Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Len, Cláudia Vanessa Rodrigues Fong
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15139
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
id RCAP_c372edac83684cb7e8c1043ea10cea9f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de LisboaComunicação estratégicaComunicação nos mediaPromoção turísticaFilm TourismStrategic CommunicationMedia CommunicationFilm TourismTouristic PromotionDissertação de Mestrado em Comunicação SocialO film tourism é uma das tendências para a realização de promoção de destinos turísticos. Este conceito permite ligar a área da comunicação nos media e o turismo de uma forma estratégica. Este é um fenómeno recente e ocorre devido à expansão a nível mundial do crescimento da indústria do entretenimento, mas também, devido ao aumento da possibilidade de se viajar e do tempo de lazer. O objetivo deste trabalho é compreender como é realizada a promoção turística através de produtos cinematográficos. Serão explorados dois exemplos de sucesso como a Escócia e a Nova Zelândia, destinos turísticos que tiraram partido do film tourism para se promover estrategicamente e se afirmarem no sector do turismo em relação a outros destinos. Para responder aos objetivos traçados foi realizado um estudo qualitativo para compreender como a cidade de Lisboa foi promovida através do filme “Comboio noturno para Lisboa”. Concluindo que, o filme contribuiu como fonte de promoção turística e para o desenvolvimento do sector do turismo, em Lisboa.Film tourism is one of the trends for promoting tourism destinations. This concept links the area of communication in the media and tourism in a strategic way. This is a recent phenomenon and is due to the worldwide expansion of the growth of the entertainment industry, but also due to the increased possibility of traveling and leisure time. The goal of this work is to understand how tourism promotion is carried out through cinematographic products. Two successful examples will be explored, such as Scotland and New Zealand, tourist destinations that have taken advantage of film tourism to promote themselves strategically and establish themselves in the tourism sector in relation to other destinations. In order to respond to the purposes outlined, a qualitative study was carried out to understand how the city of Lisbon was promoted through the analysis of the film "Night Train to Lisbon". We conclude that the film contributed as a source of tourism promotion and for the development of the tourism sector in Lisbon.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasFernandes, FilipaRepositório da Universidade de LisboaLen, Cláudia Vanessa Rodrigues Fong2018-07-23T00:30:22Z2018-01-232018-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15139TID:201970554porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:52.261510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de Lisboa
title Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de Lisboa
spellingShingle Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de Lisboa
Len, Cláudia Vanessa Rodrigues Fong
Comunicação estratégica
Comunicação nos media
Promoção turística
Film Tourism
Strategic Communication
Media Communication
Film Tourism
Touristic Promotion
title_short Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de Lisboa
title_full Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de Lisboa
title_fullStr Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de Lisboa
title_full_unstemmed Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de Lisboa
title_sort Comunicar um destino: o film tourism como forma estratégica de promoção turística, o caso de Lisboa
author Len, Cláudia Vanessa Rodrigues Fong
author_facet Len, Cláudia Vanessa Rodrigues Fong
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Filipa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Len, Cláudia Vanessa Rodrigues Fong
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica
Comunicação nos media
Promoção turística
Film Tourism
Strategic Communication
Media Communication
Film Tourism
Touristic Promotion
topic Comunicação estratégica
Comunicação nos media
Promoção turística
Film Tourism
Strategic Communication
Media Communication
Film Tourism
Touristic Promotion
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-23T00:30:22Z
2018-01-23
2018-01-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15139
TID:201970554
url http://hdl.handle.net/10400.5/15139
identifier_str_mv TID:201970554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131097030721536