O papel da cultura na publicidade no contexto internacional: um estudo exploratório de Portugal e Angola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/42784 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
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O papel da cultura na publicidade no contexto internacional: um estudo exploratório de Portugal e AngolaThe role of culture in advertising in international context: an exploratory study of Portugal and AngolaPublicidadeCulturaEstratégiaPortugalAngolaInternacionalizaçãoAdvertisingCultureStrategyInternationalizationCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaA internacionalização é cada vez mais recorrente no mundo empresarial, de forma a responder ao desafio da globalização. Com a abertura e alargamento dos mercados, com o aumento da concorrência e do ritmo de inovação, as empresas não se podem limitar a “estar” no mercado, é essencial agir não só pela sobrevivência mas também para alcançar uma posição de mercado favorável no sector onde atuam. Essa internacionalização pode ser feita de várias formas, no entanto as empresas têm de ter competências que as ajudem a progredir no mercado para onde vão. Entre outros, a comunicação é um fator decisivo para a imagem que as empresas têm ou querem alcançar no mercado, bem como a forma como expõem os seus produtos ou serviços, com o objetivo de conquistar novos clientes. Essa comunicação pode ser desenhada através de uma estratégia de publicidade. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber se a cultura influência a estratégia de publicidade das empresas que atuam em Portugal e Angola. Para tal foram desenvolvidas questões de pesquisa, que por conseguinte, deram lugar aos quatro objetivos que estão na base deste estudo. Esta investigação adota uma metodologia qualitativa através de uma entrevista em profundidade, aplicada a profissionais de sete empresas que atuam nos dois países. Assim, foi possível concluir que a cultura de cada país tem influência na estratégia de publicidade de cada empresa. Concluiu-se ainda que, os elementos de publicidade são influenciados pela cultura de cada sociedade. Assim ficou provado que a posição de mercado que as empresas ocupam é determinada pela opção estratégica de publicidade que tomam. Em suma, a cultura é um elemento/agente na estratégia de publicidade, podendo ser um ponto-chave para captar clientes e a atenção de novos mercados.The internationalization it’s each time more recurrent in the business world in order to answer to the challenge of globalization. With the openness and extension of the markets, with increasing of competition and innovation rate, the companies can’t be limited at “keep” on the market. Is mandatory behave looking not only to the maintenance on the their market but also to achieve a favorable position in the sector in which they operate. This internationalization can be done in several ways, however the company has to have skills that help them on continuous progression in the market to where is going. Among others, the communication is an decisive element for the image that the companies own or want to reach on the market, in addition the used method to expose their products or services with the target of get new customers. That communication can be drawn through an advertising strategy. This dissertation have as main purpose to clarify if the culture can influence the strategy of the companies advertising that operate in Portugal and Angola. For such research were made questions, which therefore gave rise to four objectives that are the basis of this study. This inquiry adopt an qualitative methodology through an depth interview, applied to business professionals that operate on both countries. Therefore, it was verified that the culture of each country influences the advertising strategy of each company. It was also concluded that the advertising elements are influenced by the culture of each society. This fact become evident that the market ranking occupied by the companies is being stated according with the strategic selection of advertising. To sum up, the culture is considered an element / agent for the advertising strategy and may be a key point to get new clients and focus of new markets.Eiriz, VascoUniversidade do MinhoCosta, Carla Sofia Torres20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42784por201218429info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:18.487474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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