Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33499 https://doi.org/Borralho, A., Barbosa, E. & Latas, J. (2021). Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora. Revista Lusófona de Educação, 54, 137-155. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09 https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09 |
Resumo: | Este artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola. |
id |
RCAP_bb29b990e916a736ce69207997fefaea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33499 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradoraensino secundárioSão Tomé e Príncipematemáticasistema educativoEste artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola.Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2023-01-16T16:39:31Z2023-01-162021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33499https://doi.org/Borralho, A., Barbosa, E. & Latas, J. (2021). Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora. Revista Lusófona de Educação, 54, 137-155. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09http://hdl.handle.net/10174/33499https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09por137-1551646-401XRevista Lusófona de Educação54DPEamab@uevora.ptbarbosa.elsa@gmail.comjoanarblatas@gmail.comDesafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora229Borralho, AntónioBarbosa, ElsaLatas, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:16.684276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora |
title |
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora |
spellingShingle |
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora Borralho, António ensino secundário São Tomé e Príncipe matemática sistema educativo |
title_short |
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora |
title_full |
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora |
title_fullStr |
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora |
title_full_unstemmed |
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora |
title_sort |
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora |
author |
Borralho, António |
author_facet |
Borralho, António Barbosa, Elsa Latas, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Elsa Latas, Joana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borralho, António Barbosa, Elsa Latas, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino secundário São Tomé e Príncipe matemática sistema educativo |
topic |
ensino secundário São Tomé e Príncipe matemática sistema educativo |
description |
Este artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01T00:00:00Z 2023-01-16T16:39:31Z 2023-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33499 https://doi.org/Borralho, A., Barbosa, E. & Latas, J. (2021). Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora. Revista Lusófona de Educação, 54, 137-155. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09 http://hdl.handle.net/10174/33499 https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33499 https://doi.org/Borralho, A., Barbosa, E. & Latas, J. (2021). Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora. Revista Lusófona de Educação, 54, 137-155. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09 https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
137-155 1646-401X Revista Lusófona de Educação 54 DPE amab@uevora.pt barbosa.elsa@gmail.com joanarblatas@gmail.com Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136704738623488 |