Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavadas, Bento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Correia, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3176
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.
id RCAP_c0a4319eb7f21944c6df7732c57a2ca6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3176
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadoresTeacher´s conceptions about traditional learning environments and innovative learning environmentsConcepciones de los profesores sobre entornos de aprendizage tradicionales y entornos innovadores de aprendizageambientes educativos inovadoresambientes educativos tradicionaisconceçõesprofessoresinnovative Llearning environmentsteachers’ conceptionstraditional learning environmentsconcepciones de los profesoresentornos innovadores de aprendizajeentornos de aprendizajeEste trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.This work presents an analysis of teachers’ conceptions about traditional learning environments and innovative learning environments. On this qualitative and exploratory research participated 12 teachers that were coursing the curricular unit named Innovative Learning Environments of a Master degree. It were analysed the teachers’ productions about the characteristics of traditional learning environments and innovative learning environments. The content analysis emerged and organized teachers’ conceptions about their role and students’ role, content knowledge, pedagogical content knowledge, educational resources and space organization.Este trabajo presenta un análisis de las concepciones de los profesores sobre entornos de aprendizajetradicionales y entornos innovadores de aprendizaje. En este estudio cualitativo de carácter interpretativo y exploratorio, participaron 12 profesores que asistieron al curso Entornos Innovadores de Aprendizaje de un Máster.Se analizaron sus producciones escritas sobre las características de los entornos de aprendizaje tradicionales y los entornos innovadores de aprendizaje. El análisis de contenido permitió identificar diferencias en las concepciones de los profesores sobre estos entornos, teniendo en cuenta la forma en que perciben su papel y el de los estudiantes, el conocimiento del contenido, la gestión del aprendizaje, los recursos educativos y la organización del espacio.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCavadas, BentoCorreia, Marisa2020-12-29T18:22:30Z2020-07-172020-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3176porCavadas, B., & Correia, M. (2020). Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. Revista Internacional De Formação De Professores, 5, e020020. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/472447-8288info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:47Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:01.877933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores
Teacher´s conceptions about traditional learning environments and innovative learning environments
Concepciones de los profesores sobre entornos de aprendizage tradicionales y entornos innovadores de aprendizage
title Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores
spellingShingle Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores
Cavadas, Bento
ambientes educativos inovadores
ambientes educativos tradicionais
conceções
professores
innovative Llearning environments
teachers’ conceptions
traditional learning environments
concepciones de los profesores
entornos innovadores de aprendizaje
entornos de aprendizaje
title_short Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores
title_full Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores
title_fullStr Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores
title_full_unstemmed Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores
title_sort Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores
author Cavadas, Bento
author_facet Cavadas, Bento
Correia, Marisa
author_role author
author2 Correia, Marisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavadas, Bento
Correia, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv ambientes educativos inovadores
ambientes educativos tradicionais
conceções
professores
innovative Llearning environments
teachers’ conceptions
traditional learning environments
concepciones de los profesores
entornos innovadores de aprendizaje
entornos de aprendizaje
topic ambientes educativos inovadores
ambientes educativos tradicionais
conceções
professores
innovative Llearning environments
teachers’ conceptions
traditional learning environments
concepciones de los profesores
entornos innovadores de aprendizaje
entornos de aprendizaje
description Este trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T18:22:30Z
2020-07-17
2020-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3176
url http://hdl.handle.net/10400.15/3176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cavadas, B., & Correia, M. (2020). Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. Revista Internacional De Formação De Professores, 5, e020020. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/47
2447-8288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137039439888384