O programa mais educação numa escola fundamental em Caruaru-PE : perspectiva de alunos e profissionais envolvidos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6150 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira o Programa Mais Educação (PME), iniciativa do governo federal, vem sendo desenvolvido no município de Caruaru/PE, de modo a cumprir seus objetivos de uma formação cidadã, entendida como formação integral. Nesse sentido, procuramos investigar qual o significado global que os participantes atribuem ao programa e como as atividades desenvolvidas nas escolas da rede pública de ensino daquele município vêm contribuindo na escolarização e socialização dos alunos assistidos pelo PME. A pesquisa teve uma natureza qualitativa e quantitativa, tendo nela participado 122 alunos, 04 professores e a equipe de coordenação do PME da cidade de Caruaru/PE. Como técnicas de recolha da informação usamos o questionário (alunos) e entrevistas (profissionais), tendo os dados sido objeto de análise de conteúdo e análise estatística. Em linhas gerais pudemos concluir que o PME, da forma como está sendo desenvolvido numa escola na cidade de Caruaru/PE, tem produzido benefícios para toda a comunidade escolar que tem sido alcançada por este programa, uma vez que os participantes mostraram ter entendimento sobre as metas do PME, contribuindo assim na execução das atividades pautada numa formação cidadã dos alunos participantes. |
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O programa mais educação numa escola fundamental em Caruaru-PE : perspectiva de alunos e profissionais envolvidosMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPOLÍTICA PÚBLICAPOLÍTICA EDUCATIVABRASILEDUCATIONPUBLIC POLICYEDUCATIONAL POLICYBRAZILEsta pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira o Programa Mais Educação (PME), iniciativa do governo federal, vem sendo desenvolvido no município de Caruaru/PE, de modo a cumprir seus objetivos de uma formação cidadã, entendida como formação integral. Nesse sentido, procuramos investigar qual o significado global que os participantes atribuem ao programa e como as atividades desenvolvidas nas escolas da rede pública de ensino daquele município vêm contribuindo na escolarização e socialização dos alunos assistidos pelo PME. A pesquisa teve uma natureza qualitativa e quantitativa, tendo nela participado 122 alunos, 04 professores e a equipe de coordenação do PME da cidade de Caruaru/PE. Como técnicas de recolha da informação usamos o questionário (alunos) e entrevistas (profissionais), tendo os dados sido objeto de análise de conteúdo e análise estatística. Em linhas gerais pudemos concluir que o PME, da forma como está sendo desenvolvido numa escola na cidade de Caruaru/PE, tem produzido benefícios para toda a comunidade escolar que tem sido alcançada por este programa, uma vez que os participantes mostraram ter entendimento sobre as metas do PME, contribuindo assim na execução das atividades pautada numa formação cidadã dos alunos participantes.This research aimed to analyze how the More Education Program (SMEs), an initiative of the federal government, is being developed in the city of Caruaru / PE, in order to meet their goals of civic education, understood as full training. In this sense, we investigate what the overall meaning that participants attach to the program and how the activities in the schools of public schools in that county are contributing in education and socialization of students assisted by SMEs. The research was a qualitative and quantitative nature and was attended by 122 students, 04 teachers and coordination team of SMEs in the city of Caruaru / PE. As information gathering techniques we use the questionnaire (students) and interviews (professionals) and the data been the object of analysis of content and statistical analysis. In general we can conclude that the SMEs, the way is being developed at a school in the city of Caruaru / PE, has produced benefits for the whole school community that has been achieved by this program, since participants have shown understanding of the goals of SMEs, thus contributing to the implementation of activities guided a civic education of participating students2015-03-13T15:51:22Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6150TID:201252791porSales, Maria Selma deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:14.625797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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