A adoção de tecnologias de marketing e o desempenho empresarial : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gonçalo Duarte Gonçalves e Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31959
Resumo: Em contexto empresarial, a utilização de tecnologias associadas ao desempenho de tarefas de marketing é cada vez mais importante e crucial para alcançar os objetivos propostos pelas organizações. Apesar de ser um conceito relativamente recente, muitas das novas formas de gestão das grandes empresas já reconhecem as vantagens da sua utilização no seu trabalho diário, que para além de facilitarem a análise do comportamento dos consumidores e o processo de tomada de decisão, são também fundamentais para aumentar a eficiência das campanhas de marketing e conversão de novos clientes. Embora já existam na literatura diversas análises aos fatores que levam as empresas a adotar alguns softwares de marketing, ainda não existem dados relevantes quanto ao impacto que estes têm no desempenho organizacional, o que por sua vez dificulta a sua aceitação por parte de decisores mais conservadores, tornando-se um obstáculo à sua implementação. Desta forma, o presente estudo visa identificar e descrever os principais fatores que conduzem diferentes organizações a adotar estas ferramentas na sua estratégia global, e ao mesmo tempo, analisar a sua importância para o desempenho e para os resultados das empresas. Para este efeito, através de uma investigação exploratória, recorrendo a entrevistas e questionários com diferentes organizações portuguesas, foi possível identificar que os Benefícios Percebidos, a Estratégia Organizacional e a Compatibilidade entre ferramentas, refletem as principais motivações dos empresários. Verificou-se também a grande influência que estas exercem no desempenho das empresas, sendo o Aumento de Vendas, o Aumento de novos clientes e a melhor Eficiência Organizacional, os principais contributos associados à adoção destas tecnologias.
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