A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20906 |
Resumo: | A inclusão de crianças com NEE tem vindo a ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender a perceção dos pais perante a inclusão, sendo este o principal objetivo deste estudo de carácter qualitativo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vista à melhor compreensão da problemática explorada.Participaram neste estudo 8 mães de uma escola pública de Vila Nova de Famalicão. Os dados foram recolhidos através da entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. No presente estudo constatou-se que as mães são favoráveis à inclusão, demonstrando credibilidade neste processo, mencionando o desejo de acolhimento da criança e diversas vantagens como a aceitação social, a aprendizagem, relação com os colegas, e desenvolvimento de competências sociais. |
id |
RCAP_bdf51aced3cbf662c78dca04204e06db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20906 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas EspeciaisNecessidades Educativas EspeciaisInclusãoPerceção ParentalSpecial Needs EducationInclusionParental PerceptionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA inclusão de crianças com NEE tem vindo a ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender a perceção dos pais perante a inclusão, sendo este o principal objetivo deste estudo de carácter qualitativo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vista à melhor compreensão da problemática explorada.Participaram neste estudo 8 mães de uma escola pública de Vila Nova de Famalicão. Os dados foram recolhidos através da entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. No presente estudo constatou-se que as mães são favoráveis à inclusão, demonstrando credibilidade neste processo, mencionando o desejo de acolhimento da criança e diversas vantagens como a aceitação social, a aprendizagem, relação com os colegas, e desenvolvimento de competências sociais.The inclusion of children with Special Educational Needs is being achieve a particular relevance in schools. Thus, it is essential to understand the parents’ perception towards inclusion, being this the main objective of this qualitative study. It was used a qualitative approach to a better comprehension of the problematic explored. In this study it was used a sample of 8 mothers from a public school in Vila Nova de Famalicão. Data were collected with semi-structured interviews and submitted to content analysis. In the present study it was found that mothers are favorable to inclusion, showing credibility in this process, mention the desire of child’s care and several advantages as social acceptance, learning, relationship with colleagues and the development of social skills.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMiranda, Sara Patrícia Matos2016-10-20T14:41:28Z2016-06-0120162016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20906TID:201557584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:18.743890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais |
title |
A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais |
spellingShingle |
A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais Miranda, Sara Patrícia Matos Necessidades Educativas Especiais Inclusão Perceção Parental Special Needs Education Inclusion Parental Perception Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais |
title_full |
A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais |
title_fullStr |
A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais |
title_full_unstemmed |
A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais |
title_sort |
A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais |
author |
Miranda, Sara Patrícia Matos |
author_facet |
Miranda, Sara Patrícia Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Sara Patrícia Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades Educativas Especiais Inclusão Perceção Parental Special Needs Education Inclusion Parental Perception Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Necessidades Educativas Especiais Inclusão Perceção Parental Special Needs Education Inclusion Parental Perception Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A inclusão de crianças com NEE tem vindo a ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender a perceção dos pais perante a inclusão, sendo este o principal objetivo deste estudo de carácter qualitativo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vista à melhor compreensão da problemática explorada.Participaram neste estudo 8 mães de uma escola pública de Vila Nova de Famalicão. Os dados foram recolhidos através da entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. No presente estudo constatou-se que as mães são favoráveis à inclusão, demonstrando credibilidade neste processo, mencionando o desejo de acolhimento da criança e diversas vantagens como a aceitação social, a aprendizagem, relação com os colegas, e desenvolvimento de competências sociais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20T14:41:28Z 2016-06-01 2016 2016-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/20906 TID:201557584 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/20906 |
identifier_str_mv |
TID:201557584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131859007832064 |