A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Almerindo Janela
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: Estêvão, Carlos V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/541
Resumo: Os autores procuram pôr em evidência a importância que diferentes teorias, e algumas formas de organização do trabalho, atribuíram à avaliação em contexto organizacional. Para o efeito, escolheram alguns traços mais expressivos do percurso que esta problemática tem efectuado, partindo das primeiras referências que lhe são feitas, de forma implícita ou explícita, nas teorias sobre as organizações produtivas, até chegar às teorias mais recentes sobre as organizações educativas. Ensaia-se, assim, uma primeira síntese exploratória que articula, sempre que possível, a evolução diacrónica e as nuances que a problemática da avaliação foi assumindo nas diferentes perspectivas organizacionais (escolares e não escolares).
id RCAP_bf0f4090aa7dc05be3fd66d083cb1322
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparadosOs autores procuram pôr em evidência a importância que diferentes teorias, e algumas formas de organização do trabalho, atribuíram à avaliação em contexto organizacional. Para o efeito, escolheram alguns traços mais expressivos do percurso que esta problemática tem efectuado, partindo das primeiras referências que lhe são feitas, de forma implícita ou explícita, nas teorias sobre as organizações produtivas, até chegar às teorias mais recentes sobre as organizações educativas. Ensaia-se, assim, uma primeira síntese exploratória que articula, sempre que possível, a evolução diacrónica e as nuances que a problemática da avaliação foi assumindo nas diferentes perspectivas organizacionais (escolares e não escolares).The authors highlight the role of evaluation within organizational contexts, as assigned by different theories and labour organization trends . The study takes account of the most significant traits of the issue,with reference to the way it has evolved within theories about productive and educational organizations till now . An exploratory synthesis of the research gives an articulate account of the diachronic evolution and the nuances taken by evaluation within different (school and non-school) organizational perspectives.Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)Universidade do MinhoAfonso, Almerindo JanelaEstêvão, Carlos V.19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/541porAFONSO, Almerindo Janela ; ESTÊVÃO, Carlos Vilar - A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados. Revista Portuguesa de Educação. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 5, n.º 3 (1992), p. 81-103.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:22.435127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados
title A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados
spellingShingle A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados
Afonso, Almerindo Janela
title_short A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados
title_full A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados
title_fullStr A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados
title_full_unstemmed A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados
title_sort A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados
author Afonso, Almerindo Janela
author_facet Afonso, Almerindo Janela
Estêvão, Carlos V.
author_role author
author2 Estêvão, Carlos V.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Almerindo Janela
Estêvão, Carlos V.
description Os autores procuram pôr em evidência a importância que diferentes teorias, e algumas formas de organização do trabalho, atribuíram à avaliação em contexto organizacional. Para o efeito, escolheram alguns traços mais expressivos do percurso que esta problemática tem efectuado, partindo das primeiras referências que lhe são feitas, de forma implícita ou explícita, nas teorias sobre as organizações produtivas, até chegar às teorias mais recentes sobre as organizações educativas. Ensaia-se, assim, uma primeira síntese exploratória que articula, sempre que possível, a evolução diacrónica e as nuances que a problemática da avaliação foi assumindo nas diferentes perspectivas organizacionais (escolares e não escolares).
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/541
url http://hdl.handle.net/1822/541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AFONSO, Almerindo Janela ; ESTÊVÃO, Carlos Vilar - A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados. Revista Portuguesa de Educação. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 5, n.º 3 (1992), p. 81-103.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132205706903552