Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24029 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, nomeadamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). A intencionalidade deste documento passa por explanar a vivência da mestranda, nas suas vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, ao longo do percurso de estágio, fundamentando a sua ação em construtos teóricos e legais pelos quais a própria se rege apropriando-se, paralelamente, da sua literacia científica, pedagógica e didática. A vivência da PES albergou a integração em duas turmas, uma de 1º CEB e outra de 2º CEB, apresentando-se neste documento tanto uma descrição pormenorizada dos contextos educativos, como reflexões fundamentadas sobre a intervenção da mestranda nesses contextos. Das experiências de colaboração com os contextos, partilhadas através de descrições e reflexões, denota-se o percurso evolutivo da mestranda apoiado na (re)construção de conhecimentos oriundos da prática. Aclaram-se, assim, o desenvolvimento profissional da mestranda, bem como a construção da sua identidade docente, num decorrer de construções e desconstruções conceptuais, com vista à Educação de qualidade, hodierna e apta para superar os desafios inerentes às mudanças e à inovação. O acentuado pensamento reflexivo e crítico adotado pela mestranda ao longo da PES, acompanhado pelas reflexões partilhadas com os seus intervenientes, visou a procura incessante pela melhoria das práticas docentes. Este documento compreende, também, uma dimensão investigativa desenvolvida ao longo da PES, abordando o desenvolvimento da capacidade de Visualização Geométrica para a resolução de problemas no 6º ano de escolaridade, fundamentada em referentes teóricos. Em suma, este RE apresenta-se como guião coreográfico desta que é a última dança da formação inicial da mestranda, abrindo caminho a uma primeira dança de entrada no mundo profissional. |
id |
RCAP_b935630a686828897fa06129f2df1708 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24029 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criançaPrática de ensino supervisionadaIdentidade docenteDesenvolvimento pessoal e profissionalColaboraçãoReflexão sobre a açãoSupervised teaching practiceTeacher identityPersonal and professional developmentCollaborationReflection on actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, nomeadamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). A intencionalidade deste documento passa por explanar a vivência da mestranda, nas suas vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, ao longo do percurso de estágio, fundamentando a sua ação em construtos teóricos e legais pelos quais a própria se rege apropriando-se, paralelamente, da sua literacia científica, pedagógica e didática. A vivência da PES albergou a integração em duas turmas, uma de 1º CEB e outra de 2º CEB, apresentando-se neste documento tanto uma descrição pormenorizada dos contextos educativos, como reflexões fundamentadas sobre a intervenção da mestranda nesses contextos. Das experiências de colaboração com os contextos, partilhadas através de descrições e reflexões, denota-se o percurso evolutivo da mestranda apoiado na (re)construção de conhecimentos oriundos da prática. Aclaram-se, assim, o desenvolvimento profissional da mestranda, bem como a construção da sua identidade docente, num decorrer de construções e desconstruções conceptuais, com vista à Educação de qualidade, hodierna e apta para superar os desafios inerentes às mudanças e à inovação. O acentuado pensamento reflexivo e crítico adotado pela mestranda ao longo da PES, acompanhado pelas reflexões partilhadas com os seus intervenientes, visou a procura incessante pela melhoria das práticas docentes. Este documento compreende, também, uma dimensão investigativa desenvolvida ao longo da PES, abordando o desenvolvimento da capacidade de Visualização Geométrica para a resolução de problemas no 6º ano de escolaridade, fundamentada em referentes teóricos. Em suma, este RE apresenta-se como guião coreográfico desta que é a última dança da formação inicial da mestranda, abrindo caminho a uma primeira dança de entrada no mundo profissional.This lnternship Report is part of the cycle of studies leading to a master's degree, namely the 2nd year of the Masters Degree in Teaching in the pt Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (STP). The purpose of this document is to explain the master student's experience, in its formal and informal, personal and professional aspects, throughout the course of the internship, grounding her actions on theoretical and legal constructs followed by her, while at the same time appropriating her scientific, pedagogical and didactic literacy. The STP experience included integration in two classes, one of P1 CBE students and the other of 2nd CBE students. This document presents a detailed description of the educational contexts, as well as reasoned reflections on the master student's intervention in these contexts. From the collaborative experiences with the contexts, shared through descriptions and reflections, we