A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sara Patrícia Matos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20906
Resumo: A inclusão de crianças com NEE tem vindo a ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender a perceção dos pais perante a inclusão, sendo este o principal objetivo deste estudo de carácter qualitativo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vista à melhor compreensão da problemática explorada.Participaram neste estudo 8 mães de uma escola pública de Vila Nova de Famalicão. Os dados foram recolhidos através da entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. No presente estudo constatou-se que as mães são favoráveis à inclusão, demonstrando credibilidade neste processo, mencionando o desejo de acolhimento da criança e diversas vantagens como a aceitação social, a aprendizagem, relação com os colegas, e desenvolvimento de competências sociais.
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