Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3022 |
Resumo: | O relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte, subdividida em dois tópicos, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas geradoras de diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social, recorrendo a fundamentação para as mesmas. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo investigativo de caráter predominantemente quantitativo, desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da utilização da estratégia Ler para aprender na redução de erros ortográficos, tendo como principais objetivos: (1) Compreender as dificuldades ortográficas dos alunos; (2) Compreender o impacto da ação didática baseada na estratégia Ler para Aprender, na redução de erros ortográficos; (3) Propor estratégias para a superação de dificuldades ortográficas dos alunos, integradas no seu processo de aprendizagem da escrita e (4) Aumentar a motivação, cuidado e gosto pela escrita. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve impacto na escrita dos alunos, levando a que estes diminuíssem os seus erros, tendo mais consciência da sua escrita. Os dados indicam também que o acompanhamento do professor possibilita que o aluno vá colmatando as dificuldades apresentadas. |
id |
RCAP_c4c5cc690386ee82f2975c19a8a815a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridadeEnsino básico do 1º cicloLíngua PortuguesaOrtografiaLeituraDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte, subdividida em dois tópicos, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas geradoras de diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social, recorrendo a fundamentação para as mesmas. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo investigativo de caráter predominantemente quantitativo, desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da utilização da estratégia Ler para aprender na redução de erros ortográficos, tendo como principais objetivos: (1) Compreender as dificuldades ortográficas dos alunos; (2) Compreender o impacto da ação didática baseada na estratégia Ler para Aprender, na redução de erros ortográficos; (3) Propor estratégias para a superação de dificuldades ortográficas dos alunos, integradas no seu processo de aprendizagem da escrita e (4) Aumentar a motivação, cuidado e gosto pela escrita. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve impacto na escrita dos alunos, levando a que estes diminuíssem os seus erros, tendo mais consciência da sua escrita. Os dados indicam também que o acompanhamento do professor possibilita que o aluno vá colmatando as dificuldades apresentadas.Barata, Clarinda Luísa FerreiraBarbeiro, Luís Filipe TomásIC-OnlinePinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino2018-02-08T12:45:29Z2017-12-112017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3022TID:201849658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:14.224575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade |
title |
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino Ensino básico do 1º ciclo Língua Portuguesa Ortografia Leitura Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade |
title_full |
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade |
title_sort |
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade |
author |
Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino |
author_facet |
Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luísa Ferreira Barbeiro, Luís Filipe Tomás IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Língua Portuguesa Ortografia Leitura Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Língua Portuguesa Ortografia Leitura Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte, subdividida em dois tópicos, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas geradoras de diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social, recorrendo a fundamentação para as mesmas. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo investigativo de caráter predominantemente quantitativo, desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da utilização da estratégia Ler para aprender na redução de erros ortográficos, tendo como principais objetivos: (1) Compreender as dificuldades ortográficas dos alunos; (2) Compreender o impacto da ação didática baseada na estratégia Ler para Aprender, na redução de erros ortográficos; (3) Propor estratégias para a superação de dificuldades ortográficas dos alunos, integradas no seu processo de aprendizagem da escrita e (4) Aumentar a motivação, cuidado e gosto pela escrita. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve impacto na escrita dos alunos, levando a que estes diminuíssem os seus erros, tendo mais consciência da sua escrita. Os dados indicam também que o acompanhamento do professor possibilita que o aluno vá colmatando as dificuldades apresentadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 2017-12-11T00:00:00Z 2018-02-08T12:45:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3022 TID:201849658 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3022 |
identifier_str_mv |
TID:201849658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136966801883136 |