O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Patrícia Ponte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3897
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
id RCAP_c24a7948c7307717ab43ca8e1d595161
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3897
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundárioFilosofia - Estudo e ensinoValores (Filosofia)Ensino secundárioFormação integralRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010A Filosofia desempenha um papel fundamental na formação integral do aluno do Ensino Secundário. O programa de Filosofia do 10º Ano centra-se no problema da acção humana, onde são afloradas diversas dimensões do agir, individual e colectivamente considerado. Salientamos dois tópicos específicos a partir dos quais se desenvolveu a prática de ensino supervisionada, a saber, «Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de culturas» e «A criação artística e a obra de arte». Em torno destes conteúdos apresentamos uma reflexão filosófica com o propósito de enquadrar e fundamentar teoricamente os temas das aulas, incidindo nos conceitos de acção, valor, cultura, arte e nas suas inter-relações. O relatório das aulas compreende a síntese, o comentário e a análise crítica das principais experiências pedagógicas e didácticas realizadas com duas turmas da Escola Secundária de Eça de Queirós, em Lisboa.Abstract: Philosophy plays a vital role towards the full education of the secondary school student. The Portuguese tenth grade Philosophy syllabus is centered upon the problem of action, dealing with various interweaved dimensions of individual and collective human actions. Our supervised teaching practice was based upon the following two topics: «Values and culture – the diversity and dialogue of cultures» and «Artistic creation and the work of art». These topics are central to our philosophical reflection, which seeks to theoretically assimilate and substantiate the subjects discussed in the classes, focusing upon the concepts of action, value, culture, art and their interrelations. The classes’ report is comprised of the synthesis, commentary and critical analysis of the main pedagogic and didactic experiences carried out in two classes of Eça de Queirós Secondary School, in Lisbon.Ferreira, Maria Luísa Ribeiro,1944-Repositório da Universidade de LisboaBastos, Patrícia Ponte2011-08-09T16:01:37Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.637114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
title O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
spellingShingle O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
Bastos, Patrícia Ponte
Filosofia - Estudo e ensino
Valores (Filosofia)
Ensino secundário
Formação integral
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
title_short O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
title_full O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
title_fullStr O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
title_full_unstemmed O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
title_sort O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
author Bastos, Patrícia Ponte
author_facet Bastos, Patrícia Ponte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Luísa Ribeiro,1944-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Patrícia Ponte
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
Valores (Filosofia)
Ensino secundário
Formação integral
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
topic Filosofia - Estudo e ensino
Valores (Filosofia)
Ensino secundário
Formação integral
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-08-09T16:01:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3897
url http://hdl.handle.net/10451/3897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134182001082368