Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: São Bento, João Luís Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28810
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_bd6cf26f6c00147597f5c58758272d12
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao géneroEducação físicaEscolaEstágioAptidão físicaRendimento académicoPhysical educationSchoolInternshipPhysical fitnessAcademic achievement796:372.879.6372.879.6:796Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO ano de estágio profissional é muito importante para a noção da realidade nas escolas e para evolução de um professor. Assim, a elaboração deste relatório destina-se a retratar o processo de formação individual baseado na reflexão crítica de tudo o que foi desenvolvido. Este documento começa com a apresentação das expetativas iniciais e seguido de um enquadramento contextual. Seguidamente são descritos a intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade. Nestas últimas áreas, são descritas todas as dificuldades, bem como estratégias de resolução levadas a cabo durante o ano letivo. Por fim, aborda o desenvolvimento profissional e de investigação, ou seja, a investigação que foi levada a cabo durante este ano letivo, apresentando a relação entre a aptidão física e o rendimento académico, averiguando se existem diferenças entre géneros. O objetivo deste estudo foi o de verificar as associações entre a aptidão física e rendimento académico, e verificar as diferenças existentes entre géneros, numa perspetiva longitudinal. A amostra, é constituída por 233 alunos do 12º ano, que frequentaram a escola nos anos letivos 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012. No que aos resultados diz respeito pode-se aferir que existe uma relação positiva entre a quase todos os testes de aptidão física e o rendimento académico (p <0,05), sendo esta relação mais acentuada nas meninas. Para finalizar, são apresentadas as considerações finais, debruçando-me sobre a importância deste estágio para o meu futuro.The year of professional internship is very important for the notion of reality in schools and evolution of a teacher. Thus, this report is intended to portray the process of individual training based on critical reflection of all that has been developed. This report begins with the presentation of initial expectations followed a contextual framework. After we describe the pedagogical intervention in teachinglearning process, participation in school and relationship with the community. In these latter areas we describe all the difficulties and coping strategies undertaken during the school year. Finally, it addresses the professional development and research, namely the investigation that was carried out during this school year, showing the relationship between physical fitness and academic achievement ascertaining if there are differences between genders. The objective of this study was to verify the associations between physical fitness and academic achievement, and verify the differences between genders in a longitudinal perspective. The sample comprised 233 students from 12th year, who attended the school in the academic years 2009/2010, 2010/2011 and 2011/2012. The results showed a positive relationship between almost all tests of physical fitness and academic achievement (p <0.05), this relationship was stronger in girls. To finalize, concluding remarks are presented, addressing the importance of this internship for my future.Santos, RuteUniversidade do MinhoSão Bento, João Luís Sousa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28810por201217147info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:37.151307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género
title Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género
spellingShingle Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género
São Bento, João Luís Sousa
Educação física
Escola
Estágio
Aptidão física
Rendimento académico
Physical education
School
Internship
Physical fitness
Academic achievement
796:372.879.6
372.879.6:796
title_short Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género
title_full Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género
title_fullStr Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género
title_full_unstemmed Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género
title_sort Estudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género
author São Bento, João Luís Sousa
author_facet São Bento, João Luís Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rute
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv São Bento, João Luís Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escola
Estágio
Aptidão física
Rendimento académico
Physical education
School
Internship
Physical fitness
Academic achievement
796:372.879.6
372.879.6:796
topic Educação física
Escola
Estágio
Aptidão física
Rendimento académico
Physical education
School
Internship
Physical fitness
Academic achievement
796:372.879.6
372.879.6:796
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28810
url http://hdl.handle.net/1822/28810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201217147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132855195926528