Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3497 |
Resumo: | Investigação recente tem realçado como o feedback do professor pode contribuir para a melhoria das aprendizagens, traduzindo-se no comprometimento presente e futuro do aluno com a escola. O presente estudo pretende apresentar o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o feedback dos professores. Os questionários foram aplicados a uma amostra probabilística de 1089 alunos do 6º, 7º, 9º e 10º anos da escolaridade (mediana da idade=13) em Portugal continental, sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta essencialmente por alunos de nacionalidade portuguesa (96%). Do universo dos casos disponíveis selecionaram-se duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Os dados de uma sub-amostra foram submetidos à análise fatorial exploratória. Os dados de uma segunda sub-amostra independente foram sujeitos a uma análise fatorial confirmatória de forma a testar o modelo estrutural proposto. Estes procedimentos conduziram a uma estrutura composta por duas dimensões. A escala para avaliar a perceção sobre o feedback eficaz apresenta bons índices de consistência interna (α=.84), com a escala que avalia a perceção sobre o feedback não eficaz a revelar uma consistência interna aceitável (α=.71). Assim, a escalas revelam-se úteis e adequadas para uso em futuras pesquisas que acedam às percepções dos alunos sobre o feedback dos professores. |
id |
RCAP_bc3c4d8ee63d94c65f0bbbca3e74e1ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3497 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validaçãoAlunos do ensino obrigatórioEscala de perceção sobre feedback dos professoresValidação fatoriaCompulsory schooling studentsPerception scale about teacher feedbackFactorial validationInvestigação recente tem realçado como o feedback do professor pode contribuir para a melhoria das aprendizagens, traduzindo-se no comprometimento presente e futuro do aluno com a escola. O presente estudo pretende apresentar o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o feedback dos professores. Os questionários foram aplicados a uma amostra probabilística de 1089 alunos do 6º, 7º, 9º e 10º anos da escolaridade (mediana da idade=13) em Portugal continental, sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta essencialmente por alunos de nacionalidade portuguesa (96%). Do universo dos casos disponíveis selecionaram-se duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Os dados de uma sub-amostra foram submetidos à análise fatorial exploratória. Os dados de uma segunda sub-amostra independente foram sujeitos a uma análise fatorial confirmatória de forma a testar o modelo estrutural proposto. Estes procedimentos conduziram a uma estrutura composta por duas dimensões. A escala para avaliar a perceção sobre o feedback eficaz apresenta bons índices de consistência interna (α=.84), com a escala que avalia a perceção sobre o feedback não eficaz a revelar uma consistência interna aceitável (α=.71). Assim, a escalas revelam-se úteis e adequadas para uso em futuras pesquisas que acedam às percepções dos alunos sobre o feedback dos professores.Recent research has underscored the importance of teacher feedback on student learning, the development of student identity and school trajectories. The present study sought to present the construction process and validation of a scale that evaluates student perceptions about teacher feedback. The questionnaire was administered to 1089 students attending the 6th, 7th, 9th and 10th grades (median age=13) in continental Portugal. The sample is mainly composed of Portuguese students (96%); 52% are female. From the available data two samples were randomly selected, excluding cases with missing values. A random sample of cases with full data was submitted to exploratory factor analysis. A second random sample then underwent confirmatory factor analysis in order to test the proposed structural model. We arrived at a structure composed of two dimensions. The scale for accessing perceptions about effective feedback presents good internal consistency (α=.84), and an acceptable internal consistency (α=.71) was observed for the scale that accesses perceptions about non effective feedback. Both scales are useful and appropriate for use in future research that accesses students’ perceptions about teacher feedback.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACarvalho, Carolina Fernandes deConboy, JosephSantos, JoãoFonseca, JesuínaTavares, DavidMartins, DulceSalema, Maria HelenaFiuza, EditeGama, Ana Paula2015-03-19T18:51:12Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3497porLaboratório de Psicologia, 11(2), 113-12410.14417/lp.880info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:21Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:24.215694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação |
title |
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação |
spellingShingle |
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação Carvalho, Carolina Fernandes de Alunos do ensino obrigatório Escala de perceção sobre feedback dos professores Validação fatoria Compulsory schooling students Perception scale about teacher feedback Factorial validation |
title_short |
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação |
title_full |
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação |
title_fullStr |
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação |
title_full_unstemmed |
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação |
title_sort |
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validação |
author |
Carvalho, Carolina Fernandes de |
author_facet |
Carvalho, Carolina Fernandes de Conboy, Joseph Santos, João Fonseca, Jesuína Tavares, David Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiuza, Edite Gama, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Conboy, Joseph Santos, João Fonseca, Jesuína Tavares, David Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiuza, Edite Gama, Ana Paula |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carolina Fernandes de Conboy, Joseph Santos, João Fonseca, Jesuína Tavares, David Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiuza, Edite Gama, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos do ensino obrigatório Escala de perceção sobre feedback dos professores Validação fatoria Compulsory schooling students Perception scale about teacher feedback Factorial validation |
topic |
Alunos do ensino obrigatório Escala de perceção sobre feedback dos professores Validação fatoria Compulsory schooling students Perception scale about teacher feedback Factorial validation |
description |
Investigação recente tem realçado como o feedback do professor pode contribuir para a melhoria das aprendizagens, traduzindo-se no comprometimento presente e futuro do aluno com a escola. O presente estudo pretende apresentar o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o feedback dos professores. Os questionários foram aplicados a uma amostra probabilística de 1089 alunos do 6º, 7º, 9º e 10º anos da escolaridade (mediana da idade=13) em Portugal continental, sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta essencialmente por alunos de nacionalidade portuguesa (96%). Do universo dos casos disponíveis selecionaram-se duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Os dados de uma sub-amostra foram submetidos à análise fatorial exploratória. Os dados de uma segunda sub-amostra independente foram sujeitos a uma análise fatorial confirmatória de forma a testar o modelo estrutural proposto. Estes procedimentos conduziram a uma estrutura composta por duas dimensões. A escala para avaliar a perceção sobre o feedback eficaz apresenta bons índices de consistência interna (α=.84), com a escala que avalia a perceção sobre o feedback não eficaz a revelar uma consistência interna aceitável (α=.71). Assim, a escalas revelam-se úteis e adequadas para uso em futuras pesquisas que acedam às percepções dos alunos sobre o feedback dos professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-19T18:51:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3497 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Laboratório de Psicologia, 11(2), 113-124 10.14417/lp.880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130075313995776 |