O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Rui
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30938
Resumo: O presente relatório divide-se em duas partes onde a primeira faz uma exposição e contextualização do estágio por mim realizado e uma segunda parte que pretende evidenciar a relação que existe na atualidade entre o uso de novas tecnologias com a aprendizagem de um instrumento no ensino especializado de música em diferentes ciclos de ensino. Numa primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado ao estágio realizado na Escola Básica e Secundária da Bemposta, onde será feita uma descrição pormenorizada do contexto em que o referido estabelecimento de ensino se insere, assim como, de todas as particularidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem de um instrumento musical segunda uma visão pedagógica. Numa segunda parte é feita uma investigação onde se afere a importância e contributo didático que as novas tecnologias representam para a aprendizagem de um instrumento musical. A prática pedagógica que este relatório apresenta, contribui para a minha formação pessoal, académica e científica, pois permitiu observar, experimentar e ainda, refletir.
id RCAP_baa192a5215fa436842db146b66595e5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musicalNovas tecnologiasEnsino artístico especializadoAprendizagem de um instrumentoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório divide-se em duas partes onde a primeira faz uma exposição e contextualização do estágio por mim realizado e uma segunda parte que pretende evidenciar a relação que existe na atualidade entre o uso de novas tecnologias com a aprendizagem de um instrumento no ensino especializado de música em diferentes ciclos de ensino. Numa primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado ao estágio realizado na Escola Básica e Secundária da Bemposta, onde será feita uma descrição pormenorizada do contexto em que o referido estabelecimento de ensino se insere, assim como, de todas as particularidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem de um instrumento musical segunda uma visão pedagógica. Numa segunda parte é feita uma investigação onde se afere a importância e contributo didático que as novas tecnologias representam para a aprendizagem de um instrumento musical. A prática pedagógica que este relatório apresenta, contribui para a minha formação pessoal, académica e científica, pois permitiu observar, experimentar e ainda, refletir.Luís, LinaRepositório ComumLemos, Rui2020-01-14T16:42:11Z2019-05-212019-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30938TID:202358348pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:17.349512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical
title O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical
spellingShingle O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical
Lemos, Rui
Novas tecnologias
Ensino artístico especializado
Aprendizagem de um instrumento
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical
title_full O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical
title_fullStr O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical
title_full_unstemmed O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical
title_sort O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical
author Lemos, Rui
author_facet Lemos, Rui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Lina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Ensino artístico especializado
Aprendizagem de um instrumento
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Novas tecnologias
Ensino artístico especializado
Aprendizagem de um instrumento
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório divide-se em duas partes onde a primeira faz uma exposição e contextualização do estágio por mim realizado e uma segunda parte que pretende evidenciar a relação que existe na atualidade entre o uso de novas tecnologias com a aprendizagem de um instrumento no ensino especializado de música em diferentes ciclos de ensino. Numa primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado ao estágio realizado na Escola Básica e Secundária da Bemposta, onde será feita uma descrição pormenorizada do contexto em que o referido estabelecimento de ensino se insere, assim como, de todas as particularidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem de um instrumento musical segunda uma visão pedagógica. Numa segunda parte é feita uma investigação onde se afere a importância e contributo didático que as novas tecnologias representam para a aprendizagem de um instrumento musical. A prática pedagógica que este relatório apresenta, contribui para a minha formação pessoal, académica e científica, pois permitiu observar, experimentar e ainda, refletir.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-21
2019-05-21T00:00:00Z
2020-01-14T16:42:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30938
TID:202358348
url http://hdl.handle.net/10400.26/30938
identifier_str_mv TID:202358348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917301370880