O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Anabela da Graça
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5535
Resumo: Existe uma clara associação entre “formação” e “qualidade”, uma relação de interdependência que atribui à formação um caminho para a melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, da vida dos cidadãos. A formação de professores deve responder às necessidades, expectativas e interesses dos docentes como pessoas e como profissionais, deve ter em conta o contexto de trabalho e deve fomentar a participação ativa e a reflexão. A nossa questão de partida para este trabalho de projeto: que formação contínua responde às necessidades reais do Professor de Matemática e promove o seu desenvolvimento profissional emergiu do sentimento de insatisfação que face à oferta de formação contínua, na área da Matemática, nomeadamente por parte dos Centros de Formação de Associação de Escolas. Considerou-se pertinente averiguar se existiam no Agrupamento de Escolas ao qual pertenço e noutro Agrupamento de Escolas que pertence ao mesmo CFAE, professores que comunguem da mesma opinião. Assim, decidimos aplicar um questionário aos professores do 2º e 3º ciclos de dois Agrupamentos de Escolas da região de Lisboa. Tendo em conta a análise dos questionários e também a análise das atas dos grupos disciplinares e dos planos de formação do centro de formação, propomos como uma das primeiras ações a implementar, a frequência e a realização de uma ação de formação com o tema: NOVAS METAS CURRICULARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA – ENSINO BÁSICO. Com a sua implementação procura-se levar os docentes a refletirem não só sobre os conteúdos programáticos, mas também sobre as estratégias de ensino e metodologias de trabalho que promovam o desenvolvimento do conhecimento matemático nos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um plano de formação que, com o apoio da supervisão, contribua para o desenvolvimento profissional do professor de Matemática.
id RCAP_c9ec9d0b8de8624840eec73aaaf58f7f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemáticaEDUCAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUASUPERVISÃODESENVOLVIMENTO PROFISSIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCATIONCONTINUING EDUCATIONSUPERVISIONPROFESSIONAL DEVELOPMENTExiste uma clara associação entre “formação” e “qualidade”, uma relação de interdependência que atribui à formação um caminho para a melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, da vida dos cidadãos. A formação de professores deve responder às necessidades, expectativas e interesses dos docentes como pessoas e como profissionais, deve ter em conta o contexto de trabalho e deve fomentar a participação ativa e a reflexão. A nossa questão de partida para este trabalho de projeto: que formação contínua responde às necessidades reais do Professor de Matemática e promove o seu desenvolvimento profissional emergiu do sentimento de insatisfação que face à oferta de formação contínua, na área da Matemática, nomeadamente por parte dos Centros de Formação de Associação de Escolas. Considerou-se pertinente averiguar se existiam no Agrupamento de Escolas ao qual pertenço e noutro Agrupamento de Escolas que pertence ao mesmo CFAE, professores que comunguem da mesma opinião. Assim, decidimos aplicar um questionário aos professores do 2º e 3º ciclos de dois Agrupamentos de Escolas da região de Lisboa. Tendo em conta a análise dos questionários e também a análise das atas dos grupos disciplinares e dos planos de formação do centro de formação, propomos como uma das primeiras ações a implementar, a frequência e a realização de uma ação de formação com o tema: NOVAS METAS CURRICULARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA – ENSINO BÁSICO. Com a sua implementação procura-se levar os docentes a refletirem não só sobre os conteúdos programáticos, mas também sobre as estratégias de ensino e metodologias de trabalho que promovam o desenvolvimento do conhecimento matemático nos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um plano de formação que, com o apoio da supervisão, contribua para o desenvolvimento profissional do professor de Matemática.There is a clear connection between “formation” and “quality”, a bond that gives formation a role towards the improvement of quality of the services and therefore of the citizens’ life. Initial teacher programme should answer the needs, expectations and interests of teachers as individuals and as professionals, it should contemplate the work in context and it should also develop an ative participation and reflection, self-assessment. Our line of work for this project work is: what life-long learning is aimed to answer the real needs of Math teachers, promoting their professional development. This theme came out of teachers’ insatisfaction with regards to the current professional training plan, in the Math area, from the “Centros de Formação de Associação de Escolas”. It was considered important to verify whether there is, in my school or others that belong to the same formation centre, teachers that also share this opinion. So, we decided to apply a questionnaire to teachers from the second and third cycles of the basic education of two schools grouping from the city of Lisbon. According to the data gathered from the questionnaires and also from the minutes of the Math teachers meetings and the plans of the professional training centre, we propose “Novas Metas Curriculares no Ensino da Matemática – Ensino Básico”, as a theme to be developed. With its implementation, we intend to lead teachers to reflect not only in the school curriculum and contents to be taught, but also about the teaching strategies and methodologies of work that promote the development of mathematic knowledge in students. The global aim of this Project is to create a professional training plan that, with the support of Supervision, contributes to the professional development of the Math teacher.2014-09-19T09:43:29Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5535TID:201276682porRodrigues, Anabela da Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:34.984796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática
title O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática
spellingShingle O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática
Rodrigues, Anabela da Graça
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
SUPERVISÃO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
SUPERVISION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
title_short O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática
title_full O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática
title_fullStr O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática
title_full_unstemmed O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática
title_sort O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática
author Rodrigues, Anabela da Graça
author_facet Rodrigues, Anabela da Graça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Anabela da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
SUPERVISÃO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
SUPERVISION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
SUPERVISÃO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
SUPERVISION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
description Existe uma clara associação entre “formação” e “qualidade”, uma relação de interdependência que atribui à formação um caminho para a melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, da vida dos cidadãos. A formação de professores deve responder às necessidades, expectativas e interesses dos docentes como pessoas e como profissionais, deve ter em conta o contexto de trabalho e deve fomentar a participação ativa e a reflexão. A nossa questão de partida para este trabalho de projeto: que formação contínua responde às necessidades reais do Professor de Matemática e promove o seu desenvolvimento profissional emergiu do sentimento de insatisfação que face à oferta de formação contínua, na área da Matemática, nomeadamente por parte dos Centros de Formação de Associação de Escolas. Considerou-se pertinente averiguar se existiam no Agrupamento de Escolas ao qual pertenço e noutro Agrupamento de Escolas que pertence ao mesmo CFAE, professores que comunguem da mesma opinião. Assim, decidimos aplicar um questionário aos professores do 2º e 3º ciclos de dois Agrupamentos de Escolas da região de Lisboa. Tendo em conta a análise dos questionários e também a análise das atas dos grupos disciplinares e dos planos de formação do centro de formação, propomos como uma das primeiras ações a implementar, a frequência e a realização de uma ação de formação com o tema: NOVAS METAS CURRICULARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA – ENSINO BÁSICO. Com a sua implementação procura-se levar os docentes a refletirem não só sobre os conteúdos programáticos, mas também sobre as estratégias de ensino e metodologias de trabalho que promovam o desenvolvimento do conhecimento matemático nos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um plano de formação que, com o apoio da supervisão, contribua para o desenvolvimento profissional do professor de Matemática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19T09:43:29Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5535
TID:201276682
url http://hdl.handle.net/10437/5535
identifier_str_mv TID:201276682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131273065660416