Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carolina Fernandes de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Conboy, Joseph, Santos, João, Fonseca, Jesuína, Tavares, David, Martins, Dulce, Salema, Maria Helena, Fiuza, Edite, Gama, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3497
Resumo: Investigação recente tem realçado como o feedback do professor pode contribuir para a melhoria das aprendizagens, traduzindo-se no comprometimento presente e futuro do aluno com a escola. O presente estudo pretende apresentar o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o feedback dos professores. Os questionários foram aplicados a uma amostra probabilística de 1089 alunos do 6º, 7º, 9º e 10º anos da escolaridade (mediana da idade=13) em Portugal continental, sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta essencialmente por alunos de nacionalidade portuguesa (96%). Do universo dos casos disponíveis selecionaram-se duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Os dados de uma sub-amostra foram submetidos à análise fatorial exploratória. Os dados de uma segunda sub-amostra independente foram sujeitos a uma análise fatorial confirmatória de forma a testar o modelo estrutural proposto. Estes procedimentos conduziram a uma estrutura composta por duas dimensões. A escala para avaliar a perceção sobre o feedback eficaz apresenta bons índices de consistência interna (α=.84), com a escala que avalia a perceção sobre o feedback não eficaz a revelar uma consistência interna aceitável (α=.71). Assim, a escalas revelam-se úteis e adequadas para uso em futuras pesquisas que acedam às percepções dos alunos sobre o feedback dos professores.
id RCAP_bc3c4d8ee63d94c65f0bbbca3e74e1ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validaçãoAlunos do ensino obrigatórioEscala de perceção sobre feedback dos professoresValidação fatoriaCompulsory schooling studentsPerception scale about teacher feedbackFactorial validationInvestigação recente tem realçado como o feedback do professor pode contribuir para a melhoria das aprendizagens, traduzindo-se no comprometimento presente e futuro do aluno com a escola. O presente estudo pretende apresentar o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o feedback dos professores. Os questionários foram aplicados a uma amostra probabilística de 1089 alunos do 6º, 7º, 9º e 10º anos da escolaridade (mediana da idade=13) em Portugal continental, sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta essencialmente por alunos de nacionalidade portuguesa (96%). Do universo dos casos disponíveis selecionaram-se duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Os dados de uma sub-amostra foram submetidos à análise fatorial exploratória. Os dados de uma segunda sub-amostra independente foram sujeitos a uma análise fatorial confirmatória de forma a testar o modelo estrutural proposto. Estes procedimentos conduziram a uma estrutura composta por duas dimensões. A escala para avaliar a perceção sobre o feedback eficaz apresenta bons índices de consistência interna (α=.84), com a escala que avalia a perceção sobre o feedback não eficaz a revelar uma consistência interna aceitável (α=.71). Assim, a escalas revelam-se úteis e adequadas para uso em futuras pesquisas que acedam às percepções dos alunos sobre o feedback dos professores.Recent research has underscored the importance of teacher feedback on student learning, the development of student identity and school trajectories. The present study sought to present the construction process and validation of a scale that evaluates student perceptions about teacher feedback. The questionnaire was administered to 1089 students attending the 6th, 7th, 9th and 10th grades (median age=13) in continental Portugal. The sample is mainly composed of Portuguese students (96%); 52% are female. From the available data two samples were randomly selected, excluding cases with missing values. A random sample of cases with full data was submitted to exploratory factor analysis. A second random sample then underwent confirmatory factor analysis in order to test the proposed structural model. We arrived at a structure composed of two dimensions. The scale for accessing perceptions about effective feedback presents good internal consistency (α=.84), and an acceptable internal consistency (α=.71) was observed for the scale that accesses perceptions about non effective feedback. Both scales are useful and appropriate for use in future research that accesses students’ perceptions about teacher feedback.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACarvalho, Carolina Fernandes deConboy, JosephSantos, JoãoFonseca, JesuínaTavares, DavidMartins, DulceSalema, Maria HelenaFiuza, EditeGama, Ana Paula2015-03-19T18:51:12Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3497porLaboratório de Psicologia, 11(2), 113-12410.14417/lp.880info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:21Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:24.215694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação
title Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação
spellingShingle Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação
Carvalho, Carolina Fernandes de
Alunos do ensino obrigatório
Escala de perceção sobre feedback dos professores
Validação fatoria
Compulsory schooling students
Perception scale about teacher feedback
Factorial validation
title_short Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação
title_full Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação
title_fullStr Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação
title_full_unstemmed Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação
title_sort Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação
author Carvalho, Carolina Fernandes de
author_facet Carvalho, Carolina Fernandes de
Conboy, Joseph
Santos, João
Fonseca, Jesuína
Tavares, David
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiuza, Edite
Gama, Ana Paula
author_role author
author2 Conboy, Joseph
Santos, João
Fonseca, Jesuína
Tavares, David
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiuza, Edite
Gama, Ana Paula
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carolina Fernandes de
Conboy, Joseph
Santos, João
Fonseca, Jesuína
Tavares, David
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiuza, Edite
Gama, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos do ensino obrigatório
Escala de perceção sobre feedback dos professores
Validação fatoria
Compulsory schooling students
Perception scale about teacher feedback
Factorial validation
topic Alunos do ensino obrigatório
Escala de perceção sobre feedback dos professores
Validação fatoria
Compulsory schooling students
Perception scale about teacher feedback
Factorial validation
description Investigação recente tem realçado como o feedback do professor pode contribuir para a melhoria das aprendizagens, traduzindo-se no comprometimento presente e futuro do aluno com a escola. O presente estudo pretende apresentar o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o feedback dos professores. Os questionários foram aplicados a uma amostra probabilística de 1089 alunos do 6º, 7º, 9º e 10º anos da escolaridade (mediana da idade=13) em Portugal continental, sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta essencialmente por alunos de nacionalidade portuguesa (96%). Do universo dos casos disponíveis selecionaram-se duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Os dados de uma sub-amostra foram submetidos à análise fatorial exploratória. Os dados de uma segunda sub-amostra independente foram sujeitos a uma análise fatorial confirmatória de forma a testar o modelo estrutural proposto. Estes procedimentos conduziram a uma estrutura composta por duas dimensões. A escala para avaliar a perceção sobre o feedback eficaz apresenta bons índices de consistência interna (α=.84), com a escala que avalia a perceção sobre o feedback não eficaz a revelar uma consistência interna aceitável (α=.71). Assim, a escalas revelam-se úteis e adequadas para uso em futuras pesquisas que acedam às percepções dos alunos sobre o feedback dos professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-19T18:51:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3497
url http://hdl.handle.net/10400.12/3497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Laboratório de Psicologia, 11(2), 113-124
10.14417/lp.880
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130075313995776