O Ensino da Oralidade no Inglês e no Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Manuela Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84750
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_c020ce4dd91cc49ba70d0ff89305cef2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino da Oralidade no Inglês e no PortuguêsTeaching Speaking in the English and Portuguese ClassroomEnsino de Inglês, língua estrangeiraEnsino do Português, língua maternalíngua faladacompetências oraisestratégias de ensino; atividades de speakingTeaching English as a foreign languageTeaching Portuguese as mother tonguespoken languagespeaking skillsteaching strategies; speaking activitiesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de LetrasA oralidade tornou-se num objeto de ensino, tanto para a língua materna, como para a língua estrangeira, sendo necessário que os alunos possam expressar-se linguisticamente de forma eficaz em contextos distintos. O presente relatório investiga e reflete sobre as estratégias mais adequadas no ensino e aprendizagem da oralidade, nas aulas de Português e de Inglês. As razões pelas quais este tema pedagógico-didático se revelou pertinente prendem-se com as dificuldades sentidas no ensino das competências de produção e de interação orais, nomeadamente no desenvolvimento de atividades e estratégias eficientes para a promoção e implementação da oralidade em contexto de sala de aula. Consideramos que é na Escola, e muito particularmente nas aulas de língua (materna e estrangeira), que a oralidade deve ser trabalhada, para que os alunos tomem consciência e reflitam sobre as características dos atos de fala através de atividades (linguísticas e extralinguísticas) diversificadas e significativas. Na primeira parte deste relatório, faço referência à minha formação académica e experiência profissional e apresento uma reflexão sobre o meu percurso como docente. Na segunda parte, exponho uma abordagem do tema “O ensino da oralidade no Inglês e no Português”, a partir do trabalho prático desenvolvido, não só em sala de aula, como também noutros espaços escolares. No desenvolvimento do tema, que é objeto central deste relatório faz-se, primeiramente, uma reflexão sobre a importância e especificidade da oralidade nas referidas disciplinas e, a seguir, apresentam-se propostas de atividades para a aquisição e desenvolvimento de competências orais. Com este trabalho, pretende-se investigar estratégias favoráveis à aquisição e desenvolvimento das competências orais dos alunos, com especial incidência sobre o Debate na disciplina de Português e o Role-Play na disciplina de Inglês. Neste sentido, serão apresentadas algumas atividades de desenvolvimento da produção oral, enquadradas em projetos dinamizados na escola. Posteriormente, terá lugar a análise de um conjunto de atividades e estratégias para o ensino da oralidade.Speaking has become an object of teaching, both for the mother tongue and the foreign language and it is necessary for the students to know how to express themselves in a correct and effective way in different contexts. This report presents some theoretical assumptions about the teaching and learning techniques of speaking in Portuguese and English lessons. The reasons why this pedagogical-didactic theme became relevant are related to the difficulties experienced in teaching both oral production and interaction skills, namely in the development of adequate and effective activities and strategies for the promotion and implementation of speaking in a classroom context. We believe that it is at school and especially in language classes (mother tongue and foreign language) that speaking skills should be worked on so that students become aware of and think about the characteristics of speech acts through diversified and significant (linguistic and extra linguistic) activities. In the first part of this report, I refer to my background and professional experience and present a critical overview of my career as a teacher. In the second part, I investigate teaching techniques for the development of speaking skills in English and Portuguese, based on my own experience within the classroom but also in other educational contexts. I refer to the specificity of formal oral language in Portuguese and English and discuss possible activities for the development of speaking skills in the classroom context. With this work I intend to assess how the students' speaking skills can be improved through appropriate activities and strategies, such as the ´Debate` in Portuguese and ´Role-Play` in English classes. In this sense, some activities of oral production development will be presented, framed within projects developed at school. Subsequently, I will present and analyze a set of activities and strategies that will enhance students’ oral skills.2018-07-249999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84750http://hdl.handle.net/10316/84750TID:202158764porRosa, Maria Manuela Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:51:10Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:17.531090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Oralidade no Inglês e no Português
Teaching Speaking in the English and Portuguese Classroom
title O Ensino da Oralidade no Inglês e no Português
spellingShingle O Ensino da Oralidade no Inglês e no Português
Rosa, Maria Manuela Rodrigues
Ensino de Inglês, língua estrangeira
Ensino do Português, língua materna
língua falada
competências orais
estratégias de ensino; atividades de speaking
Teaching English as a foreign language
Teaching Portuguese as mother tongue
spoken language
speaking skills
teaching strategies; speaking activities
title_short O Ensino da Oralidade no Inglês e no Português
title_full O Ensino da Oralidade no Inglês e no Português
title_fullStr O Ensino da Oralidade no Inglês e no Português
title_full_unstemmed O Ensino da Oralidade no Inglês e no Português
title_sort O Ensino da Oralidade no Inglês e no Português
author Rosa, Maria Manuela Rodrigues
author_facet Rosa, Maria Manuela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria Manuela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Inglês, língua estrangeira
Ensino do Português, língua materna
língua falada
competências orais
estratégias de ensino; atividades de speaking
Teaching English as a foreign language
Teaching Portuguese as mother tongue
spoken language
speaking skills
teaching strategies; speaking activities
topic Ensino de Inglês, língua estrangeira
Ensino do Português, língua materna
língua falada
competências orais
estratégias de ensino; atividades de speaking
Teaching English as a foreign language
Teaching Portuguese as mother tongue
spoken language
speaking skills
teaching strategies; speaking activities
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24
9999-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84750
http://hdl.handle.net/10316/84750
TID:202158764
url http://hdl.handle.net/10316/84750
identifier_str_mv TID:202158764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133953662124032