Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caletti, Rafael Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237915
Resumo: O presente estudo teve como objetivo mensurar o grau de importância que influenciadores e atributos do produto exercem sobre o processo de tomada de decisão de smartphones. Para atingir o objetivo geral desta pesquisa, optou-se por realizar duas etapas, sendo a primeira exploratória e a segunda descritiva. Na realização da primeira etapa, foram realizadas dez entrevistas em profundidade com consumidores de smartphones que compraram seu aparelho durante o ano de 2021. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível identificar atributos de compra e fontes de influência relacionados ao processo de decisão de compra de celulares. Na realização da segunda etapa, utilizou-se dos dados obtidos na etapa exploratória para desenvolver um questionário com o intuito de mensurar de maneira quantitativa a importância dos atributos e fontes de influências relacionadas ao processo de decisão de compra de smartphones, obtendo 123 respostas. Após, foram realizadas análise dos dados descritivos, ordenando os atributos e fontes de influências de acordo com sua respectiva importância absoluta e também conforme os atributos e fontes de influências considerados mais importantes para sua escolha de compra. Também foram realizados testes estatísticos para compreender a influência do preço pago na importância das fontes de influência e motivos de influência. Portanto, o estudo identificou que os atributos de produto mais importantes são câmera, resistência / durabilidade e preço, as fontes de influência mais importantes para a escolha de compra de smartphones dos consumidores da amostra são sites especializados, avaliações de consumidores e vídeos no YouTube, enquanto os motivos de influência mais importantes são mostrar funcionalidades, conhecimento e avaliação sincera.
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