigação, desenvolvido no âmbito da disciplina de Geologia do 12º ano, pretende ser uma contribuição para o ensino da disciplina, tem como objetivos construir materiais de cariz interdisciplinar sobre a “Evolução do Homem na Terra” e “A Terra conta a sua História” e levar à aquisição de um conjunto de competências após a implementação, na sala de aula, de uma metodologia de ensino em Resolução de problemas, na abordagem interdisciplinar dos assuntos referidos. Este estudo também se enquadra numa metodologia de tipo investigação-ação em que a investigadora é simultaneamente professora em contexto da prática de ensino supervisionada. Após a definição do objeto de estudo, conceberam-se e utilizaram-se materiais didáticos, nomeadamente modelos, entendendo que os mesmos são uma ferramenta fundamental para os processos de ensino e aprendizagem. Considera-se que os modelos constituem uma importante e viável alternativa para auxiliar nestes processos, por favorecerem a construção do conhecimento e o entendimento dos conteúdos. Assim, este estudo consiste na construção e implementação de materiais de cariz interdisciplinar na sala de aula, que abordam o tema “A evolução do Homem” e tem como principal objetivo avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos que trabalham com estes materiais. Os resultados foram obtidos a partir da análise do teste de pré e pós-avaliação formativa e de inquéritos, realizados aos alunos e de um inquérito aos professores. Verificou-se que, perante os materiais aplicados e as atividades desenvolvidas os alunos ampliaram os seus conhecimentos, desenvolvendo competências de carácter conceptual, atitudinal e procedimental relativamente a assuntos da Geologia e das Ciências Naturais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-06-13T15:33:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10571
url http://hdl.handle.net/10773/10571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137522389876736