A instrução direta como método facilitador da cooperação e da avaliação da aprendizagem: efeitos na motivação e no autoconceito de alunos do 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Laura Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6882
Resumo: A Instrução Direta, a Aprendizagem Cooperativa e a Avaliação Formativa são con-sideradas dos métodos/técnicas de ensino mais eficazes no sucesso escolar dos alunos. Com base neste pressuposto desenvolveu-se um estudo que teve como objetivo principal: - Investigar a influência da utilização da Instrução Direta, com recurso à Aprendi-zagem Cooperativa e à Avaliação Formativa, no autoconceito e na motivação para a aprendizagem. Com o estudo pretendeu-se ainda, de uma forma complementar, atingir os seguintes objetivos mais específicos: - Investigar a perceção dos alunos sobre a importância dos métodos e técnicas uti-lizadas na sua aprendizagem; - Verificar a perceção dos alunos sobre os benefícios sociais, académicos e psico-lógicos do trabalho em grupo cooperativo; - Refletir, considerando os pontos de vista dos alunos e da autora do estudo, sobre as vantagens e dificuldades da implementação dos diferentes métodos e técnicas utiliza-das na prática pedagógica. O estudo decorreu no âmbito da unidade curricular de Estágio II do curso de Mes-trado em 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, durante a responsabilização nas disciplinas de Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, na Escola EB 2,3 Di-ogo Cão – Vila Real. O estudo decorreu de novembro de 2013 a março de 2014 e envolveu uma turma do 5º ano de escolaridade com 21 alunos, sendo que nove eram do sexo feminino e doze eram do sexo masculino. Para responder aos objetivos propostos foram recolhidos dados através da aplicação dos seguintes instrumentos: - Escala de motivação intrínseca vs motivação extrínseca na sala de aula; - Escala de autoeficácia académica; - Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa; - Questionário sobre a perceção dos alunos sobre a aplicação do método Instrução Direta, das Técnicas de Avaliação Formativa e dos métodos de Aprendizagem Coopera-tiva; - Diários de Aula. Os dados foram tratados com recurso à abordagem quantitativa e qualitativa. A aná-lise quantitativa foi utilizada para análise dos dados obtidos com a aplicação da Escala de motivação intrínseca vs motivação extrínseca na sala de aula; Escala de autoeficácia aca-démica; a Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa e das questões fechadas do Questionário sobre a perceção dos alunos sobre a eficácia da Instrução Direta, das Técni-cas de Avaliação Formativa e dos métodos de Aprendizagem Cooperativa. A abordagem qualitativa, com recurso à análise de conteúdo, foi utilizada para a análise de questões abertas do Questionário sobre a perceção dos alunos sobre a importância do método Ins-trução Direta, das Técnicas de Avaliação Formativa e dos métodos de Aprendizagem Co-operativa e dos Diários de Aula. As principais conclusões do estudo apontam para que a utilização do método Ins-trução Direta, dos métodos de Aprendizagem Cooperativa: Verificação em Pares e Pares Pensam em Voz Alta para Resolver Problemas e das Técnicas de Avaliação Formativa (TAF): Ponto Enlameado, Cabeças Numeradas Juntas, Cartões Semáforos, Miniteste Construtivo, Variações KWL e Copos Coloridos, permitiu melhorias ao nível da autoefi-cácia e da motivação dos alunos para aprender, bem como a aquisição de competências sociais como a entreajuda, a partilha de ideias e o respeito pelas ideias dos outros.
