A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Eduarda Alexandra Baltazar da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19300
Resumo: O presente relatório tem como objetivo uma reflexão teoricamente sustentada sobre alguns episódios do meu percurso profissional que considero muito significativos, pela repercussão que tiveram na construção do meu “eu” profissional. Destaco a função de orientadora de estágio, que desempenhei durante o ano letivo 2007/2008 e, as consequências pessoais e institucionais que o desempenho desse cargo desencadearam. Refletindo sobre esse ano, destaco dois aspetos principais:  Por um lado, o crescimento pessoal e profissional configurando uma viragem muito importante na minha forma de ser professora por uma visão mais exigente do papel que desempenho na escola e na sociedade;  Por outro lado, a importância da supervisão e da avaliação no desenvolvimento e na identidade profissional. Toda a reflexão foi feita à luz de quadros teóricos atualizados das Ciências da Educação, nomeadamente no que respeita à prática reflexiva e ao trabalho colaborativo, à supervisão e à avaliação, à autonomia e ao desenvolvimento profissional.
id RCAP_bcff101bdd45d3f7ec49087ba42bc837
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissionalMudançaReflexãoSupervisãoAvaliaçãoDesenvolvimento e identidade profissionalChangeReflectionSupervisionEvaluationDevelopment and professional identityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como objetivo uma reflexão teoricamente sustentada sobre alguns episódios do meu percurso profissional que considero muito significativos, pela repercussão que tiveram na construção do meu “eu” profissional. Destaco a função de orientadora de estágio, que desempenhei durante o ano letivo 2007/2008 e, as consequências pessoais e institucionais que o desempenho desse cargo desencadearam. Refletindo sobre esse ano, destaco dois aspetos principais:  Por um lado, o crescimento pessoal e profissional configurando uma viragem muito importante na minha forma de ser professora por uma visão mais exigente do papel que desempenho na escola e na sociedade;  Por outro lado, a importância da supervisão e da avaliação no desenvolvimento e na identidade profissional. Toda a reflexão foi feita à luz de quadros teóricos atualizados das Ciências da Educação, nomeadamente no que respeita à prática reflexiva e ao trabalho colaborativo, à supervisão e à avaliação, à autonomia e ao desenvolvimento profissional.This report aims to be a theoretically supported reflection on some episodes of my career which I regard as very significant, for the impact they had on my professional self. I highlight the function of internship advisor I carried out during the school year of 2007/2008 and the personal and institutional consequences that were triggered by that performance. Reflecting on that year, I highlight two main aspects:  On the one hand, the personal and professional growth that set a very important turning point on the way I teach for a more demanding way to look at the role I play in school and society;  On the other hand, the importance of supervision and evaluation on development and professional identity. All of my considerations were made in the light of current theoretical frame work of Educational Sciences, in particular what regards reflective practice and cooperative work, supervision and evaluation, autonomy and professional development.Roldão, Maria do Céu NevesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarneiro, Eduarda Alexandra Baltazar da Silva2016-03-10T15:26:26Z2015-11-1020152015-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19300TID:201491125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:10.455734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional
title A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional
spellingShingle A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional
Carneiro, Eduarda Alexandra Baltazar da Silva
Mudança
Reflexão
Supervisão
Avaliação
Desenvolvimento e identidade profissional
Change
Reflection
Supervision
Evaluation
Development and professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional
title_full A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional
title_fullStr A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional
title_sort A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional
author Carneiro, Eduarda Alexandra Baltazar da Silva
author_facet Carneiro, Eduarda Alexandra Baltazar da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roldão, Maria do Céu Neves
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Eduarda Alexandra Baltazar da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança
Reflexão
Supervisão
Avaliação
Desenvolvimento e identidade profissional
Change
Reflection
Supervision
Evaluation
Development and professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Mudança
Reflexão
Supervisão
Avaliação
Desenvolvimento e identidade profissional
Change
Reflection
Supervision
Evaluation
Development and professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório tem como objetivo uma reflexão teoricamente sustentada sobre alguns episódios do meu percurso profissional que considero muito significativos, pela repercussão que tiveram na construção do meu “eu” profissional. Destaco a função de orientadora de estágio, que desempenhei durante o ano letivo 2007/2008 e, as consequências pessoais e institucionais que o desempenho desse cargo desencadearam. Refletindo sobre esse ano, destaco dois aspetos principais:  Por um lado, o crescimento pessoal e profissional configurando uma viragem muito importante na minha forma de ser professora por uma visão mais exigente do papel que desempenho na escola e na sociedade;  Por outro lado, a importância da supervisão e da avaliação no desenvolvimento e na identidade profissional. Toda a reflexão foi feita à luz de quadros teóricos atualizados das Ciências da Educação, nomeadamente no que respeita à prática reflexiva e ao trabalho colaborativo, à supervisão e à avaliação, à autonomia e ao desenvolvimento profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-10
2015
2015-11-10T00:00:00Z
2016-03-10T15:26:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/19300
TID:201491125
url http://hdl.handle.net/10400.14/19300
identifier_str_mv TID:201491125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131844869881856