Contingências do trabalho contingente : contratos psicológicos, atractividade do cliente, insegurança no trabalho e empregabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/693 |
Resumo: | Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos do Trabalho e das Organizações), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 |
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Contingências do trabalho contingente : contratos psicológicos, atractividade do cliente, insegurança no trabalho e empregabilidadeInsegurança profissionalEmpregabilidadeContratos psicológicosTeses de mestradoTese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos do Trabalho e das Organizações), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008Assumindo como enquadramento teórico basilar a literatura no âmbito do Contrato Psicológico, o presente estudo debruça-se sobre as relações tripartidas de emprego contingente, as quais envolvem o colaborador contingente, a agência empregadora e a organização cliente, na qual este colaborador desempenha as suas funções. A presente investigação visa explorar, empiricamente, o contrato psicológico dos colaboradores contingentes, partindo da premissa de que a percepção de cumprimento das obrigações da agência é influenciada pela percepção de cumprimento das obrigações do cliente, pela atractividade deste mesmo cliente, pela insegurança no trabalho e pela empregabilidade. As hipóteses colocadas foram testadas com base em questionários respondidos por colaboradores de quatro agências, localizadas em Portugal. A amostra abrangia oitenta e oito colaboradores diferenciados que trabalhavam em organizações clientes, cujas actividades se enquadravam no sector financeiro e no sector das tecnologias de informação. Os resultados obtidos sugerem que a percepção de cumprimento das obrigações da agência é influenciada positivamente pela percepção de cumprimento das obrigações do cliente. A segunda hipótese apresentada não foi corroborada, na medida em que não se verificou uma influência significativa por parte da atractividade da organização cliente, na percepção de cumprimento das obrigações da agência. Adicionalmente, os resultados demonstraram que a percepção de cumprimento das obrigações da agência é influenciada negativamente pela percepção de insegurança no trabalho, o que suporta a terceira hipótese em análise. No que concerne à quarta hipótese, os resultados não a suportaram, não se constatando uma influência significativa da percepção de empregabilidade, na percepção de cumprimento das obrigações da agência. Numa secção final, os resultados mencionados são discutidos, sendo apresentadas as implDrawing on psychological contract literature, the present study examines the emerging contingent employment relationships, which involve the contingent employee, the employing agency and the client organization on whose premises the contingent employee works. This investigation will empirically explore the psychological contracts of contingent employees, anticipating that the perceived fulfilment of agency's obligations is influenced by the perceived fulfilment of client's obligations, by client organization attractiveness, by job insecurity and by employability. We tested our hypotheses using a survey collected from employees working in four Portuguese agencies. The sample included eighty-eight white-collared employees, working for client organizations in the financial and information technologies sectors. The results suggest that the perceived fulfilment of agency's obligations is positively influenced by the perceived fulfilment of client organization's obligations. Our second hypothesis was not supported by the results, meaning that perceived client organization attractiveness did not significantly influence the perceived fulfilment of agency's obligations. Furthermore, as expected, we found that the fulfilment of agency's perceived obligations is negatively influenced by the perception of job insecurity. Concerning our fourth hypothesis, it was not supported by the results, meaning that the perceived fulfilment of agency's obligations is not influenced by the perception of employability. In a final section, the obtained results are discussed and their possible implications on human resource practices for contingent employees are presented. There will also be suggested some new paths for future investigations.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaFontinha, Ana Rita Ramos2010-07-21T10:51:34Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:27.810493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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