Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Paulo Pinto da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24516
Resumo: O ensino deve, geralmente, abordar várias temáticas, não se restringindo a uma área muito específica. No Ensino Superior, em particular em Engenharia Informática, são abordados diversos temas de áreas distintas com ênfase no seu relacionamento, incluindo gestão e linguagens de programação. Para que os conceitos sejam mais apelativos e de fácil compreensão, a criação de um ambiente interativo e intuitivo possui um conjunto alargado e comprovado de benefícios, uma vez que os conceitos transmitidos se adequam aos interesses dos estudantes. No entanto, novas tecnologias nem sempre são sinónimo de uma aprendizagem efetiva ou garantem que os conteúdos são adquiridos pela totalidade dos estudantes. Assim, há carência de feedback dos estudantes para o Professor de modo a assegurar esta missão. De modo a suprimir esta dificuldade pretende-se desenvolver uma plataforma web, cujo objetivo é identificar a maturidade do utilizador no desenvolvimento de código na linguagem de programação em Java e, simultaneamente, fornecer feedback sobre possíveis erros que os estudantes estejam a cometer e determinar o seu desempenho usufruindo os conceitos de Machine Learning. Desta forma, a ferramenta permite a captação de métricas para determinar se o utilizador encontra-se num estado inicial, médio ou experiente na programação.
id RCAP_c525da86edbb395811a44e92f3711953
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programaçãomachine learningavaliação remotoskills de programaçãoanálise qualitativa e quantitativaInformáticaO ensino deve, geralmente, abordar várias temáticas, não se restringindo a uma área muito específica. No Ensino Superior, em particular em Engenharia Informática, são abordados diversos temas de áreas distintas com ênfase no seu relacionamento, incluindo gestão e linguagens de programação. Para que os conceitos sejam mais apelativos e de fácil compreensão, a criação de um ambiente interativo e intuitivo possui um conjunto alargado e comprovado de benefícios, uma vez que os conceitos transmitidos se adequam aos interesses dos estudantes. No entanto, novas tecnologias nem sempre são sinónimo de uma aprendizagem efetiva ou garantem que os conteúdos são adquiridos pela totalidade dos estudantes. Assim, há carência de feedback dos estudantes para o Professor de modo a assegurar esta missão. De modo a suprimir esta dificuldade pretende-se desenvolver uma plataforma web, cujo objetivo é identificar a maturidade do utilizador no desenvolvimento de código na linguagem de programação em Java e, simultaneamente, fornecer feedback sobre possíveis erros que os estudantes estejam a cometer e determinar o seu desempenho usufruindo os conceitos de Machine Learning. Desta forma, a ferramenta permite a captação de métricas para determinar se o utilizador encontra-se num estado inicial, médio ou experiente na programação.Ramos, João Ricardo MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Paulo Pinto da2024-01-17T15:23:59Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24516TID:203469526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:50:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:42.702923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação
title Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação
spellingShingle Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação
Cunha, Paulo Pinto da
machine learning
avaliação remoto
skills de programação
análise qualitativa e quantitativa
Informática
title_short Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação
title_full Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação
title_fullStr Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação
title_full_unstemmed Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação
title_sort Edu-Code: uma ferramenta para avaliar o desempenho do estudante na programação
author Cunha, Paulo Pinto da
author_facet Cunha, Paulo Pinto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, João Ricardo Martins
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Paulo Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv machine learning
avaliação remoto
skills de programação
análise qualitativa e quantitativa
Informática
topic machine learning
avaliação remoto
skills de programação
análise qualitativa e quantitativa
Informática
description O ensino deve, geralmente, abordar várias temáticas, não se restringindo a uma área muito específica. No Ensino Superior, em particular em Engenharia Informática, são abordados diversos temas de áreas distintas com ênfase no seu relacionamento, incluindo gestão e linguagens de programação. Para que os conceitos sejam mais apelativos e de fácil compreensão, a criação de um ambiente interativo e intuitivo possui um conjunto alargado e comprovado de benefícios, uma vez que os conceitos transmitidos se adequam aos interesses dos estudantes. No entanto, novas tecnologias nem sempre são sinónimo de uma aprendizagem efetiva ou garantem que os conteúdos são adquiridos pela totalidade dos estudantes. Assim, há carência de feedback dos estudantes para o Professor de modo a assegurar esta missão. De modo a suprimir esta dificuldade pretende-se desenvolver uma plataforma web, cujo objetivo é identificar a maturidade do utilizador no desenvolvimento de código na linguagem de programação em Java e, simultaneamente, fornecer feedback sobre possíveis erros que os estudantes estejam a cometer e determinar o seu desempenho usufruindo os conceitos de Machine Learning. Desta forma, a ferramenta permite a captação de métricas para determinar se o utilizador encontra-se num estado inicial, médio ou experiente na programação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-17T15:23:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24516
TID:203469526
url http://hdl.handle.net/10400.22/24516
identifier_str_mv TID:203469526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137054995513344