A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/541 |
Resumo: | Os autores procuram pôr em evidência a importância que diferentes teorias, e algumas formas de organização do trabalho, atribuíram à avaliação em contexto organizacional. Para o efeito, escolheram alguns traços mais expressivos do percurso que esta problemática tem efectuado, partindo das primeiras referências que lhe são feitas, de forma implícita ou explícita, nas teorias sobre as organizações produtivas, até chegar às teorias mais recentes sobre as organizações educativas. Ensaia-se, assim, uma primeira síntese exploratória que articula, sempre que possível, a evolução diacrónica e as nuances que a problemática da avaliação foi assumindo nas diferentes perspectivas organizacionais (escolares e não escolares). |
id |
RCAP_bf0f4090aa7dc05be3fd66d083cb1322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/541 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparadosOs autores procuram pôr em evidência a importância que diferentes teorias, e algumas formas de organização do trabalho, atribuíram à avaliação em contexto organizacional. Para o efeito, escolheram alguns traços mais expressivos do percurso que esta problemática tem efectuado, partindo das primeiras referências que lhe são feitas, de forma implícita ou explícita, nas teorias sobre as organizações produtivas, até chegar às teorias mais recentes sobre as organizações educativas. Ensaia-se, assim, uma primeira síntese exploratória que articula, sempre que possível, a evolução diacrónica e as nuances que a problemática da avaliação foi assumindo nas diferentes perspectivas organizacionais (escolares e não escolares).The authors highlight the role of evaluation within organizational contexts, as assigned by different theories and labour organization trends . The study takes account of the most significant traits of the issue,with reference to the way it has evolved within theories about productive and educational organizations till now . An exploratory synthesis of the research gives an articulate account of the diachronic evolution and the nuances taken by evaluation within different (school and non-school) organizational perspectives.Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)Universidade do MinhoAfonso, Almerindo JanelaEstêvão, Carlos V.19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/541porAFONSO, Almerindo Janela ; ESTÊVÃO, Carlos Vilar - A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados. Revista Portuguesa de Educação. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 5, n.º 3 (1992), p. 81-103.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:22.435127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados |
title |
A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados |
spellingShingle |
A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados Afonso, Almerindo Janela |
title_short |
A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados |
title_full |
A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados |
title_fullStr |
A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados |
title_full_unstemmed |
A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados |
title_sort |
A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados |
author |
Afonso, Almerindo Janela |
author_facet |
Afonso, Almerindo Janela Estêvão, Carlos V. |
author_role |
author |
author2 |
Estêvão, Carlos V. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Almerindo Janela Estêvão, Carlos V. |
description |
Os autores procuram pôr em evidência a importância que diferentes teorias, e algumas formas de organização do trabalho, atribuíram à avaliação em contexto organizacional. Para o efeito, escolheram alguns traços mais expressivos do percurso que esta problemática tem efectuado, partindo das primeiras referências que lhe são feitas, de forma implícita ou explícita, nas teorias sobre as organizações produtivas, até chegar às teorias mais recentes sobre as organizações educativas. Ensaia-se, assim, uma primeira síntese exploratória que articula, sempre que possível, a evolução diacrónica e as nuances que a problemática da avaliação foi assumindo nas diferentes perspectivas organizacionais (escolares e não escolares). |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/541 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
AFONSO, Almerindo Janela ; ESTÊVÃO, Carlos Vilar - A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados. Revista Portuguesa de Educação. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 5, n.º 3 (1992), p. 81-103. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132205706903552 |