O impacto da supervisão colaborativa e da reflexão sobre a práxis na formação e no desenvolvimento profissional dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tching, Maria Dalila Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6848
Resumo: A organização pedagógica da formação contínua, no contexto atual, potencia a transmissão dos conhecimentos, desvalorizando os saberes experienciais dos professores. Tem-se traduzido na ineficácia da transformação dos professores e das suas práticas e, por conseguinte, tem contribuído muito pouco para a melhoria da qualidade do ensino e da organização escola. Partindo do pressuposto de que a qualidade das atividades educativas da escola está cada vez mais dependente da qualidade das autorregulações internas e que a formação contínua de professores deve centrar-se, preferencialmente, nas suas práticas profissionais, para que desempenho profissional seja mais eficaz, formulámos a seguinte questão de partida: como pode a supervisão na formação contínua promover a transformação das práticas docentes? Entendendo a escola reflexiva como uma organização que envolve todos os seus membros na resolução dos problemas e na tomada de decisões, a supervisão, no âmbito da formação contínua, ajuda os professores a adotarem objetivos comuns e a desenvolverem-se profissionalmente através da assunção de uma atitude de investigação ação formação. Este estudo centrou-se no paradigma de investigação qualitativa – interpretativa (análise descritiva) e numa investigação quantitativa uma vez que, recorrendo à análise de conteúdo, agrupámos significações e determinámos a frequência das unidades de contexto. Os resultados permitem-nos identificar o impacto da supervisão colaborativa e da reflexão sobre a práxis na formação e no desenvolvimento profissional dos professores através de indicadores como promove a formação de professores reflexivos (frequência 60) e motiva os professores para a inovação e a mudança (frequência 58), dados quantitativos que asseguram a fiabilidade das afirmações. A supervisão na formação dos professores traduz-se numa aprendizagem experiencial e no desenvolvimento individual e coletivo, refletindo-se num melhor desempenho dos professores.
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Tching, Maria Dalila Oliveira
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