Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24516 |
Resumo: | O ensino deve, geralmente, abordar várias temáticas, não se restringindo a uma área muito específica. No Ensino Superior, em particular em Engenharia Informática, são abordados diversos temas de áreas distintas com ênfase no seu relacionamento, incluindo gestão e linguagens de programação. Para que os conceitos sejam mais apelativos e de fácil compreensão, a criação de um ambiente interativo e intuitivo possui um conjunto alargado e comprovado de benefícios, uma vez que os conceitos transmitidos se adequam aos interesses dos estudantes. No entanto, novas tecnologias nem sempre são sinónimo de uma aprendizagem efetiva ou garantem que os conteúdos são adquiridos pela totalidade dos estudantes. Assim, há carência de feedback dos estudantes para o Professor de modo a assegurar esta missão. De modo a suprimir esta dificuldade pretende-se desenvolver uma plataforma web, cujo objetivo é identificar a maturidade do utilizador no desenvolvimento de código na linguagem de programação em Java e, simultaneamente, fornecer feedback sobre possíveis erros que os estudantes estejam a cometer e determinar o seu desempenho usufruindo os conceitos de Machine Learning. Desta forma, a ferramenta permite a captação de métricas para determinar se o utilizador encontra-se num estado inicial, médio ou experiente na programação. |
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