RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo Curto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86482
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_c37d1df0e2fddfb8f54d9106678b343c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.The impact of Mixed-Ability Grouping on Basic Psychological Needs and Self-concept.Estágio PedagógicoEnsino-aprendizagemDiferenciação PedagógicaNecessidades Psicológicas BásicasAutoconceitoTeacher TrainingPhysical EducationPedagogical PracticeTeaching-learningMixed-Ability GroupingRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico representa a etapa final da nossa formação académica em Educação Física, do qual deveremos retirar o máximo de aprendizagens e experiências possíveis, refletindo sobre elas, para posteriormente melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O presente documento representa o Relatório Final de Estágio, inserido no âmbito da unidade curricular de Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica e Integrada Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo de 2017/2018, com a turma E do 8º ano de escolaridade. Neste documento constam as experiências vividas durante do processo de formação pedagógica. O relatório divide-se em três capítulos distintos: no primeiro capítulo descrevemos a contextualização da prática pedagógica desenvolvida, onde são abordadas as expetativas iniciais, o contexto da escola, da turma e do grupo de Educação Física; o segundo capítulo recai sobre análise reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida, onde são descritas e analisadas as atividades de ensino e aprendizagem, nomeadamente a nível de planeamento anual, planos de aula, unidades didáticas, a nível de realização (instrução, gestão, clima/disciplina e decisões de ajustamento) e a nível da avaliação (avaliação diagnóstica, formativa e sumativa), atividades de organização e gestão escolar, atividades de projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional; no terceiro capítulo será realizado um aprofundamento do tema problema que incide sobre o impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas e no Autoconceito.The Teacher Training represents the final stage of our academic formation in Physical Education, from which we should draw as much learning and possible experiences, reflecting on them, and then improve the teaching-learning process. This document represents the Final Report, inserted in the of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sciences of Sports and Physical Education of the University of Coimbra. This Teacher Training was developed in the Basic and Integrated School Prof. Dr. Ferrer Correia, in the academic year of 2017/2018, with class E of the 8th year of schooling. This document has as purpose a description of the acquired learning, result of the experiences lived during the process of pedagogical training. The report is divided into three distinct chapters: in the first chapter we describe the context of the pedagogical practice developed, where the initial expectations, the context of the school, the class and the PE group are addressed; the second chapter focuses on reflective analysis of the pedagogical practice developed, where teaching and learning activities are described and analyzed, espeficicly at the level of annual planning, lesson plans, didactic units, intervention level (instruction, management, environment / discipline and adjustment decisions) and at the level of evaluation (diagnostic, formative and summative), school organization and management activities, project activities and educational partnerships, and ethical-professional attitude; in the third chapter will be carried out a deepening of the problem issue that focuses on the impact of Mixed-Ability Grouping on basic psychological needs and self-concept.2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86482http://hdl.handle.net/10316/86482TID:202220486porPereira, Ricardo Curtoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:09:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:37.356440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
The impact of Mixed-Ability Grouping on Basic Psychological Needs and Self-concept.
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
Pereira, Ricardo Curto
Estágio Pedagógico
Ensino-aprendizagem
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Autoconceito
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Practice
Teaching-learning
Mixed-Ability Grouping
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
author Pereira, Ricardo Curto
author_facet Pereira, Ricardo Curto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo Curto
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Ensino-aprendizagem
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Autoconceito
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Practice
Teaching-learning
Mixed-Ability Grouping
topic Estágio Pedagógico
Ensino-aprendizagem
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Autoconceito
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Practice
Teaching-learning
Mixed-Ability Grouping
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86482
http://hdl.handle.net/10316/86482
TID:202220486
url http://hdl.handle.net/10316/86482
identifier_str_mv TID:202220486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133967178268672