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Com o estudo pretendeu-se ainda, de uma forma complementar, atingir os seguintes objetivos mais específicos: - Investigar a perceção dos alunos sobre a importância dos métodos e técnicas uti-lizadas na sua aprendizagem; - Verificar a perceção dos alunos sobre os benefícios sociais, académicos e psico-lógicos do trabalho em grupo cooperativo; - Refletir, considerando os pontos de vista dos alunos e da autora do estudo, sobre as vantagens e dificuldades da implementação dos diferentes métodos e técnicas utiliza-das na prática pedagógica. O estudo decorreu no âmbito da unidade curricular de Estágio II do curso de Mes-trado em 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, durante a responsabilização nas disciplinas de Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, na Escola EB 2,3 Di-ogo Cão – Vila Real. O estudo decorreu de novembro de 2013 a março de 2014 e envolveu uma turma do 5º ano de escolaridade com 21 alunos, sendo que nove eram do sexo feminino e doze eram do sexo masculino. Para responder aos objetivos propostos foram recolhidos dados através da aplicação dos seguintes instrumentos: - Escala de motivação intrínseca vs motivação extrínseca na sala de aula; - Escala de autoeficácia académica; - Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa; - Questionário sobre a perceção dos alunos sobre a aplicação do método Instrução Direta, das Técnicas de Avaliação Formativa e dos métodos de Aprendizagem Coopera-tiva; - Diários de Aula. Os dados foram tratados com recurso à abordagem quantitativa e qualitativa. A aná-lise quantitativa foi utilizada para análise dos dados obtidos com a aplicação da Escala de motivação intrínseca vs motivação extrínseca na sala de aula; Escala de autoeficácia aca-démica; a Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa e das questões fechadas do Questionário sobre a perceção dos alunos sobre a eficácia da Instrução Direta, das Técni-cas de Avaliação Formativa e dos métodos de Aprendizagem Cooperativa. A abordagem qualitativa, com recurso à análise de conteúdo, foi utilizada para a análise de questões abertas do Questionário sobre a perceção dos alunos sobre a importância do método Ins-trução Direta, das Técnicas de Avaliação Formativa e dos métodos de Aprendizagem Co-operativa e dos Diários de Aula. As principais conclusões do estudo apontam para que a utilização do método Ins-trução Direta, dos métodos de Aprendizagem Cooperativa: Verificação em Pares e Pares Pensam em Voz Alta para Resolver Problemas e das Técnicas de Avaliação Formativa (TAF): Ponto Enlameado, Cabeças Numeradas Juntas, Cartões Semáforos, Miniteste Construtivo, Variações KWL e Copos Coloridos, permitiu melhorias ao nível da autoefi-cácia e da motivação dos alunos para aprender, bem como a aquisição de competências sociais como a entreajuda, a partilha de ideias e o respeito pelas ideias dos outros.Direct Teaching, Cooperative Learning and Formative Assessment are considered the most effective methods/techniques as far as the students’ school success is concerned. Based on this assumption, it has been developed a study case whose main aim was to: - Investigate the influence of the use of the Direct Teaching, resorting to the Coop-erative Learning and the Formative Assessment, in self-concept and motivation towards learning. With this study it was also intended to reach the following specific objectives, in a more complementary way: - Investigating the students’ perception about the importance of the used methods and techniques in the learning process; - Verifying the students’ perception about the social, academic and psychological benefits of the work in a cooperative group; - Thinking back on the advantages as well as the difficulties of the implementation of these different used methods and techniques in the pedagogical practice, considering both the students and the author’s points of view. The study took place during the curricular unit of the Internship II inserted in the Master’s degree of First and Second Level of Basic Education, during the accountability of Maths, History and Geography of Portugal, and Natural Science at EB 2,3 Diogo Cão School, Vila Real. The study went off from November 2013 to March 2014 and it involved a fifth grade class with twenty-one students (nine girls and twelve boys). In order to answer to the proposed objectives, the data was gathered through the application of the following instruments: - A scale of intrinsic motivation versus extrinsic motivation in the classroom; - A scale of academic self-efficiency; - A scale of Cooperative Learning benefits; - Questionnaires on the students’ perception about the application of Direct Learn-ing, Formative Assessment techniques and Cooperative Learning methods; - Class diaries. The data was treated using the qualitative and quantitative approach. The quantita-tive analysis was used for the analysis of the obtained data from the application of the scale of intrinsic versus extrinsic motivation in the classroom, the scale of academic self-efficiency, the scale of the Cooperative Learning benefits and also of the closed questions of the questionnaire on the students’ perception about the application of the Direct Learn-ing Formative Assessment and Cooperative Learning. The qualitative analysis, resorting to the analysis of content, was used to analyse the open questions of the referred ques-tionnaire and the class diaries. The main conclusions of the study case pointed to the use of the Direct Teaching, Cooperative Learning methods (Pairs Check, Think Aloud Pair Problem Solving ), and Formative Assessment (TFA) such as Muddiest Point, Numbered Heads Together, Traf-fic Lights Cups, Traffic Lights Cards, Short quiz KWL variations and which allowed improvements at the level of the self- efficiency and the students’ motivation towards the learning, as well as the acquisition of social competences like sharing ideas, helping each other and respecting other’s ideas.2016-11-21T14:49:07Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6882porGuedes, Laura Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:45.836253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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