O impacto da supervisão colaborativa e da reflexão sobre a práxis na formação e no desenvolvimento profissional dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6848 |
Resumo: | A organização pedagógica da formação contínua, no contexto atual, potencia a transmissão dos conhecimentos, desvalorizando os saberes experienciais dos professores. Tem-se traduzido na ineficácia da transformação dos professores e das suas práticas e, por conseguinte, tem contribuído muito pouco para a melhoria da qualidade do ensino e da organização escola. Partindo do pressuposto de que a qualidade das atividades educativas da escola está cada vez mais dependente da qualidade das autorregulações internas e que a formação contínua de professores deve centrar-se, preferencialmente, nas suas práticas profissionais, para que desempenho profissional seja mais eficaz, formulámos a seguinte questão de partida: como pode a supervisão na formação contínua promover a transformação das práticas docentes? Entendendo a escola reflexiva como uma organização que envolve todos os seus membros na resolução dos problemas e na tomada de decisões, a supervisão, no âmbito da formação contínua, ajuda os professores a adotarem objetivos comuns e a desenvolverem-se profissionalmente através da assunção de uma atitude de investigação ação formação. Este estudo centrou-se no paradigma de investigação qualitativa – interpretativa (análise descritiva) e numa investigação quantitativa uma vez que, recorrendo à análise de conteúdo, agrupámos significações e determinámos a frequência das unidades de contexto. Os resultados permitem-nos identificar o impacto da supervisão colaborativa e da reflexão sobre a práxis na formação e no desenvolvimento profissional dos professores através de indicadores como promove a formação de professores reflexivos (frequência 60) e motiva os professores para a inovação e a mudança (frequência 58), dados quantitativos que asseguram a fiabilidade das afirmações. A supervisão na formação dos professores traduz-se numa aprendizagem experiencial e no desenvolvimento individual e coletivo, refletindo-se num melhor desempenho dos professores. |
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O impacto da supervisão colaborativa e da reflexão sobre a práxis na formação e no desenvolvimento profissional dos professoresMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESSUPERVISÃO PEDAGÓGICADESENVOLVIMENTO PROFISSIONALFORMAÇÃO CONTÍNUAEDUCAÇÃOPEDAGOGICAL SUPERVISIONPROFESSIONAL DEVELOPMENTCONTINUING EDUCATIONEDUCATIONA organização pedagógica da formação contínua, no contexto atual, potencia a transmissão dos conhecimentos, desvalorizando os saberes experienciais dos professores. Tem-se traduzido na ineficácia da transformação dos professores e das suas práticas e, por conseguinte, tem contribuído muito pouco para a melhoria da qualidade do ensino e da organização escola. Partindo do pressuposto de que a qualidade das atividades educativas da escola está cada vez mais dependente da qualidade das autorregulações internas e que a formação contínua de professores deve centrar-se, preferencialmente, nas suas práticas profissionais, para que desempenho profissional seja mais eficaz, formulámos a seguinte questão de partida: como pode a supervisão na formação contínua promover a transformação das práticas docentes? Entendendo a escola reflexiva como uma organização que envolve todos os seus membros na resolução dos problemas e na tomada de decisões, a supervisão, no âmbito da formação contínua, ajuda os professores a adotarem objetivos comuns e a desenvolverem-se profissionalmente através da assunção de uma atitude de investigação ação formação. Este estudo centrou-se no paradigma de investigação qualitativa – interpretativa (análise descritiva) e numa investigação quantitativa uma vez que, recorrendo à análise de conteúdo, agrupámos significações e determinámos a frequência das unidades de contexto. Os resultados permitem-nos identificar o impacto da supervisão colaborativa e da reflexão sobre a práxis na formação e no desenvolvimento profissional dos professores através de indicadores como promove a formação de professores reflexivos (frequência 60) e motiva os professores para a inovação e a mudança (frequência 58), dados quantitativos que asseguram a fiabilidade das afirmações. A supervisão na formação dos professores traduz-se numa aprendizagem experiencial e no desenvolvimento individual e coletivo, refletindo-se num melhor desempenho dos professores.Current pedagogical practices of the continuing training of school teachers highlight the transmission of knowledge, underestimating the importance of the teaching experience. So school teachers are not changing their practices and as a result there has been no improvement in the quality of teaching and in the school itself as an organization. Assuming that the standard of the educational activities of the school depends on the standard of its internal regulations and that the continuing training of teachers should be focused on their practices (in order to make their professional performance more effective) the following question was posed: How can supervision in the continuing training change the teachers’ practices? Taking the reflective school as an organization that involves all its members in resolving its issues and in the decision-making process, supervision, in continuing training, should lead school teachers to share their goals with their peers. Besides sharing goals, if teachers adopt an attitude of investigation in terms of action-training, their professional development will occur. This study is based on a paradigm of qualitative-interpretative research (descriptive analysis) and on a quantitative research. Using the content analysis, we’ve grouped meanings and determined the rate of context units. The results allowed us to identify both the impact of the collaborative supervision and of school teachers’ reflection on their practices and, on the other hand, on their professional development, through indicators such as: it promotes the continuing training of reflective teachers (rate 60); it motivates teachers to innovate and takes them to change their practices (rate 58). In short, it rises the standard of school teachers’ performance. Supervision in the training of school teachers can be regarded as an experiential learning and as a professional development of the teachers themselves and of their peers, rising the standard of their performance.2016-03-04T14:33:20Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6848TID:201329107porTching, Maria Dalila Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:34ZPortal AgregadorONG |
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A organização pedagógica da formação contínua, no contexto atual, potencia a transmissão dos conhecimentos, desvalorizando os saberes experienciais dos professores. Tem-se traduzido na ineficácia da transformação dos professores e das suas práticas e, por conseguinte, tem contribuído muito pouco para a melhoria da qualidade do ensino e da organização escola. Partindo do pressuposto de que a qualidade das atividades educativas da escola está cada vez mais dependente da qualidade das autorregulações internas e que a formação contínua de professores deve centrar-se, preferencialmente, nas suas práticas profissionais, para que desempenho profissional seja mais eficaz, formulámos a seguinte questão de partida: como pode a supervisão na formação contínua promover a transformação das práticas docentes? Entendendo a escola reflexiva como uma organização que envolve todos os seus membros na resolução dos problemas e na tomada de decisões, a supervisão, no âmbito da formação contínua, ajuda os professores a adotarem objetivos comuns e a desenvolverem-se profissionalmente através da assunção de uma atitude de investigação ação formação. Este estudo centrou-se no paradigma de investigação qualitativa – interpretativa (análise descritiva) e numa investigação quantitativa uma vez que, recorrendo à análise de conteúdo, agrupámos significações e determinámos a frequência das unidades de contexto. Os resultados permitem-nos identificar o impacto da supervisão colaborativa e da reflexão sobre a práxis na formação e no desenvolvimento profissional dos professores através de indicadores como promove a formação de professores reflexivos (frequência 60) e motiva os professores para a inovação e a mudança (frequência 58), dados quantitativos que asseguram a fiabilidade das afirmações. A supervisão na formação dos professores traduz-se numa aprendizagem experiencial e no desenvolvimento individual e coletivo, refletindo-se num melhor desempenho dos professores. |
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