O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Inês Maria Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76642
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão Pública e Políticas Públicas
id RCAP_c31a66e7732d0c08c8e707be80fe6432
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolarLiderança transformacionalLiderança transacionalEmpoderamentoEficácia do líderLMXTransformational leadershipTransactional leadershipEmpowermentLeader effectivenessCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Gestão Pública e Políticas PúblicasO principal objetivo deste estudo consiste em analisar o impacto da liderança do Diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar. O presente estudo adota uma abordagem quantitativa e foi aplicado um questionário a 106 docentes de um agrupamento de escolas. Para testar as hipóteses, procedeu-se à análise de regressão de mediação. Os resultados obtidos permitiram concluir que a liderança transformacional e transacional estão positivamente relacionadas com o empoderamento dos docentes, com a eficácia do líder e com o LMX (Leader Member Exchange). Verifica-se ainda que existe uma relação positiva entre LMX e o empoderamento e, por outro lado, existe uma relação positiva entre LMX e a eficácia do líder. Os resultados demonstraram que o LMX medeia a relação entre a liderança transformacional/ transacional e o empoderamento, assim como a relação entre a liderança transformacional/ transacional e a perceção dos docentes quanto à eficácia do líder. Os resultados obtidos são discutidos à luz dos estudos existentes e são apresentadas as principais conclusões. Este estudo é original na medida em que revela que a liderança das escolas tem um papel preponderante no comportamento dos docentes: que os perfis de liderança transformacional e/ou transacional têm um impacto positivo a nível do empoderamento dos docentes e da perceção que os docentes têm quanto à eficácia do próprio Diretor; e que esta relação é mediada por LMX. As limitações do trabalho e pistas para futuras investigações são também apresentadas.The main objective of this study is to analyze the impact of the leadership of the School Grouping Council on the empowerment of teachers and on the perception of effectiveness in light of the new regime of school autonomy, administration and management. The present study adopts a quantitative approach and a questionnaire was applied to 106 teachers from a group of schools. To test the hypotheses, mediation regression analysis was performed. The results obtained allowed us to conclude that transformational and transactional leadership are positively related to the empowerment of teachers, the effectiveness of the leader and the LMX. It is also verified that there is a positive relationship between LMX and empowerment and, on the other hand, there is a positive relationship between LMX and the leader's effectiveness. The results showed that the LMX mediates the relationship between transformational/transactional leadership and empowerment, as well as the relationship (ta com letra maidscula) between transformational/transactional leadership and teachers perceptions of leader effectiveness. The results obtained are discussed in light of existing studies and the main conclusions are presented. This study is original as it reveals that school leadership has a preponderant role in the behavior of teachers: transformational and/or transactional leadership profiles have a positive impact on the empowerment of teachers and the perception that teachers have as to the effectiveness of the Director himself; and that this relationship is mediated by LMX. The limitations of the work and clues for future investigations are also presented.Freire, C.Universidade do MinhoCarvalho, Inês Maria Ferreira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76642por202812529info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:09.975796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar
title O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar
spellingShingle O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar
Carvalho, Inês Maria Ferreira
Liderança transformacional
Liderança transacional
Empoderamento
Eficácia do líder
LMX
Transformational leadership
Transactional leadership
Empowerment
Leader effectiveness
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar
title_full O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar
title_fullStr O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar
title_full_unstemmed O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar
title_sort O impacto da liderança do diretor do agrupamento de escolas no empoderamento dos docentes e na perceção de eficácia à luz do novo regime de autonomia, administração e gestão escolar
author Carvalho, Inês Maria Ferreira
author_facet Carvalho, Inês Maria Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, C.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Inês Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança transformacional
Liderança transacional
Empoderamento
Eficácia do líder
LMX
Transformational leadership
Transactional leadership
Empowerment
Leader effectiveness
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Liderança transformacional
Liderança transacional
Empoderamento
Eficácia do líder
LMX
Transformational leadership
Transactional leadership
Empowerment
Leader effectiveness
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Gestão Pública e Políticas Públicas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76642
url http://hdl.handle.net/1822/76642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202812529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132861801955328