A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/594 |
Resumo: | Este trabalho apresenta como objetivo geral a compreensão do impacto na aprendizagem da Matemática, da utilização dos Quadros Interativos Multimédia (QIM), numa sala de aula do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Para a consecução deste objetivo, proceder-se-á: i) à análise das situações pedagógicas em que o QIM é utilizado; ii) à identificação das ferramentas utilizadas no QIM; iii) ao reconhecimento de vantagens e limitações no uso do QIM; e iv) à averiguação se o QIM é promotor de motivação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A relevância da utilização deste recurso educativo é manifesta em vários documentos oficiais. Já o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais estabelecia que, “quanto ao computador, os alunos devem ter oportunidade de trabalhar com (…) programas educativos, (…) assim como de utilizar as capacidades educativas da rede Internet” (CNEB, 2001; 71).Também o novo programa para a Matemática estabelece como objetivo geral “usar instrumentos matemáticos tais como réguas, esquadros, compassos, transferidores, e também calculadoras e computadores” (PM, 2007; 4). Desde logo é contemplada, pelos documentos oficiais que regulam o sistema de ensino em Portugal, a utilização das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC) como instrumento matemático pertinente para a formação do aluno. Neste trabalho, e pela sua natureza, utiliza-se uma metodologia que tem por base o estudo de caso com uma turma do 2.º ano do 1º ciclo. Foi utilizada a observação direta, entrevistas a alunos e professores e um questionário aos alunos da turma e os resultados obtidos evidenciam a pertinência desta ferramenta no ensino e aprendizagem da Matemática. |
id |
RCAP_c1ccb492317f03720bfc20128eae962f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/594 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º cicloTecnologias da Informação e ComunicaçãoQuadro Interativo MultimédiaDidática da MatemáticaEste trabalho apresenta como objetivo geral a compreensão do impacto na aprendizagem da Matemática, da utilização dos Quadros Interativos Multimédia (QIM), numa sala de aula do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Para a consecução deste objetivo, proceder-se-á: i) à análise das situações pedagógicas em que o QIM é utilizado; ii) à identificação das ferramentas utilizadas no QIM; iii) ao reconhecimento de vantagens e limitações no uso do QIM; e iv) à averiguação se o QIM é promotor de motivação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A relevância da utilização deste recurso educativo é manifesta em vários documentos oficiais. Já o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais estabelecia que, “quanto ao computador, os alunos devem ter oportunidade de trabalhar com (…) programas educativos, (…) assim como de utilizar as capacidades educativas da rede Internet” (CNEB, 2001; 71).Também o novo programa para a Matemática estabelece como objetivo geral “usar instrumentos matemáticos tais como réguas, esquadros, compassos, transferidores, e também calculadoras e computadores” (PM, 2007; 4). Desde logo é contemplada, pelos documentos oficiais que regulam o sistema de ensino em Portugal, a utilização das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC) como instrumento matemático pertinente para a formação do aluno. Neste trabalho, e pela sua natureza, utiliza-se uma metodologia que tem por base o estudo de caso com uma turma do 2.º ano do 1º ciclo. Foi utilizada a observação direta, entrevistas a alunos e professores e um questionário aos alunos da turma e os resultados obtidos evidenciam a pertinência desta ferramenta no ensino e aprendizagem da Matemática.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2013-11-20T17:19:48Z2013-11-20T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/594porFernandes, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:20Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:19.458468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo |
title |
A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo |
spellingShingle |
A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo Fernandes, Ana Tecnologias da Informação e Comunicação Quadro Interativo Multimédia Didática da Matemática |
title_short |
A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo |
title_full |
A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo |
title_fullStr |
A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo |
title_sort |
A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo |
author |
Fernandes, Ana |
author_facet |
Fernandes, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação Quadro Interativo Multimédia Didática da Matemática |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação Quadro Interativo Multimédia Didática da Matemática |
description |
Este trabalho apresenta como objetivo geral a compreensão do impacto na aprendizagem da Matemática, da utilização dos Quadros Interativos Multimédia (QIM), numa sala de aula do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Para a consecução deste objetivo, proceder-se-á: i) à análise das situações pedagógicas em que o QIM é utilizado; ii) à identificação das ferramentas utilizadas no QIM; iii) ao reconhecimento de vantagens e limitações no uso do QIM; e iv) à averiguação se o QIM é promotor de motivação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A relevância da utilização deste recurso educativo é manifesta em vários documentos oficiais. Já o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais estabelecia que, “quanto ao computador, os alunos devem ter oportunidade de trabalhar com (…) programas educativos, (…) assim como de utilizar as capacidades educativas da rede Internet” (CNEB, 2001; 71).Também o novo programa para a Matemática estabelece como objetivo geral “usar instrumentos matemáticos tais como réguas, esquadros, compassos, transferidores, e também calculadoras e computadores” (PM, 2007; 4). Desde logo é contemplada, pelos documentos oficiais que regulam o sistema de ensino em Portugal, a utilização das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC) como instrumento matemático pertinente para a formação do aluno. Neste trabalho, e pela sua natureza, utiliza-se uma metodologia que tem por base o estudo de caso com uma turma do 2.º ano do 1º ciclo. Foi utilizada a observação direta, entrevistas a alunos e professores e um questionário aos alunos da turma e os resultados obtidos evidenciam a pertinência desta ferramenta no ensino e aprendizagem da Matemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-20T17:19:48Z 2013-11-20T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/594 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129857188167680 |