Do ensino presencial ao E@D: educação em valores com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em situação de pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32447 |
Resumo: | A Sociedade sofre permanentemente modificações que afetam o seu ethos. Alguns professores afirmam haver uma redução de valores morais nos quadros axiológicos da população discente atual. Para inverter esta situação, é necessário investir na promoção de uma Educação em Valores intencional desde os primeiros anos de escolarização. A Escola é um dos pilares fundamentais na formação e desenvolvimento moral de cada indivíduo, juntamente com os pilares de Família e Sociedade. É no âmago da Família que são transmitidos os primeiros valores e vivenciadas as primeiras experiências. Contudo, é na Escola e na Sociedade que essas experiências são ampliadas, propiciando o contacto e aquisição de valores e costumes diferenciados aos do seio familiar. Estes três pilares contribuem para o quadro axiológico de cada indivíduo, o qual é mutável, reformulando-se consoante as suas vivências. O estudo apresentado neste trabalho visou desenvolver uma Educação em Valores com alunos do 4.º ano de escolaridade, integrando aprendizagens curriculares de várias disciplinas. A implementação da intervenção educativa ocorreu na modalidade de Ensino a Distância (E@D), após o encerramento das escolas a nível nacional devido à pandemia COVID-19. Foram necessários reajustes como a reestruturação das atividades da intervenção, a conversão das aulas presenciais em sessões síncronas e assíncronas, a redução do contacto diário entre o professor e os alunos, o acompanhamento assíduo por parte dos Encarregados de Educação (EE) e o consequente fortalecimento do seu vínculo com os professores. Recolheram-se dados através de observação participante, recolha documental e questionários, um dirigido aos alunos e outro aos seus EE. A necessidade de rápida adaptação ao E@D limitou a envolvência dos alunos na intervenção, verificando-se uma fraca adesão na concretização das atividades. Para este resultado contribuíram ainda as dificuldades sentidas pelos EE em apoiar e acompanhar as sessões síncronas e assíncronas dos seus educandos. Observou-se uma diversidade de quadros axiológicos nos alunos, sem ter sido possível identificar padrões. A intervenção dinamizada parece ter tido algum impacto nas aprendizagens axiológicas dos alunos, tendo os pilares Sociedade, Família e Escola sido evidenciados como fundamentais na transmissão de valores. Os resultados revelam ainda que os alunos possuem quadros axiológicos instáveis, possivelmente devido à falta de maturidade. A realização deste estudo permitiu compreender que os quadros axiológicos são singulares a cada indivíduo e que acompanham modificações decorridas no seio familiar, escolar e social. Considera-se que o professor deve fomentar aprendizagens com enfoque moral, que apoie a formação e desenvolvimento moral dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos cívicos e críticos. |
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Do ensino presencial ao E@D: educação em valores com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em situação de pandemiaEducação em valores1.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino a distânciaPandemia COVID-19Tecnologias digitais no ensinoA Sociedade sofre permanentemente modificações que afetam o seu ethos. Alguns professores afirmam haver uma redução de valores morais nos quadros axiológicos da população discente atual. Para inverter esta situação, é necessário investir na promoção de uma Educação em Valores intencional desde os primeiros anos de escolarização. A Escola é um dos pilares fundamentais na formação e desenvolvimento moral de cada indivíduo, juntamente com os pilares de Família e Sociedade. É no âmago da Família que são transmitidos os primeiros valores e vivenciadas as primeiras experiências. Contudo, é na Escola e na Sociedade que essas experiências são ampliadas, propiciando o contacto e aquisição de valores e costumes diferenciados aos do seio familiar. Estes três pilares contribuem para o quadro axiológico de cada indivíduo, o qual é mutável, reformulando-se consoante as suas vivências. O estudo apresentado neste trabalho visou desenvolver uma Educação em Valores com alunos do 4.º ano de escolaridade, integrando aprendizagens curriculares de várias disciplinas. A implementação da intervenção educativa ocorreu na modalidade de Ensino a Distância (E@D), após o encerramento das escolas a nível nacional devido à pandemia COVID-19. Foram necessários reajustes como a reestruturação das atividades da intervenção, a conversão das aulas presenciais em sessões síncronas e assíncronas, a redução do contacto diário entre o professor e os alunos, o acompanhamento assíduo por parte dos Encarregados de Educação (EE) e o consequente fortalecimento do seu vínculo com os professores. Recolheram-se dados através de observação participante, recolha documental e questionários, um dirigido aos alunos e outro aos seus EE. A necessidade de rápida adaptação ao E@D limitou a envolvência dos alunos na intervenção, verificando-se uma fraca adesão na concretização das atividades. Para este resultado contribuíram ainda as dificuldades sentidas pelos EE em apoiar e acompanhar as sessões síncronas e assíncronas dos seus educandos. Observou-se uma diversidade de quadros axiológicos nos alunos, sem ter sido possível identificar padrões. A intervenção dinamizada parece ter tido algum impacto nas aprendizagens axiológicas dos alunos, tendo os pilares Sociedade, Família e Escola sido evidenciados como fundamentais na transmissão de valores. Os resultados revelam ainda que os alunos possuem quadros axiológicos instáveis, possivelmente devido à falta de maturidade. A realização deste estudo permitiu compreender que os quadros axiológicos são singulares a cada indivíduo e que acompanham modificações decorridas no seio familiar, escolar e social. Considera-se que o professor deve fomentar aprendizagens com enfoque moral, que apoie a formação e desenvolvimento moral dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos cívicos e críticos.The Society is constantly undergoing changes that affect its ethos. Some teachers claim that there is a reduction in moral values in the axiological framework of the current student population. To reverse this situation, it is important to invest in the promotion of an intentional Education in Values, right since the first years of schooling. The School is one of the fundamental pillars in the individual’s moral formation and development, together with the pillars of Family and Society. It is within the Family that the first values are transmitted, and the first experiences are lived. However, it is at school and in society that these experiences are expanded, providing contact and acquisition of values and customs different from those of the family. These three pillars contribute to the axiological framework of the individual, which is changeable, reformulating itself according to experiences. The study presented in this work aimed to develop an Education in Values with students from the 4th school year, integrating curricular learning from various disciplines. The implementation of the educational intervention occurred in the Distance Learning (DL) modality, after the closure of schools at national level due to the COVID-19 pandemic. Readjustments were necessary, such as the restructuring of the intervention activities, the conversion of face-to-face lessons into synchronous and asynchronous sessions, the reduction of daily contact between the teacher and the students, assiduous monitoring by students’ parents and the consequent strengthening of their bond with teachers. Data were collected through participant observation, documentary collection and questionnaires, one addressed to students and the other to their parents. The need for quick adaptation to DL limited the involvement of students in the intervention, with a weak adherence to the activities. To this result also contributed the difficulties experienced by parents in supporting and accompanying the synchronous and asynchronous sessions of their children. It was observed a diversity of axiological frameworks in the students, without been possible to identify patterns. The intervention seems to have had an impact on the students' axiological learning, with the pillars Society, Family and School being shown to be fundamental in the transmission of values. The results also reveal that students have unstable axiological frameworks, possibly due to lack of maturity. The realization of this study allowed us to understand that the axiological frameworks are unique to each individual and that they accompany changes that took place in the family, school and social environment. It is considered that the teacher should encourage learning with a moral focus, which supports the training and moral development of students, contributing to the formation of civic and critical citizens.2021-10-25T09:42:13Z2021-02-11T00:00:00Z2021-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32447porPinto, Ana Catarina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:33Zoai:ria.ua.pt:10773/32447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:06.988269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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