Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gêmo, Rosário da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8278
Resumo: Com esta investigação procurou-se identificar os factores críticos de sucesso do turismo em Moçambique. Uma vez que o país permanece muito endividado e por isso o turismo aparece como uma actividade de grande importância, pois o mesmo pode contribuir de forma significativa para alavancar a economia do país. Nos estudos de caso realizou-se uma análise comparativa com vista aprender com as boas práticas, demostrando como alguns países ultrapassaram (solucionar) os diversos problemas internos e de que forma conseguiram colocaram os seus países como um destino turístico consolidado. Realizou-se um inquérito online, com 8 perguntas, recorrendo-se ao método quantitativo que contou com a colaboração de 155 inquiridos moçambicanos que deram o seu ponto de vista de forma eficaz e espontânea. Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística de dados do formulário online do Google, que é uma poderosa ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos e visualizar os seus resultados em poucos segundos. Os resultados alcançados nesta pesquisa, permite que se faça uma reflexão profunda sobre os vários aspectos que precisam ser revistos de forma a soluciona-los e colocar Moçambique como um destino turístico de excelência.
id RCAP_ba26a0b4025dc0f4775b3a314518f350
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Factores criticos de sucesso do turismo em MoçambiqueMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGMARKETING TURÍSTICOTURISMOMOÇAMBIQUECOMMUNICATIONMARKETINGTOURISM MARKETINGMOZAMBIQUETOURISMCom esta investigação procurou-se identificar os factores críticos de sucesso do turismo em Moçambique. Uma vez que o país permanece muito endividado e por isso o turismo aparece como uma actividade de grande importância, pois o mesmo pode contribuir de forma significativa para alavancar a economia do país. Nos estudos de caso realizou-se uma análise comparativa com vista aprender com as boas práticas, demostrando como alguns países ultrapassaram (solucionar) os diversos problemas internos e de que forma conseguiram colocaram os seus países como um destino turístico consolidado. Realizou-se um inquérito online, com 8 perguntas, recorrendo-se ao método quantitativo que contou com a colaboração de 155 inquiridos moçambicanos que deram o seu ponto de vista de forma eficaz e espontânea. Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística de dados do formulário online do Google, que é uma poderosa ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos e visualizar os seus resultados em poucos segundos. Os resultados alcançados nesta pesquisa, permite que se faça uma reflexão profunda sobre os vários aspectos que precisam ser revistos de forma a soluciona-los e colocar Moçambique como um destino turístico de excelência.The aim of this investigation is to identify the key factors necessary for the success of tourism in Mozambique. The country's heavy debts place great importance on the tourist industry, as it could significantly boost the national economy. Analysing previous cases has allowed us to compare those countries which solved their internal problems through effective policy, as well as learn how they succeeded in establishing themselves as desirable tourist destinations. An online survey, consisting of 8 questions written in line with the principles of the quantitative method, was carried out and 155 Mozambicans gave their unprompted opinions in an effective manner. Google's online application, a powerful tool that displays information and carries out complex statistical calculations in a matter of seconds, was later used to analyse the results. The results of this research allow us to thoroughly examine the various conditions which need to be improved in order to establish Mozambique as a reputable tourist destination.2017-11-21T17:28:24Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8278TID:201753863porGêmo, Rosário da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:06.308572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique
title Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique
spellingShingle Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique
Gêmo, Rosário da Costa
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MARKETING TURÍSTICO
TURISMO
MOÇAMBIQUE
COMMUNICATION
MARKETING
TOURISM MARKETING
MOZAMBIQUE
TOURISM
title_short Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique
title_full Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique
title_fullStr Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique
title_full_unstemmed Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique
title_sort Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique
author Gêmo, Rosário da Costa
author_facet Gêmo, Rosário da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gêmo, Rosário da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MARKETING TURÍSTICO
TURISMO
MOÇAMBIQUE
COMMUNICATION
MARKETING
TOURISM MARKETING
MOZAMBIQUE
TOURISM
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MARKETING TURÍSTICO
TURISMO
MOÇAMBIQUE
COMMUNICATION
MARKETING
TOURISM MARKETING
MOZAMBIQUE
TOURISM
description Com esta investigação procurou-se identificar os factores críticos de sucesso do turismo em Moçambique. Uma vez que o país permanece muito endividado e por isso o turismo aparece como uma actividade de grande importância, pois o mesmo pode contribuir de forma significativa para alavancar a economia do país. Nos estudos de caso realizou-se uma análise comparativa com vista aprender com as boas práticas, demostrando como alguns países ultrapassaram (solucionar) os diversos problemas internos e de que forma conseguiram colocaram os seus países como um destino turístico consolidado. Realizou-se um inquérito online, com 8 perguntas, recorrendo-se ao método quantitativo que contou com a colaboração de 155 inquiridos moçambicanos que deram o seu ponto de vista de forma eficaz e espontânea. Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística de dados do formulário online do Google, que é uma poderosa ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos e visualizar os seus resultados em poucos segundos. Os resultados alcançados nesta pesquisa, permite que se faça uma reflexão profunda sobre os vários aspectos que precisam ser revistos de forma a soluciona-los e colocar Moçambique como um destino turístico de excelência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21T17:28:24Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8278
TID:201753863
url http://hdl.handle.net/10437/8278
identifier_str_mv TID:201753863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228075458560