A Gamificação através das tecnologias digitais no Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tereso, Pedro Afonso Calé
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12068
Resumo: A Gamificação digital proporciona novas experiências utilizando a metodologia da gamificação, recorrendo a elementos somente digitais (Deterding et al., 2011). Esta poderá ser utilizada para conciliar elementos com que o aprendente do século XXI está familiarizado no processo de aprendizagem. As noções de Digital Natives e de Digital immigrant podem causar mudanças profícuas no ensino do Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico (CEB), (Prensky, 2001). Com o nosso projeto, propomos-mos mostrar que a gamificação digital pode influenciar a motivação, a participação e o comportamento dos alunos (Foncubierta & Rodríguez, 2015). Procurou-se elencar o papel das tecnologias digitais na gamificação e nos alunos, mostrando que existem diferenças entre a gamificação dita “tradicional” e gamificação digital (Deterding et al. 2011; Fernández-Corbacho, 2014). Desenvolvemos um estudo de caso, realizado com alunos do 3º ano de uma escola pública de Vila Nova de Gaia, tendo como objetivo responder às questões que fundamentaram a investigação. Foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, tais como: registos de observação, inquéritos e entrevistas nos diferentes contextos. Desta forma, através dos resultados obtidos constatou-se que a gamificação digital pode contribuir para um aumento da motivação, no que concerne o comportamento e o envolvimento dos alunos durante as sessões ministradas.
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