Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José Miguel Avelino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10520
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_c06c3f6dc433d5faa630f7bda27b3d09
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuárioMercado chinêsVestuário portuguêsfatores críticos de sucessointernacionalizaçãoplano de marketingChinese marketPortuguese clothingcritical success factorsinternationalizationmarketing planMestrado em MarketingO mercado chinês encerra em si mesmo um conjunto de características bem distintas daquelas que geralmente se encontram em qualquer mercado europeu. Para se ter sucesso naquele país asiático é necessário conhecer as especificidades do mercado consumidor chinês, bem como as suas práticas de gestão e a ética de negócios. Sendo um mercado em ascensão com indiscutível potencial para as marcas de vestuário português, procurou-se apresentar os fatores críticos de sucesso no processo de internacionalização para a China. Para tal, recorreu-se a um questionário online às empresas portuguesas de vestuário a operar na China e a uma entrevista com o Diretor-Geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). Estes instrumentos permitiram elaborar um plano de marketing que pode ajudar a ATP a orientar as empresas portuguesas de vestuário suas associadas no seu processo de internacionalização para a China.The Chinese market holds in itself a very distinguished set of characteristics from the ones found on any other European market. To be successful on that Asian country, it is important to know the specific features of the Chinese consumer market, as well as its management practices and business ethics. Being a rising market with undisputable potential for the Portuguese clothing brands, this study intends to present the critical success factors in the process of internationalization to China. For that, we recurred to an online questionnaire for the Portuguese clothing companies operating in China and to an interview with the Head Manager of the Portuguese Textile and Clothing Association (ATP). These instruments have allowed the development of a marketing plan that may help ATP to guide its associate corporations in their internationalization process to China.Instituto Superior de Economia e GestãoIlhéu, FernandaRepositório da Universidade de LisboaFernandes, José Miguel Avelino2015-12-28T13:29:37Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10520porFernandes, José Miguel Avelino (2015). "Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:58.217664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
title Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
spellingShingle Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
Fernandes, José Miguel Avelino
Mercado chinês
Vestuário português
fatores críticos de sucesso
internacionalização
plano de marketing
Chinese market
Portuguese clothing
critical success factors
internationalization
marketing plan
title_short Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
title_full Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
title_fullStr Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
title_full_unstemmed Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
title_sort Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
author Fernandes, José Miguel Avelino
author_facet Fernandes, José Miguel Avelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ilhéu, Fernanda
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José Miguel Avelino
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado chinês
Vestuário português
fatores críticos de sucesso
internacionalização
plano de marketing
Chinese market
Portuguese clothing
critical success factors
internationalization
marketing plan
topic Mercado chinês
Vestuário português
fatores críticos de sucesso
internacionalização
plano de marketing
Chinese market
Portuguese clothing
critical success factors
internationalization
marketing plan
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28T13:29:37Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10520
url http://hdl.handle.net/10400.5/10520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, José Miguel Avelino (2015). "Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131052578439168