Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2180
Resumo: É imperativo reinventar o mundo: reinventar práticas, valores, relações, comportamentos, reflexões. Reinventar fórmulas - eficazes de educar para o presente/futuro, numa lógica de projetar uma educação sustentada em aprendizagens consolidadas que dependem de intencionalidades bem vincadas. Este relatório apresenta uma intervenção educativa enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, norteada pela empatia, dedicação, união, criatividade, alegria e responsabilidade, descrevendo o processo de desenvolvimento empírico, profissional e pessoal. Através de um estudo pedagógico/qualitativo, procedeu-se à compreensão do processo de aprendizagem de dois diferentes grupos: um composto por vinte e um alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e outro por vinte e sete do 2º Ciclo do Ensino Básico, inserido em contextos diferentes. O professor interfere na aprendizagem dos alunos, procurando desenvolver métodos ativos que promovam o pensamento crítico e otimista dos alunos, estimulando, deste modo, a imaginação e a criatividade. Despertar um sentido de responsabilidade, cooperação e autonomia nos alunos deve enquadrar-se diariamente na prática letiva, assim como o estímulo por todos os tipos de inteligência, incluindo o seu “Elemento”. Tal, foi a nossa grande finalidade.
id RCAP_c374ba5390c487f983589a47419ec0b1
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?Ensino Básico1º-2º CicloCriatividadeAprendizagemÉ imperativo reinventar o mundo: reinventar práticas, valores, relações, comportamentos, reflexões. Reinventar fórmulas - eficazes de educar para o presente/futuro, numa lógica de projetar uma educação sustentada em aprendizagens consolidadas que dependem de intencionalidades bem vincadas. Este relatório apresenta uma intervenção educativa enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, norteada pela empatia, dedicação, união, criatividade, alegria e responsabilidade, descrevendo o processo de desenvolvimento empírico, profissional e pessoal. Através de um estudo pedagógico/qualitativo, procedeu-se à compreensão do processo de aprendizagem de dois diferentes grupos: um composto por vinte e um alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e outro por vinte e sete do 2º Ciclo do Ensino Básico, inserido em contextos diferentes. O professor interfere na aprendizagem dos alunos, procurando desenvolver métodos ativos que promovam o pensamento crítico e otimista dos alunos, estimulando, deste modo, a imaginação e a criatividade. Despertar um sentido de responsabilidade, cooperação e autonomia nos alunos deve enquadrar-se diariamente na prática letiva, assim como o estímulo por todos os tipos de inteligência, incluindo o seu “Elemento”. Tal, foi a nossa grande finalidade.It is essential to reinvent the world: reinvent practices, values, relationships, behaviours, reflections. Reinvent effective formulas to educate for present/future, allowing a sustainable education in consolidated learning, which depends on solid intentions. This report presents an educative intervention as a student of Education in Primary and Middle School Master, guided by empathy, dedication, union, creativity, happiness and responsibility, describing the development of professional and personal empirical process. Through a pedagogical/qualitative study it was proceeded the understanding of the learning process about two different groups: one group of twentyone primary school students and another one with twenty-seven middle school students, in different contexts. The teacher interferes in the students learning, looking to develop active methods that promotes critical and optimistic thinking on them, encouraging, this way, the imagination and creativity. Incentivize student’s sense of responsibility, cooperation and autonomy that should be present on a day-to-day teaching practice, as the incitement for all intelligence types, including the "Element". This was our great purpose.2015-07-07T13:56:23Z2015-07-06T00:00:00Z2015-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2180TID:201465370porSantos, Patrícia de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:54Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.332472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
title Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
spellingShingle Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
Santos, Patrícia de Sousa
Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Criatividade
Aprendizagem
title_short Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
title_full Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
title_fullStr Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
title_full_unstemmed Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
title_sort Empatia, dedicação, União, criatividade, alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
author Santos, Patrícia de Sousa
author_facet Santos, Patrícia de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Criatividade
Aprendizagem
topic Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Criatividade
Aprendizagem
description É imperativo reinventar o mundo: reinventar práticas, valores, relações, comportamentos, reflexões. Reinventar fórmulas - eficazes de educar para o presente/futuro, numa lógica de projetar uma educação sustentada em aprendizagens consolidadas que dependem de intencionalidades bem vincadas. Este relatório apresenta uma intervenção educativa enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, norteada pela empatia, dedicação, união, criatividade, alegria e responsabilidade, descrevendo o processo de desenvolvimento empírico, profissional e pessoal. Através de um estudo pedagógico/qualitativo, procedeu-se à compreensão do processo de aprendizagem de dois diferentes grupos: um composto por vinte e um alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e outro por vinte e sete do 2º Ciclo do Ensino Básico, inserido em contextos diferentes. O professor interfere na aprendizagem dos alunos, procurando desenvolver métodos ativos que promovam o pensamento crítico e otimista dos alunos, estimulando, deste modo, a imaginação e a criatividade. Despertar um sentido de responsabilidade, cooperação e autonomia nos alunos deve enquadrar-se diariamente na prática letiva, assim como o estímulo por todos os tipos de inteligência, incluindo o seu “Elemento”. Tal, foi a nossa grande finalidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07T13:56:23Z
2015-07-06T00:00:00Z
2015-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2180
TID:201465370
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2180
identifier_str_mv TID:201465370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624176091136