Escolhas Éticas e Violência em Videojogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12109 |
Resumo: | Esta dissertação percorrerá múltiplos estudos publicados na área de investigação de videojogos e psicologia em videojogos, passando por autores que exploram conceitos como os de violência e de ética, respetivamente Degenaar, Amâncio da Silva e Mira, Kant e Durkheim. A análise que se seguirá terá foco na colisão entre esses dois mundos presentes em videojogos que contêm violência, onde um jogador reage de maneiras variadas quando confrontado com a sua interação direta com violência virtual diante do mesmo. Independentemente de existir ou não no videojogo violento a possibilidade de escolhas que permitem ao jogador não realizar ações virtuais violentas, a ética do jogador está sempre presente, existindo de uma forma ou outra com técnicas de manipulação desta ética, de modo a motivar o jogador a querer atingir objetivos dentro do mundo virtual do videojogo. Essas técnicas são implementadas a fim de promover a experiência de jogabilidade e interatividade que antecede o cumprimento dos objetivos, experiência essa que proporciona o entretenimento e a imersão do jogador. O nosso objetivo será desvendar os métodos aplicados para essa manipulação/adaptação, assim como considerar e comparar com a alternativa de proporcionar escolhas de jogabilidade que permitem a expressão da ética do jogador. |
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Escolhas Éticas e Violência em VideojogosAgressividadeEscolhaÉticaJogabilidadeSer SocialSer VirtualSubjetividadeVideojogosViolênciaDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos DigitaisEsta dissertação percorrerá múltiplos estudos publicados na área de investigação de videojogos e psicologia em videojogos, passando por autores que exploram conceitos como os de violência e de ética, respetivamente Degenaar, Amâncio da Silva e Mira, Kant e Durkheim. A análise que se seguirá terá foco na colisão entre esses dois mundos presentes em videojogos que contêm violência, onde um jogador reage de maneiras variadas quando confrontado com a sua interação direta com violência virtual diante do mesmo. Independentemente de existir ou não no videojogo violento a possibilidade de escolhas que permitem ao jogador não realizar ações virtuais violentas, a ética do jogador está sempre presente, existindo de uma forma ou outra com técnicas de manipulação desta ética, de modo a motivar o jogador a querer atingir objetivos dentro do mundo virtual do videojogo. Essas técnicas são implementadas a fim de promover a experiência de jogabilidade e interatividade que antecede o cumprimento dos objetivos, experiência essa que proporciona o entretenimento e a imersão do jogador. O nosso objetivo será desvendar os métodos aplicados para essa manipulação/adaptação, assim como considerar e comparar com a alternativa de proporcionar escolhas de jogabilidade que permitem a expressão da ética do jogador.This dissertation will cover multiple studies published in the research area of videogames and psychology in videogames, going through authors who explore concepts such as violence and ethics, respectively Degenaar, Amâncio da Silva and Mira, Kant and Durkheim. The analysis that will follow will focus on the collision between those two worlds present in videogames that contain violence, where a player reacts in different ways when confronted with his direct interaction with virtual violence in front of him. Regardless of whether or not there is in a violent videogame the possibility of choices that allow the player not to perform violent virtual actions, the player's ethics are always present, existing in one way or another with techniques to manipulate this ethics, in order to motivate the player to want achieve goals within the virtual world of the video game. These techniques are implemented in order to promote the gameplay and interactivity experience that precedes the fulfilment of these goals, an experience that provides entertainment and immersion for the player. Our objective will be to unveil the methods applied for this manipulation/adaptation, as well as to consider and compare with the alternative of providing gameplay choices that allow the expression of the player's ethics.Santos, Ana Leonor Serra Morais dosuBibliorumSantos, João Ricardo Freitas dos2022-03-23T17:13:22Z2021-11-242021-10-082021-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12109TID:202971120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:47.110830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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