O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3897 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010 |
id |
RCAP_c24a7948c7307717ab43ca8e1d595161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3897 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundárioFilosofia - Estudo e ensinoValores (Filosofia)Ensino secundárioFormação integralRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010A Filosofia desempenha um papel fundamental na formação integral do aluno do Ensino Secundário. O programa de Filosofia do 10º Ano centra-se no problema da acção humana, onde são afloradas diversas dimensões do agir, individual e colectivamente considerado. Salientamos dois tópicos específicos a partir dos quais se desenvolveu a prática de ensino supervisionada, a saber, «Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de culturas» e «A criação artística e a obra de arte». Em torno destes conteúdos apresentamos uma reflexão filosófica com o propósito de enquadrar e fundamentar teoricamente os temas das aulas, incidindo nos conceitos de acção, valor, cultura, arte e nas suas inter-relações. O relatório das aulas compreende a síntese, o comentário e a análise crítica das principais experiências pedagógicas e didácticas realizadas com duas turmas da Escola Secundária de Eça de Queirós, em Lisboa.Abstract: Philosophy plays a vital role towards the full education of the secondary school student. The Portuguese tenth grade Philosophy syllabus is centered upon the problem of action, dealing with various interweaved dimensions of individual and collective human actions. Our supervised teaching practice was based upon the following two topics: «Values and culture – the diversity and dialogue of cultures» and «Artistic creation and the work of art». These topics are central to our philosophical reflection, which seeks to theoretically assimilate and substantiate the subjects discussed in the classes, focusing upon the concepts of action, value, culture, art and their interrelations. The classes’ report is comprised of the synthesis, commentary and critical analysis of the main pedagogic and didactic experiences carried out in two classes of Eça de Queirós Secondary School, in Lisbon.Ferreira, Maria Luísa Ribeiro,1944-Repositório da Universidade de LisboaBastos, Patrícia Ponte2011-08-09T16:01:37Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.637114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário |
title |
O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário |
spellingShingle |
O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário Bastos, Patrícia Ponte Filosofia - Estudo e ensino Valores (Filosofia) Ensino secundário Formação integral Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010 |
title_short |
O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário |
title_full |
O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário |
title_fullStr |
O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário |
title_sort |
O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário |
author |
Bastos, Patrícia Ponte |
author_facet |
Bastos, Patrícia Ponte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Luísa Ribeiro,1944- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Patrícia Ponte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Estudo e ensino Valores (Filosofia) Ensino secundário Formação integral Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010 |
topic |
Filosofia - Estudo e ensino Valores (Filosofia) Ensino secundário Formação integral Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-08-09T16:01:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3897 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134182001082368 |