As Tecnologias de Informação e Comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bento Duarte
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sartori, Ademilde Silveira, Martini, Rafael Gué
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52249
Resumo: A partir de um estudo de caso qualitativo sobre o programa de extensão Educom.Cine, que promoveu a produção audiovisual no ensino fundamental, refletimos sobre a possibilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se configurarem como a espinha dorsal de um currículo mais atento aos processos de integração da escola com sua localidade. Nesta perspectiva, a escola se tornaria o centro de gerenciamento de diversos canais comunitários de comunicação, onde a produção escolar seria vinculada e publicizada à toda a comunidade. Esta se configuraria em uma proposta de integrar o uso das TIC no ambiente escolar com seu uso não-formal estimulando os estudantes a agir no local (bairro) pensando também no global, numa perspectiva glocal.
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spelling As Tecnologias de Informação e Comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidadeThe Information and Communication Technologies as agents of integration of the curriculum with glocalityTecnologías de Información y Comunicación como agentes de integración curricular con la glocalidadTecnologia educativaEducomunicaçãoCurrículo escolarEcossistema comunicativoAudiovisualEducational technologyEducommunicationSchool curriculumCommunicative ecosystemAudio-visualTecnología educacionalComunicación educativaEcosistema de comunicacíonCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA partir de um estudo de caso qualitativo sobre o programa de extensão Educom.Cine, que promoveu a produção audiovisual no ensino fundamental, refletimos sobre a possibilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se configurarem como a espinha dorsal de um currículo mais atento aos processos de integração da escola com sua localidade. Nesta perspectiva, a escola se tornaria o centro de gerenciamento de diversos canais comunitários de comunicação, onde a produção escolar seria vinculada e publicizada à toda a comunidade. Esta se configuraria em uma proposta de integrar o uso das TIC no ambiente escolar com seu uso não-formal estimulando os estudantes a agir no local (bairro) pensando também no global, numa perspectiva glocal.Based on a qualitative case study on the Educom.Cine extension program, which promoted audiovisual production in elementary education, we reflected on the possibility of Information and Communication Technologies (ICT) becoming the backbone of a more attentive curriculum to the processes of integration of school with its locality. In this perspective, school would become the center of management of several community communication channels, where school production would be linked and publicized to the whole community. This would be part of a proposal to integrate the use of ICT in school environment with its non-formal use, stimulating the students to act in the local (neighborhood) considering also the global, in a glocal perspective.A partir de un estudio de caso cualitativo del programa de extensión Educom.Cine, que promovió la producción audiovisual en la escuela primaria, se reflexiona sobre la posibilidad de que las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) si configuren como columna vertebral de un currículo más atento a cerca de los procesos de integración de la escuela con su localidad. En esta perspectiva, la escuela se converte en el centro de la gestión de los canales comunitarios de comunicación, donde la producción de la escuela sea divulgada a toda la comunidad. Esto se configura en una propuesta para integrar el uso de las TIC en el entorno escolar con su uso no formal, estimulando los estudiantes para tomar medidas en nivel local (bairros) y también a pensar globalmente, en una perspectiva glocal.Este artigo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Doutoramento Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT I. P. – Portugal, investigação financiada com a bolsa # PD/00173/2014.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)Universidade do MinhoSilva, Bento DuarteSartori, Ademilde SilveiraMartini, Rafael Gué2017-072017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52249porSilva, Bento, Sartori, Ademilde & Martini, Rafael (2017). As tecnologias de informação e comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade. Revista Observatório, Universidade Federal de Tocantins, Palmas, v. 3, n. 4,, pp. 387-406.2447-426610.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:20.516861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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