Escolhas Éticas e Violência em Videojogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Ricardo Freitas dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12109
Resumo: Esta dissertação percorrerá múltiplos estudos publicados na área de investigação de videojogos e psicologia em videojogos, passando por autores que exploram conceitos como os de violência e de ética, respetivamente Degenaar, Amâncio da Silva e Mira, Kant e Durkheim. A análise que se seguirá terá foco na colisão entre esses dois mundos presentes em videojogos que contêm violência, onde um jogador reage de maneiras variadas quando confrontado com a sua interação direta com violência virtual diante do mesmo. Independentemente de existir ou não no videojogo violento a possibilidade de escolhas que permitem ao jogador não realizar ações virtuais violentas, a ética do jogador está sempre presente, existindo de uma forma ou outra com técnicas de manipulação desta ética, de modo a motivar o jogador a querer atingir objetivos dentro do mundo virtual do videojogo. Essas técnicas são implementadas a fim de promover a experiência de jogabilidade e interatividade que antecede o cumprimento dos objetivos, experiência essa que proporciona o entretenimento e a imersão do jogador. O nosso objetivo será desvendar os métodos aplicados para essa manipulação/adaptação, assim como considerar e comparar com a alternativa de proporcionar escolhas de jogabilidade que permitem a expressão da ética do jogador.
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