Otimização de Operação de Composição Ferroviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nuno André Martins dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/139629
Resumo: O setor ferroviário é vital para a mobilidade de pessoas e mercadorias e as viagens fer-roviárias desempenham um papel fundamental a nível socioeconómico, sendo que a sua oti-mização pode permitir viagens de menor consumo energético e/ou mais rápidas. A presente dissertação apresenta uma solução que permite otimizar as viagens ferroviárias. Para tal foi desenvolvida uma ferramenta que disponibiliza três tipos distintos de otimização para viagens ferroviárias: otimização do tempo de viagem, otimização do consumo energético e uma oti-mização combinada de ambas as anteriores. Para determinada viagem ferroviária, ao serem introduzidas as características do trajeto e do veículo ferroviário, a ferramenta desenvolvida retorna o melhor perfil de velocidades encontrado para o tipo de otimização escolhida. O pro-cesso de procura da melhor solução é realizado através de uma metodologia assente nos al-goritmos evolutivos, neste caso algoritmos genéticos, que se apresentam como uma ferra-menta eficaz utilizada para resolver problemas de otimização complexos. Para demonstrar o funcionamento da ferramenta desenvolvida, foram considerados vários tipos distintos de per-cursos: Sintra - Cacém da linha de Sintra (em ambos os sentidos) e o percurso Cascais - Oeiras da linha de Cascais.
id RCAP_baeac13d25f4d7fa7cbb1aaee38f8420
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/139629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização de Operação de Composição FerroviáriaSetor FerroviárioViagens FerroviáriasConsumo EnergéticoTempo de ViagemFerramenta de OtimizaçãoPerfil de VelocidadesDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaO setor ferroviário é vital para a mobilidade de pessoas e mercadorias e as viagens fer-roviárias desempenham um papel fundamental a nível socioeconómico, sendo que a sua oti-mização pode permitir viagens de menor consumo energético e/ou mais rápidas. A presente dissertação apresenta uma solução que permite otimizar as viagens ferroviárias. Para tal foi desenvolvida uma ferramenta que disponibiliza três tipos distintos de otimização para viagens ferroviárias: otimização do tempo de viagem, otimização do consumo energético e uma oti-mização combinada de ambas as anteriores. Para determinada viagem ferroviária, ao serem introduzidas as características do trajeto e do veículo ferroviário, a ferramenta desenvolvida retorna o melhor perfil de velocidades encontrado para o tipo de otimização escolhida. O pro-cesso de procura da melhor solução é realizado através de uma metodologia assente nos al-goritmos evolutivos, neste caso algoritmos genéticos, que se apresentam como uma ferra-menta eficaz utilizada para resolver problemas de otimização complexos. Para demonstrar o funcionamento da ferramenta desenvolvida, foram considerados vários tipos distintos de per-cursos: Sintra - Cacém da linha de Sintra (em ambos os sentidos) e o percurso Cascais - Oeiras da linha de Cascais.The railway sector is vital for the mobility of people and goods, so railway trips play a fundamental role at a socio-economic level and its optimization can allow travelling faster and/or with less energy consumption. This dissertation presents a solution that allows optimiz-ing railway trips. For this purpose, it was developed a tool that provides three different types of optimizations for railway trips: travel time optimization, energy consumption optimization and an optimization that combines both above. For a given railway trip, when the specifications of the route and the railway vehicle are known, the optimization tool returns the best speed profile found for the chosen optimization type. The process of searching for the best solution follows a methodology based on evolutionary algorithms, in this case genetic algorithms, which are an effective tool used to solve complex optimization problems. To demonstrate the functioning of the developed tool, several different types of routes were considered: Sintra - Cacém route on the Sintra line (in both directions) and the Cascais - Oeiras route on the Cascais line.Martins, JoãoRUNSantos, Nuno André Martins dos2022-06-08T13:56:07Z2022-0120212022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/139629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:16:54Zoai:run.unl.pt:10362/139629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:28.641436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de Operação de Composição Ferroviária
title Otimização de Operação de Composição Ferroviária
spellingShingle Otimização de Operação de Composição Ferroviária
Santos, Nuno André Martins dos
Setor Ferroviário
Viagens Ferroviárias
Consumo Energético
Tempo de Viagem
Ferramenta de Otimização
Perfil de Velocidades
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Otimização de Operação de Composição Ferroviária
title_full Otimização de Operação de Composição Ferroviária
title_fullStr Otimização de Operação de Composição Ferroviária
title_full_unstemmed Otimização de Operação de Composição Ferroviária
title_sort Otimização de Operação de Composição Ferroviária
author Santos, Nuno André Martins dos
author_facet Santos, Nuno André Martins dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nuno André Martins dos
dc.subject.por.fl_str_mv Setor Ferroviário
Viagens Ferroviárias
Consumo Energético
Tempo de Viagem
Ferramenta de Otimização
Perfil de Velocidades
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Setor Ferroviário
Viagens Ferroviárias
Consumo Energético
Tempo de Viagem
Ferramenta de Otimização
Perfil de Velocidades
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description O setor ferroviário é vital para a mobilidade de pessoas e mercadorias e as viagens fer-roviárias desempenham um papel fundamental a nível socioeconómico, sendo que a sua oti-mização pode permitir viagens de menor consumo energético e/ou mais rápidas. A presente dissertação apresenta uma solução que permite otimizar as viagens ferroviárias. Para tal foi desenvolvida uma ferramenta que disponibiliza três tipos distintos de otimização para viagens ferroviárias: otimização do tempo de viagem, otimização do consumo energético e uma oti-mização combinada de ambas as anteriores. Para determinada viagem ferroviária, ao serem introduzidas as características do trajeto e do veículo ferroviário, a ferramenta desenvolvida retorna o melhor perfil de velocidades encontrado para o tipo de otimização escolhida. O pro-cesso de procura da melhor solução é realizado através de uma metodologia assente nos al-goritmos evolutivos, neste caso algoritmos genéticos, que se apresentam como uma ferra-menta eficaz utilizada para resolver problemas de otimização complexos. Para demonstrar o funcionamento da ferramenta desenvolvida, foram considerados vários tipos distintos de per-cursos: Sintra - Cacém da linha de Sintra (em ambos os sentidos) e o percurso Cascais - Oeiras da linha de Cascais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-08T13:56:07Z
2022-01
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/139629
url http://hdl.handle.net/10362/139629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138093477920768