Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Hintze
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76816
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_bf4f9ebef3ebbd679461bdd0b42dc25c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76816
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leituraEffect of cognitive - linguistic variables on reading comprehensionCompreensão da leituraFluência de leituraCompreensão oralMemória de trabalhoVocabulárioReading comprehensionReading fluencyListening comprehensionWorking memoryVocabularyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA compreensão da leitura é um processo complexo, sendo a mesma influenciada por diferentes variáveis. Estudos anteriores permitiram concluir que a compreensão oral, a fluência de leitura, o vocabulário e a memória de trabalho se apresentam como preditores da compreensão da leitura. Este estudo tem como objetivo explorar em que medida estas variáveis são preditores da compreensão da leitura em alunos portugueses do 3.º ano. Foram avaliados 90 alunos com recurso ao Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura, ao Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo e ao Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Leitura - Narrativo. Foram igualmente aplicados os subtestes Vocabulário e Memória de Dígitos da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças. Todas as variáveis, com exceção da memória de trabalho, apresentaram coeficientes de correlação significativos com a compreensão da leitura. Mediante os resultados da regressão linear múltipla foi possível concluir que, destas variáveis, apenas a compreensão oral e a fluência de leitura eram preditores significativos da compreensão da leitura. Estes resultados são discutidos tendo em conta a revisão da literatura.Reading comprehension is a complex process influenced by different variables. Previous studies allowed us to conclude that listening comprehension, reading fluency, vocabulary and working memory are predictors of reading comprehension. This study aims to explore the extent to which these variables are predictors of reading comprehension in portuguese 3rd grade students. 90 students were evaluated using the Reading Fluency and Accuracy Assessment Test, Test of Listening Comprehension of Narrative Texts and Test of Reading Comprehension of Narrative Texts. The Vocabulary and Digit Span subtests from Wechsler Intelligence Scale for Children were also applied. All variables, with the exception of working memory, had significant correlation coefficients with reading comprehension. It was possible to conclude with the results of multiple linear regression that only listening comprehension and reading fluency were significant predictors of reading comprehension. These results are discussed taking into account the literature review.Ribeiro, IolandaCadime, Irene Maria DiasUniversidade do MinhoMachado, Maria Hintze20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76816por202832970info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:22.220700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura
Effect of cognitive - linguistic variables on reading comprehension
title Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura
spellingShingle Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura
Machado, Maria Hintze
Compreensão da leitura
Fluência de leitura
Compreensão oral
Memória de trabalho
Vocabulário
Reading comprehension
Reading fluency
Listening comprehension
Working memory
Vocabulary
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura
title_full Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura
title_fullStr Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura
title_full_unstemmed Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura
title_sort Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura
author Machado, Maria Hintze
author_facet Machado, Maria Hintze
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda
Cadime, Irene Maria Dias
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria Hintze
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão da leitura
Fluência de leitura
Compreensão oral
Memória de trabalho
Vocabulário
Reading comprehension
Reading fluency
Listening comprehension
Working memory
Vocabulary
Ciências Sociais::Psicologia
topic Compreensão da leitura
Fluência de leitura
Compreensão oral
Memória de trabalho
Vocabulário
Reading comprehension
Reading fluency
Listening comprehension
Working memory
Vocabulary
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76816
url http://hdl.handle.net/1822/76816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202832970
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132532214595584