Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8278 |
Resumo: | Com esta investigação procurou-se identificar os factores críticos de sucesso do turismo em Moçambique. Uma vez que o país permanece muito endividado e por isso o turismo aparece como uma actividade de grande importância, pois o mesmo pode contribuir de forma significativa para alavancar a economia do país. Nos estudos de caso realizou-se uma análise comparativa com vista aprender com as boas práticas, demostrando como alguns países ultrapassaram (solucionar) os diversos problemas internos e de que forma conseguiram colocaram os seus países como um destino turístico consolidado. Realizou-se um inquérito online, com 8 perguntas, recorrendo-se ao método quantitativo que contou com a colaboração de 155 inquiridos moçambicanos que deram o seu ponto de vista de forma eficaz e espontânea. Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística de dados do formulário online do Google, que é uma poderosa ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos e visualizar os seus resultados em poucos segundos. Os resultados alcançados nesta pesquisa, permite que se faça uma reflexão profunda sobre os vários aspectos que precisam ser revistos de forma a soluciona-los e colocar Moçambique como um destino turístico de excelência. |
id |
RCAP_ba26a0b4025dc0f4775b3a314518f350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8278 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Factores criticos de sucesso do turismo em MoçambiqueMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGMARKETING TURÍSTICOTURISMOMOÇAMBIQUECOMMUNICATIONMARKETINGTOURISM MARKETINGMOZAMBIQUETOURISMCom esta investigação procurou-se identificar os factores críticos de sucesso do turismo em Moçambique. Uma vez que o país permanece muito endividado e por isso o turismo aparece como uma actividade de grande importância, pois o mesmo pode contribuir de forma significativa para alavancar a economia do país. Nos estudos de caso realizou-se uma análise comparativa com vista aprender com as boas práticas, demostrando como alguns países ultrapassaram (solucionar) os diversos problemas internos e de que forma conseguiram colocaram os seus países como um destino turístico consolidado. Realizou-se um inquérito online, com 8 perguntas, recorrendo-se ao método quantitativo que contou com a colaboração de 155 inquiridos moçambicanos que deram o seu ponto de vista de forma eficaz e espontânea. Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística de dados do formulário online do Google, que é uma poderosa ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos e visualizar os seus resultados em poucos segundos. Os resultados alcançados nesta pesquisa, permite que se faça uma reflexão profunda sobre os vários aspectos que precisam ser revistos de forma a soluciona-los e colocar Moçambique como um destino turístico de excelência.The aim of this investigation is to identify the key factors necessary for the success of tourism in Mozambique. The country's heavy debts place great importance on the tourist industry, as it could significantly boost the national economy. Analysing previous cases has allowed us to compare those countries which solved their internal problems through effective policy, as well as learn how they succeeded in establishing themselves as desirable tourist destinations. An online survey, consisting of 8 questions written in line with the principles of the quantitative method, was carried out and 155 Mozambicans gave their unprompted opinions in an effective manner. Google's online application, a powerful tool that displays information and carries out complex statistical calculations in a matter of seconds, was later used to analyse the results. The results of this research allow us to thoroughly examine the various conditions which need to be improved in order to establish Mozambique as a reputable tourist destination.2017-11-21T17:28:24Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8278TID:201753863porGêmo, Rosário da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:06.308572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique |
title |
Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique |
spellingShingle |
Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique Gêmo, Rosário da Costa MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING MARKETING TURÍSTICO TURISMO MOÇAMBIQUE COMMUNICATION MARKETING TOURISM MARKETING MOZAMBIQUE TOURISM |
title_short |
Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique |
title_full |
Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique |
title_fullStr |
Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique |
title_full_unstemmed |
Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique |
title_sort |
Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique |
author |
Gêmo, Rosário da Costa |
author_facet |
Gêmo, Rosário da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gêmo, Rosário da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING MARKETING TURÍSTICO TURISMO MOÇAMBIQUE COMMUNICATION MARKETING TOURISM MARKETING MOZAMBIQUE TOURISM |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING MARKETING TURÍSTICO TURISMO MOÇAMBIQUE COMMUNICATION MARKETING TOURISM MARKETING MOZAMBIQUE TOURISM |
description |
Com esta investigação procurou-se identificar os factores críticos de sucesso do turismo em Moçambique. Uma vez que o país permanece muito endividado e por isso o turismo aparece como uma actividade de grande importância, pois o mesmo pode contribuir de forma significativa para alavancar a economia do país. Nos estudos de caso realizou-se uma análise comparativa com vista aprender com as boas práticas, demostrando como alguns países ultrapassaram (solucionar) os diversos problemas internos e de que forma conseguiram colocaram os seus países como um destino turístico consolidado. Realizou-se um inquérito online, com 8 perguntas, recorrendo-se ao método quantitativo que contou com a colaboração de 155 inquiridos moçambicanos que deram o seu ponto de vista de forma eficaz e espontânea. Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística de dados do formulário online do Google, que é uma poderosa ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos e visualizar os seus resultados em poucos segundos. Os resultados alcançados nesta pesquisa, permite que se faça uma reflexão profunda sobre os vários aspectos que precisam ser revistos de forma a soluciona-los e colocar Moçambique como um destino turístico de excelência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-21T17:28:24Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8278 TID:201753863 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8278 |
identifier_str_mv |
TID:201753863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131228075458560 |