can see the master's student's evolutionary path supported bythe (re)construction of knowledge derived from practice. ln this way, the master student's professional development was clarified, along with the construction of her teaching identity, in a course of conceptual constructions and deconstructions, with an aim of a quality education that is modern and capable of overcoming the challenges inherent to change and innovation. The strong reflective and criticai thinking adopted by the master student throughout the STP, accompanied by the reflections shared with those involved, was focused in constantly seeking to improve teaching practices. This document also includes an investigative dimension developed during the STP, addressing the development of Geometric Visualization skills for problem solving on the 6th grade of 2nd CBE, based on theoretical references. ln short, this lnternship Report is presented as a choreographic script for what the last dance of the master student's initial training is, paving the way for a first dance of entrance to the professional world.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, Daniela FilipaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Joana Oliveira2023-11-28T16:06:51Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24029TID:203412346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:20:02.781612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança |
title |
Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança |
spellingShingle |
Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança Martins, Joana Oliveira Prática de ensino supervisionada Identidade docente Desenvolvimento pessoal e profissional Colaboração Reflexão sobre a ação Supervised teaching practice Teacher identity Personal and professional development Collaboration Reflection on action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança |
title_full |
Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança |
title_fullStr |
Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança |
title_full_unstemmed |
Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança |
title_sort |
Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança |
author |
Martins, Joana Oliveira |
author_facet |
Martins, Joana Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mascarenhas, Daniela Filipa Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Joana Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Identidade docente Desenvolvimento pessoal e profissional Colaboração Reflexão sobre a ação Supervised teaching practice Teacher identity Personal and professional development Collaboration Reflection on action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Identidade docente Desenvolvimento pessoal e profissional Colaboração Reflexão sobre a ação Supervised teaching practice Teacher identity Personal and professional development Collaboration Reflection on action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, nomeadamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). A intencionalidade deste documento passa por explanar a vivência da mestranda, nas suas vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, ao longo do percurso de estágio, fundamentando a sua ação em construtos teóricos e legais pelos quais a própria se rege apropriando-se, paralelamente, da sua literacia científica, pedagógica e didática. A vivência da PES albergou a integração em duas turmas, uma de 1º CEB e outra de 2º CEB, apresentando-se neste documento tanto uma descrição pormenorizada dos contextos educativos, como reflexões fundamentadas sobre a intervenção da mestranda nesses contextos. Das experiências de colaboração com os contextos, partilhadas através de descrições e reflexões, denota-se o percurso evolutivo da mestranda apoiado na (re)construção de conhecimentos oriundos da prática. Aclaram-se, assim, o desenvolvimento profissional da mestranda, bem como a construção da sua identidade docente, num decorrer de construções e desconstruções conceptuais, com vista à Educação de qualidade, hodierna e apta para superar os desafios inerentes às mudanças e à inovação. O acentuado pensamento reflexivo e crítico adotado pela mestranda ao longo da PES, acompanhado pelas reflexões partilhadas com os seus intervenientes, visou a procura incessante pela melhoria das práticas docentes. Este documento compreende, também, uma dimensão investigativa desenvolvida ao longo da PES, abordando o desenvolvimento da capacidade de Visualização Geométrica para a resolução de problemas no 6º ano de escolaridade, fundamentada em referentes teóricos. Em suma, este RE apresenta-se como guião coreográfico desta que é a última dança da formação inicial da mestranda, abrindo caminho a uma primeira dança de entrada no mundo profissional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28T16:06:51Z 2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24029 TID:203412346 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24029 |
identifier_str_mv |
TID:203412346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135500013928448 |