Estratégias de resolução de problemas: um estudo com alunos do 3º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25914 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A principal finalidade desta investigação consistiu da compreensão da sequência de atividades desenvolvidas por alunos do 3.º ano, quando confrontados com problemas matemáticos. Tendo em conta os objetivos desta investigação, formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas? Quais as dificuldades dos mesmos na resolução de problemas? De forma a dar resposta a estas questões, a metodologia de investigação de suporte seguiu uma abordagem de natureza qualitativa com caraterísticas de investigação - ação. Através da análise dos dados recolhidos, através da implementação de problemas que envolveram números fracionários, perímetro, áreas, entre outros conteúdos, foi possível identificar que os alunos aplicaram as estratégias esperadas. Os alunos recorreram maioritariamente às operações (adição/divisão/multiplicação/subtração), seguindo-se o diagrama e esporadicamente recorreram a tabelas. As principais dificuldades dos alunos incidiram essencialmente na compreensão e interpretação do problema, no descobrimento do conteúdo e na dificuldade numa etapa do procedimento. Constatou-se que os alunos sentem mais dificuldades nos problemas do tipo de dois passos devido à complexidade dos mesmos |
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Estratégias de resolução de problemas: um estudo com alunos do 3º ano do ensino básicoResolução de problemasEstratégiasDificuldades1.º ciclo do Ensino BásicoEste estudo foi desenvolvido na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A principal finalidade desta investigação consistiu da compreensão da sequência de atividades desenvolvidas por alunos do 3.º ano, quando confrontados com problemas matemáticos. Tendo em conta os objetivos desta investigação, formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas? Quais as dificuldades dos mesmos na resolução de problemas? De forma a dar resposta a estas questões, a metodologia de investigação de suporte seguiu uma abordagem de natureza qualitativa com caraterísticas de investigação - ação. Através da análise dos dados recolhidos, através da implementação de problemas que envolveram números fracionários, perímetro, áreas, entre outros conteúdos, foi possível identificar que os alunos aplicaram as estratégias esperadas. Os alunos recorreram maioritariamente às operações (adição/divisão/multiplicação/subtração), seguindo-se o diagrama e esporadicamente recorreram a tabelas. As principais dificuldades dos alunos incidiram essencialmente na compreensão e interpretação do problema, no descobrimento do conteúdo e na dificuldade numa etapa do procedimento. Constatou-se que os alunos sentem mais dificuldades nos problemas do tipo de dois passos devido à complexidade dos mesmosThis study was developed in the Supervised Pedagogical Practice Course, an integral part of the Master's Course in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB). The main purpose of this investigation was to understand the sequence of activities developed by 3rd year students when faced with mathematical problems. Taking into account the objectives of this research, the following research questions were formulated: What strategies did students use in problem solving? What are their difficulties in solving problems? In order to answer these questions, the methodology of support research followed a qualitative approach with research - action characteristics. Through the analysis of the collected data, through the implementation of problems that involved fractional numbers, perimeter, areas, among other contents, it was possible to identify that the students applied the expected strategies. Students used mostly operations (addition / division / multiplication / subtraction), following the diagram and sporadically resorted to tables. The main difficulties of the students were essentially the understanding and interpretation of the problem, the discovery of the content and the difficulty in a step of the procedure. It has been found that students experience more difficulties in two-step type problems because of their complexity2019-05-06T08:24:17Z2018-07-27T00:00:00Z2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25914porAlmeida, Sónia Raquel Soares deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:13Zoai:ria.ua.pt:10773/25914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:03.155299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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