Evolução do homem na terra: sugestões e materiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10571 |
Resumo: | O presente estudo de investigação, desenvolvido no âmbito da disciplina de Geologia do 12º ano, pretende ser uma contribuição para o ensino da disciplina, tem como objetivos construir materiais de cariz interdisciplinar sobre a “Evolução do Homem na Terra” e “A Terra conta a sua História” e levar à aquisição de um conjunto de competências após a implementação, na sala de aula, de uma metodologia de ensino em Resolução de problemas, na abordagem interdisciplinar dos assuntos referidos. Este estudo também se enquadra numa metodologia de tipo investigação-ação em que a investigadora é simultaneamente professora em contexto da prática de ensino supervisionada. Após a definição do objeto de estudo, conceberam-se e utilizaram-se materiais didáticos, nomeadamente modelos, entendendo que os mesmos são uma ferramenta fundamental para os processos de ensino e aprendizagem. Considera-se que os modelos constituem uma importante e viável alternativa para auxiliar nestes processos, por favorecerem a construção do conhecimento e o entendimento dos conteúdos. Assim, este estudo consiste na construção e implementação de materiais de cariz interdisciplinar na sala de aula, que abordam o tema “A evolução do Homem” e tem como principal objetivo avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos que trabalham com estes materiais. Os resultados foram obtidos a partir da análise do teste de pré e pós-avaliação formativa e de inquéritos, realizados aos alunos e de um inquérito aos professores. Verificou-se que, perante os materiais aplicados e as atividades desenvolvidas os alunos ampliaram os seus conhecimentos, desenvolvendo competências de carácter conceptual, atitudinal e procedimental relativamente a assuntos da Geologia e das Ciências Naturais. |
id |
RCAP_b931b4754116a038952d9f7c3822681b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10571 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Evolução do homem na terra: sugestões e materiaisEnsino das ciências da terraGeologia: Ensino secundárioEvolução da terraEvolução humanaMétodos pedagógicosEstratégias da aprendizagemAprendizagem pela resolução de problemasO presente estudo de investigação, desenvolvido no âmbito da disciplina de Geologia do 12º ano, pretende ser uma contribuição para o ensino da disciplina, tem como objetivos construir materiais de cariz interdisciplinar sobre a “Evolução do Homem na Terra” e “A Terra conta a sua História” e levar à aquisição de um conjunto de competências após a implementação, na sala de aula, de uma metodologia de ensino em Resolução de problemas, na abordagem interdisciplinar dos assuntos referidos. Este estudo também se enquadra numa metodologia de tipo investigação-ação em que a investigadora é simultaneamente professora em contexto da prática de ensino supervisionada. Após a definição do objeto de estudo, conceberam-se e utilizaram-se materiais didáticos, nomeadamente modelos, entendendo que os mesmos são uma ferramenta fundamental para os processos de ensino e aprendizagem. Considera-se que os modelos constituem uma importante e viável alternativa para auxiliar nestes processos, por favorecerem a construção do conhecimento e o entendimento dos conteúdos. Assim, este estudo consiste na construção e implementação de materiais de cariz interdisciplinar na sala de aula, que abordam o tema “A evolução do Homem” e tem como principal objetivo avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos que trabalham com estes materiais. Os resultados foram obtidos a partir da análise do teste de pré e pós-avaliação formativa e de inquéritos, realizados aos alunos e de um inquérito aos professores. Verificou-se que, perante os materiais aplicados e as atividades desenvolvidas os alunos ampliaram os seus conhecimentos, desenvolvendo competências de carácter conceptual, atitudinal e procedimental relativamente a assuntos da Geologia e das Ciências Naturais.This study aims to contribute to the teaching of Geology. Having in mind that learning materials, particularly models, are fundamental tools for the teaching and learning processes, several learning materials were designed and implemented in Geology classes. It is well known that models constitute an important and viable alternative to assist in teaching and learning, by encouraging the students to construct their own knowledge and understanding. This study consists in the design and implementation of interdisciplinary materials in the classroom, addressing the theme "The evolution of man". This research aims at assessing the skills developed by students when using these materials. The results were obtained through the analysis of the formative assessment test and through inquiries to students. An inquiry was also applied to teachers. It was found that, in face of the materials used and the developed activities, students manage to develop conceptual, attitude and procedure competences, in relation to Geology and Natural Sciences subject matters.Universidade de Aveiro2013-06-13T15:33:13Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10571porMoreira, Cármen Fernanda Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:32Zoai:ria.ua.pt:10773/10571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:08.036737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução do homem na terra: sugestões e materiais |
title |
Evolução do homem na terra: sugestões e materiais |
spellingShingle |
Evolução do homem na terra: sugestões e materiais Moreira, Cármen Fernanda Mendes Ensino das ciências da terra Geologia: Ensino secundário Evolução da terra Evolução humana Métodos pedagógicos Estratégias da aprendizagem Aprendizagem pela resolução de problemas |
title_short |
Evolução do homem na terra: sugestões e materiais |
title_full |
Evolução do homem na terra: sugestões e materiais |
title_fullStr |
Evolução do homem na terra: sugestões e materiais |
title_full_unstemmed |
Evolução do homem na terra: sugestões e materiais |
title_sort |
Evolução do homem na terra: sugestões e materiais |
author |
Moreira, Cármen Fernanda Mendes |
author_facet |
Moreira, Cármen Fernanda Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Cármen Fernanda Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências da terra Geologia: Ensino secundário Evolução da terra Evolução humana Métodos pedagógicos Estratégias da aprendizagem Aprendizagem pela resolução de problemas |
topic |
Ensino das ciências da terra Geologia: Ensino secundário Evolução da terra Evolução humana Métodos pedagógicos Estratégias da aprendizagem Aprendizagem pela resolução de problemas |
description |
O presente estudo de investigação, desenvolvido no âmbito da disciplina de Geologia do 12º ano, pretende ser uma contribuição para o ensino da disciplina, tem como objetivos construir materiais de cariz interdisciplinar sobre a “Evolução do Homem na Terra” e “A Terra conta a sua História” e levar à aquisição de um conjunto de competências após a implementação, na sala de aula, de uma metodologia de ensino em Resolução de problemas, na abordagem interdisciplinar dos assuntos referidos. Este estudo também se enquadra numa metodologia de tipo investigação-ação em que a investigadora é simultaneamente professora em contexto da prática de ensino supervisionada. Após a definição do objeto de estudo, conceberam-se e utilizaram-se materiais didáticos, nomeadamente modelos, entendendo que os mesmos são uma ferramenta fundamental para os processos de ensino e aprendizagem. Considera-se que os modelos constituem uma importante e viável alternativa para auxiliar nestes processos, por favorecerem a construção do conhecimento e o entendimento dos conteúdos. Assim, este estudo consiste na construção e implementação de materiais de cariz interdisciplinar na sala de aula, que abordam o tema “A evolução do Homem” e tem como principal objetivo avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos que trabalham com estes materiais. Os resultados foram obtidos a partir da análise do teste de pré e pós-avaliação formativa e de inquéritos, realizados aos alunos e de um inquérito aos professores. Verificou-se que, perante os materiais aplicados e as atividades desenvolvidas os alunos ampliaram os seus conhecimentos, desenvolvendo competências de carácter conceptual, atitudinal e procedimental relativamente a assuntos da Geologia e das Ciências Naturais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-06-13T15:33:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10571 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137522389876736 |