Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Lúcia Alexandra da Cunha Coelho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24511
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
id RCAP_bc3cb3cfa35e714d28639fb505d62459
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário372.41806.90159.946.4Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)A compreensão dos alunos é, cada vez mais, uma das grandes preocupações dos professores que a apontam como uma das principais lacunas num percurso escolar de sucesso. Os jovens leem cada vez mais, mas compreendem cada vez menos. Dominam a sociedade da informação, mas muitos não são capazes de a selecionar, de a aproveitar para construir a sua bagagem de conhecimentos de forma crítica. A grande dificuldade não está na capacidade de ler e escrever enquanto tecnologias, mas na capacidade de as utilizar em diferentes contextos e diferentes práticas discursivas. Este trabalho pretende, assim, tentar perceber as perceções dos professores face à compreensão dos seus alunos e às causas que a dificultam e tentar encontrar estratégias no sentido de colmatar essas dificuldades, de forma a criar leitores críticos, capazes de enfrentar a sociedade que os rodeia, capazes de ler diferentes discursos, diferentes linguagens e diferentes suportes, interagindo com outras experiências de leitura e serem capazes de o fazer sempre com olhos críticos. Para tal, foi elaborado um questionário que pretendia identificar as práticas de leitura em sala de aula nas diferentes disciplinas e confrontá-las com a forma como, posteriormente, é solicitado aos alunos que apresentem o que aprenderam. Por fim, perceber, na perspetiva dos professores, quais as causas dessas dificuldades. As respostas dos inquiridos apontam para aquilo que já alguns estudos puderam confirmar: os professores, apesar das inovações que se têm vindo a dar a nível pedagógico, continuam a adotar recursos pedagógicos tradicionais, como o manual, os registos no quadro, fichas formativas e informativas, etc. e práticas centradas mais no professor do que no aluno, retirando-lhe a possibilidade de ter um papel mais ativo no processo ensino- aprendizagem. Facilitam demasiado a tarefa dos alunos, mas ao fazê-lo impossibilitam-nos de construir o seu próprio conhecimento através da pesquisa, do debate, do espirito critico, do aplicar. Alguns professores têm consciência dessa realidade e gostavam de adotar outras práticas mais atrativas e menos redutoras, mas esbarram-se com o cumprimento dos programas e com a falta de tempo.Teachers often refer students’ reading problems as one of the most important causes of their failure at school. Students read more and more, however they understand less and less. On the one hand students can successfully deal with new communication techniques, but on the other hand they struggle when they read. Many are unable to select information so as to take advantage out of it to build their own knowledge in a critical way. They are often unable to understand what they read and therefore they don’t involve reading in their knowledge acquisition processes. The big problem doesn’t rely in their ability to read and write while using new communication techniques, however in their ability in using them in different contexts and in speaking. This dissertation aims at identifying teachers’ conceptions about students’ reading difficulties and their causes so as to minimize them and help building critical readers, able to face their society, able to read different texts, in different languages and with different supports by being also able to interact with other reading experiences and, by doing so, develop their critical point of view. The study is based on a questionnaire in which teachers from different content areas are inquired about reading activities they develop in their classes; they also stated their opinions about student’s reading skills, their comprehension difficulties and their causes of such problems. The answers might go more or less in the same direction as certain studies have already stated. Although teachers have more and more access to technologies in their classrooms, they still go on using a very traditional teaching method, eg. book, blackboard, worksheets, formative tests, tests, among others, and teaching ends up being more centred on the teacher him-/herself than on students, and this way, taking them away the possibility of taking a more active role in the teaching-learning process. Teachers make students tasks too easy and, by doing so, they end up making it impossible for them to build their own knowledge based on research, debate, questioning and applying it. Some teachers are aware of that reality and would like to try out other more attractive and less reducing methods, but, unfortunately, they can’t, because they are obliged to accomplish a certain curriculum in a very short period of time.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoFigueiredo, Lúcia Alexandra da Cunha Coelho20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:13.677867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário
title Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário
spellingShingle Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário
Figueiredo, Lúcia Alexandra da Cunha Coelho
372.41
806.90
159.946.4
title_short Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário
title_full Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário
title_fullStr Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário
title_sort Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário
author Figueiredo, Lúcia Alexandra da Cunha Coelho
author_facet Figueiredo, Lúcia Alexandra da Cunha Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Lúcia Alexandra da Cunha Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv 372.41
806.90
159.946.4
topic 372.41
806.90
159.946.4
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24511
url http://hdl.handle.net/1822/24511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132833725284352