O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30938 |
Resumo: | O presente relatório divide-se em duas partes onde a primeira faz uma exposição e contextualização do estágio por mim realizado e uma segunda parte que pretende evidenciar a relação que existe na atualidade entre o uso de novas tecnologias com a aprendizagem de um instrumento no ensino especializado de música em diferentes ciclos de ensino. Numa primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado ao estágio realizado na Escola Básica e Secundária da Bemposta, onde será feita uma descrição pormenorizada do contexto em que o referido estabelecimento de ensino se insere, assim como, de todas as particularidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem de um instrumento musical segunda uma visão pedagógica. Numa segunda parte é feita uma investigação onde se afere a importância e contributo didático que as novas tecnologias representam para a aprendizagem de um instrumento musical. A prática pedagógica que este relatório apresenta, contribui para a minha formação pessoal, académica e científica, pois permitiu observar, experimentar e ainda, refletir. |
id |
RCAP_baa192a5215fa436842db146b66595e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30938 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musicalNovas tecnologiasEnsino artístico especializadoAprendizagem de um instrumentoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório divide-se em duas partes onde a primeira faz uma exposição e contextualização do estágio por mim realizado e uma segunda parte que pretende evidenciar a relação que existe na atualidade entre o uso de novas tecnologias com a aprendizagem de um instrumento no ensino especializado de música em diferentes ciclos de ensino. Numa primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado ao estágio realizado na Escola Básica e Secundária da Bemposta, onde será feita uma descrição pormenorizada do contexto em que o referido estabelecimento de ensino se insere, assim como, de todas as particularidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem de um instrumento musical segunda uma visão pedagógica. Numa segunda parte é feita uma investigação onde se afere a importância e contributo didático que as novas tecnologias representam para a aprendizagem de um instrumento musical. A prática pedagógica que este relatório apresenta, contribui para a minha formação pessoal, académica e científica, pois permitiu observar, experimentar e ainda, refletir.Luís, LinaRepositório ComumLemos, Rui2020-01-14T16:42:11Z2019-05-212019-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30938TID:202358348pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:17.349512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical |
title |
O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical |
spellingShingle |
O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical Lemos, Rui Novas tecnologias Ensino artístico especializado Aprendizagem de um instrumento Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical |
title_full |
O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical |
title_fullStr |
O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical |
title_full_unstemmed |
O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical |
title_sort |
O uso de recursos tecnológicos como ferramenta didática na aprendizagem de um instrumento musical |
author |
Lemos, Rui |
author_facet |
Lemos, Rui |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Lina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias Ensino artístico especializado Aprendizagem de um instrumento Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Novas tecnologias Ensino artístico especializado Aprendizagem de um instrumento Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório divide-se em duas partes onde a primeira faz uma exposição e contextualização do estágio por mim realizado e uma segunda parte que pretende evidenciar a relação que existe na atualidade entre o uso de novas tecnologias com a aprendizagem de um instrumento no ensino especializado de música em diferentes ciclos de ensino. Numa primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado ao estágio realizado na Escola Básica e Secundária da Bemposta, onde será feita uma descrição pormenorizada do contexto em que o referido estabelecimento de ensino se insere, assim como, de todas as particularidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem de um instrumento musical segunda uma visão pedagógica. Numa segunda parte é feita uma investigação onde se afere a importância e contributo didático que as novas tecnologias representam para a aprendizagem de um instrumento musical. A prática pedagógica que este relatório apresenta, contribui para a minha formação pessoal, académica e científica, pois permitiu observar, experimentar e ainda, refletir. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-21 2019-05-21T00:00:00Z 2020-01-14T16:42:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30938 TID:202358348 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30938 |
identifier_str_mv |
TID:202358348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134917301370880 |