TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-59852022000100036 |
Resumo: | RESUMO INTRODUÇÃO: O grupo dos iogurtes e leites fermentados é uma das categorias de alimentos que apresenta quantidades elevadas de açúcar adicionado. O consumo excessivo de açúcar está associado à prevalência de doenças crónicas como a obesidade e a diabetes. OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo avaliar o teor de açúcar presente nos iogurtes sólidos de aroma de seis marcas com mais vendas a operar no mercado português (três marcas da distribuição e três marcas de fornecedor com mais vendas de iogurtes sólidos de aroma). METODOLOGIA: Os dados foram recolhidos através da declaração nutricional dos iogurtes disponibilizada no comércio eletrónico, assim como, nos respetivos supermercados, de forma presencial. RESULTADOS: Foram avaliados 33 iogurtes (marcas da distribuição n=16 e marcas de fornecedor n=17). Em média, os teores de açúcar dos iogurtes das marcas da distribuição (10,31g) foram ligeiramente inferiores aos produtos das marcas de fornecedor (10,88g). Das seis marcas de produto estudadas, apenas uma marca apresentou diferentes teores de açúcar conforme o aroma do iogurte. Apenas 16 iogurtes cumpriram com as recomendações impostas pela Direção Geral da Saúde ≤10g (48,5%) enquanto 17 iogurtes tinham um teor de açúcar >10g (51,5%). CONCLUSÕES: Apesar de se verificar uma preocupação na redução dos teores de açúcar adicionado nos iogurtes, ainda é insuficiente. É essencial o esforço e colaboração por parte da indústria alimentar na reformulação destes produtos. |
id |
RCAP_beaa57352c1186e571f869917fcce8e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2183-59852022000100036 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGALAçúcarAromaIogurteMarcas de fornecedorMarcas da distribuiçãoRESUMO INTRODUÇÃO: O grupo dos iogurtes e leites fermentados é uma das categorias de alimentos que apresenta quantidades elevadas de açúcar adicionado. O consumo excessivo de açúcar está associado à prevalência de doenças crónicas como a obesidade e a diabetes. OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo avaliar o teor de açúcar presente nos iogurtes sólidos de aroma de seis marcas com mais vendas a operar no mercado português (três marcas da distribuição e três marcas de fornecedor com mais vendas de iogurtes sólidos de aroma). METODOLOGIA: Os dados foram recolhidos através da declaração nutricional dos iogurtes disponibilizada no comércio eletrónico, assim como, nos respetivos supermercados, de forma presencial. RESULTADOS: Foram avaliados 33 iogurtes (marcas da distribuição n=16 e marcas de fornecedor n=17). Em média, os teores de açúcar dos iogurtes das marcas da distribuição (10,31g) foram ligeiramente inferiores aos produtos das marcas de fornecedor (10,88g). Das seis marcas de produto estudadas, apenas uma marca apresentou diferentes teores de açúcar conforme o aroma do iogurte. Apenas 16 iogurtes cumpriram com as recomendações impostas pela Direção Geral da Saúde ≤10g (48,5%) enquanto 17 iogurtes tinham um teor de açúcar >10g (51,5%). CONCLUSÕES: Apesar de se verificar uma preocupação na redução dos teores de açúcar adicionado nos iogurtes, ainda é insuficiente. É essencial o esforço e colaboração por parte da indústria alimentar na reformulação destes produtos.Associação Portuguesa de Nutrição2022-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-59852022000100036Acta Portuguesa de Nutrição n.28 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-59852022000100036Costa,AlexandraLobato,InêsDelgado,MayumiFialho,Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:31:12Zoai:scielo:S2183-59852022000100036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:24.800047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGAL |
title |
TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGAL |
spellingShingle |
TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGAL Costa,Alexandra Açúcar Aroma Iogurte Marcas de fornecedor Marcas da distribuição |
title_short |
TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGAL |
title_full |
TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGAL |
title_fullStr |
TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGAL |
title_sort |
TEOR DE AÇÚCAR NOS IOGURTES SÓLIDOS DE AROMA: COMPARAÇÃO ENTRE AS MARCAS COM MAIS VENDAS EM PORTUGAL |
author |
Costa,Alexandra |
author_facet |
Costa,Alexandra Lobato,Inês Delgado,Mayumi Fialho,Sónia |
author_role |
author |
author2 |
Lobato,Inês Delgado,Mayumi Fialho,Sónia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Alexandra Lobato,Inês Delgado,Mayumi Fialho,Sónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Açúcar Aroma Iogurte Marcas de fornecedor Marcas da distribuição |
topic |
Açúcar Aroma Iogurte Marcas de fornecedor Marcas da distribuição |
description |
RESUMO INTRODUÇÃO: O grupo dos iogurtes e leites fermentados é uma das categorias de alimentos que apresenta quantidades elevadas de açúcar adicionado. O consumo excessivo de açúcar está associado à prevalência de doenças crónicas como a obesidade e a diabetes. OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo avaliar o teor de açúcar presente nos iogurtes sólidos de aroma de seis marcas com mais vendas a operar no mercado português (três marcas da distribuição e três marcas de fornecedor com mais vendas de iogurtes sólidos de aroma). METODOLOGIA: Os dados foram recolhidos através da declaração nutricional dos iogurtes disponibilizada no comércio eletrónico, assim como, nos respetivos supermercados, de forma presencial. RESULTADOS: Foram avaliados 33 iogurtes (marcas da distribuição n=16 e marcas de fornecedor n=17). Em média, os teores de açúcar dos iogurtes das marcas da distribuição (10,31g) foram ligeiramente inferiores aos produtos das marcas de fornecedor (10,88g). Das seis marcas de produto estudadas, apenas uma marca apresentou diferentes teores de açúcar conforme o aroma do iogurte. Apenas 16 iogurtes cumpriram com as recomendações impostas pela Direção Geral da Saúde ≤10g (48,5%) enquanto 17 iogurtes tinham um teor de açúcar >10g (51,5%). CONCLUSÕES: Apesar de se verificar uma preocupação na redução dos teores de açúcar adicionado nos iogurtes, ainda é insuficiente. É essencial o esforço e colaboração por parte da indústria alimentar na reformulação destes produtos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-59852022000100036 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-59852022000100036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-59852022000100036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Nutrição |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Nutrição |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Portuguesa de Nutrição n.28 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553983104876544 |