Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3022
Resumo: O relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte, subdividida em dois tópicos, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas geradoras de diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social, recorrendo a fundamentação para as mesmas. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo investigativo de caráter predominantemente quantitativo, desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da utilização da estratégia Ler para aprender na redução de erros ortográficos, tendo como principais objetivos: (1) Compreender as dificuldades ortográficas dos alunos; (2) Compreender o impacto da ação didática baseada na estratégia Ler para Aprender, na redução de erros ortográficos; (3) Propor estratégias para a superação de dificuldades ortográficas dos alunos, integradas no seu processo de aprendizagem da escrita e (4) Aumentar a motivação, cuidado e gosto pela escrita. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve impacto na escrita dos alunos, levando a que estes diminuíssem os seus erros, tendo mais consciência da sua escrita. Os dados indicam também que o acompanhamento do professor possibilita que o aluno vá colmatando as dificuldades apresentadas.
id RCAP_c4c5cc690386ee82f2975c19a8a815a3
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridadeEnsino básico do 1º cicloLíngua PortuguesaOrtografiaLeituraDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte, subdividida em dois tópicos, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas geradoras de diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social, recorrendo a fundamentação para as mesmas. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo investigativo de caráter predominantemente quantitativo, desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da utilização da estratégia Ler para aprender na redução de erros ortográficos, tendo como principais objetivos: (1) Compreender as dificuldades ortográficas dos alunos; (2) Compreender o impacto da ação didática baseada na estratégia Ler para Aprender, na redução de erros ortográficos; (3) Propor estratégias para a superação de dificuldades ortográficas dos alunos, integradas no seu processo de aprendizagem da escrita e (4) Aumentar a motivação, cuidado e gosto pela escrita. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve impacto na escrita dos alunos, levando a que estes diminuíssem os seus erros, tendo mais consciência da sua escrita. Os dados indicam também que o acompanhamento do professor possibilita que o aluno vá colmatando as dificuldades apresentadas.Barata, Clarinda Luísa FerreiraBarbeiro, Luís Filipe TomásIC-OnlinePinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino2018-02-08T12:45:29Z2017-12-112017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3022TID:201849658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:14.224575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
title Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
spellingShingle Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino
Ensino básico do 1º ciclo
Língua Portuguesa
Ortografia
Leitura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
title_full Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
title_fullStr Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
title_sort Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
author Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino
author_facet Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
Barbeiro, Luís Filipe Tomás
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Língua Portuguesa
Ortografia
Leitura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ensino básico do 1º ciclo
Língua Portuguesa
Ortografia
Leitura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte, subdividida em dois tópicos, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas geradoras de diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social, recorrendo a fundamentação para as mesmas. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo investigativo de caráter predominantemente quantitativo, desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da utilização da estratégia Ler para aprender na redução de erros ortográficos, tendo como principais objetivos: (1) Compreender as dificuldades ortográficas dos alunos; (2) Compreender o impacto da ação didática baseada na estratégia Ler para Aprender, na redução de erros ortográficos; (3) Propor estratégias para a superação de dificuldades ortográficas dos alunos, integradas no seu processo de aprendizagem da escrita e (4) Aumentar a motivação, cuidado e gosto pela escrita. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve impacto na escrita dos alunos, levando a que estes diminuíssem os seus erros, tendo mais consciência da sua escrita. Os dados indicam também que o acompanhamento do professor possibilita que o aluno vá colmatando as dificuldades apresentadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
2017-12-11T00:00:00Z
2018-02-08T12:45:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3022
TID:201849658
url http://hdl.handle.net/10400.8/3022
identifier_str_mv TID:201849658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136966801883136