Otimização de Operação de Composição Ferroviária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/139629 |
Resumo: | O setor ferroviário é vital para a mobilidade de pessoas e mercadorias e as viagens fer-roviárias desempenham um papel fundamental a nível socioeconómico, sendo que a sua oti-mização pode permitir viagens de menor consumo energético e/ou mais rápidas. A presente dissertação apresenta uma solução que permite otimizar as viagens ferroviárias. Para tal foi desenvolvida uma ferramenta que disponibiliza três tipos distintos de otimização para viagens ferroviárias: otimização do tempo de viagem, otimização do consumo energético e uma oti-mização combinada de ambas as anteriores. Para determinada viagem ferroviária, ao serem introduzidas as características do trajeto e do veículo ferroviário, a ferramenta desenvolvida retorna o melhor perfil de velocidades encontrado para o tipo de otimização escolhida. O pro-cesso de procura da melhor solução é realizado através de uma metodologia assente nos al-goritmos evolutivos, neste caso algoritmos genéticos, que se apresentam como uma ferra-menta eficaz utilizada para resolver problemas de otimização complexos. Para demonstrar o funcionamento da ferramenta desenvolvida, foram considerados vários tipos distintos de per-cursos: Sintra - Cacém da linha de Sintra (em ambos os sentidos) e o percurso Cascais - Oeiras da linha de Cascais. |
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Otimização de Operação de Composição FerroviáriaSetor FerroviárioViagens FerroviáriasConsumo EnergéticoTempo de ViagemFerramenta de OtimizaçãoPerfil de VelocidadesDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaO setor ferroviário é vital para a mobilidade de pessoas e mercadorias e as viagens fer-roviárias desempenham um papel fundamental a nível socioeconómico, sendo que a sua oti-mização pode permitir viagens de menor consumo energético e/ou mais rápidas. A presente dissertação apresenta uma solução que permite otimizar as viagens ferroviárias. Para tal foi desenvolvida uma ferramenta que disponibiliza três tipos distintos de otimização para viagens ferroviárias: otimização do tempo de viagem, otimização do consumo energético e uma oti-mização combinada de ambas as anteriores. Para determinada viagem ferroviária, ao serem introduzidas as características do trajeto e do veículo ferroviário, a ferramenta desenvolvida retorna o melhor perfil de velocidades encontrado para o tipo de otimização escolhida. O pro-cesso de procura da melhor solução é realizado através de uma metodologia assente nos al-goritmos evolutivos, neste caso algoritmos genéticos, que se apresentam como uma ferra-menta eficaz utilizada para resolver problemas de otimização complexos. Para demonstrar o funcionamento da ferramenta desenvolvida, foram considerados vários tipos distintos de per-cursos: Sintra - Cacém da linha de Sintra (em ambos os sentidos) e o percurso Cascais - Oeiras da linha de Cascais.The railway sector is vital for the mobility of people and goods, so railway trips play a fundamental role at a socio-economic level and its optimization can allow travelling faster and/or with less energy consumption. This dissertation presents a solution that allows optimiz-ing railway trips. For this purpose, it was developed a tool that provides three different types of optimizations for railway trips: travel time optimization, energy consumption optimization and an optimization that combines both above. For a given railway trip, when the specifications of the route and the railway vehicle are known, the optimization tool returns the best speed profile found for the chosen optimization type. The process of searching for the best solution follows a methodology based on evolutionary algorithms, in this case genetic algorithms, which are an effective tool used to solve complex optimization problems. To demonstrate the functioning of the developed tool, several different types of routes were considered: Sintra - Cacém route on the Sintra line (in both directions) and the Cascais - Oeiras route on the Cascais line.Martins, JoãoRUNSantos, Nuno André Martins dos2022-06-08T13:56:07Z2022-0120212022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/139629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:16:54Zoai:run.unl.pt:10362/139629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:28.641436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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